Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Educação Financeira
No nosso dia a dia, estamos sempre lidando com situações que envolvem dinheiro, como comprar algo, receber troco, escolher pagar à vista ou a prazo, e até decidir se vale a pena aproveitar um desconto. Aprender a resolver e elaborar problemas com essas situações ajuda a entender melhor como o dinheiro funciona e como fazer boas escolhas.
Quando compramos um produto e pagamos com uma quantia maior, o troco é o valor que recebemos de volta. Por exemplo: se um lanche custa R$ 12 e você paga com R$ 20, o troco será de R$ 8. Saber calcular o troco é importante para conferir se o valor está certo e evitar enganos.
Às vezes, o produto pode ser pago em parcelas, ou seja, o valor é dividido em partes menores, pagas ao longo do tempo. Quando compramos a prazo, é comum que o valor total fique um pouco maior por causa do acréscimo, que representa uma espécie de “juros” — um valor a mais por pagar depois.
O desconto acontece quando o preço é reduzido, normalmente para quem paga à vista. Isso mostra que é vantajoso se planejar e economizar para pagar de uma vez, sempre que possível.
Mas, além de saber calcular, também é importante pensar no consumo consciente e responsável. Isso quer dizer refletir antes de comprar: será que eu realmente preciso disso? Será que estou gastando com o que é importante? Consumir de forma ética é respeitar o trabalho das pessoas que produzem, cuidar do meio ambiente e evitar o desperdício.
Ser um consumidor consciente é usar a matemática para tomar boas decisões — e também para agir com responsabilidade no uso do dinheiro.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Se um brinquedo custa R$ 50 e você paga com uma nota de R$ 100, o troco será

(A) R$ 40.
(B) R$ 45.
(C) R$ 50.
(D) R$ 60.
QUESTÃO 2
Um tênis custa R$ 150 à vista ou 3 parcelas de R$ 55. Se a pessoa escolher parcelar, ela vai

(A) pagar o mesmo valor.
(B) pagar menos.
(C) pagar mais.
(D) ganhar desconto.
QUESTÃO 3
O que significa consumir de forma ética e responsável?
QUESTÃO 4
Um livro custa R$ 80, mas o vendedor oferece R$ 10 de desconto para quem paga à vista. Qual é o valor final e por que essa opção pode ser melhor?
QUESTÃO 5
Uma bicicleta custa R$ 600 à vista ou 4 parcelas de R$ 170. Quanto será pago no total se for parcelada? O que isso mostra sobre comprar a prazo?
QUESTÃO 6
Mariana foi à lanchonete e comprou um suco por R$ 7 e um salgado por R$ 9. Ela pagou com uma nota de R$ 20.
Qual foi o valor total da compra? Quanto ela recebeu de troco?
QUESTÃO 7
Um jogo de tabuleiro custa R$ 90 à vista ou em 3 parcelas de R$ 35. Quanto a pessoa pagará no total se escolher parcelar?
O que você percebe sobre o valor total parcelado em relação ao valor à vista?
QUESTÃO 8
Pedro quer comprar uma mochila que custa R$ 120, mas a loja oferece R$ 20 de desconto para quem paga à vista. Qual será o preço da mochila com o desconto?
Por que pagar à vista pode ser uma boa escolha nesse caso? Você acha que Pedro está fazendo uma compra necessária ou por impulso? Explique sua resposta.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges | 
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. | 
| Componente Curricular: | Matemática | 
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro: Sistema monetário brasileiro Tópicos de Educação Financeira: consumo ético, consciente e responsável | 
| Descritor(es) SAEB: | — | 
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. | 
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 21, out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 21, out. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. | 

