Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Divisão com resto zero e partes iguais
Quando dividimos um número natural por 2, 3, 4, 5 ou 10 e o resultado é exato, sem sobra, dizemos que essa divisão tem resto zero. Isso significa que o número inicial pode ser repartido igualmente em partes do mesmo tamanho. A cada divisor damos um nome especial, que ajuda a compreender a ideia de fração e de partes equivalentes.
Quando dividimos por 2, estamos encontrando a metade de um número. Por exemplo: 8 ÷ 2 = 4. Isso quer dizer que 4 é a metade de 8.
Quando dividimos por 3, encontramos a terça parte. No exemplo: 12 ÷ 3 = 4, podemos escrever 12/3 = 4. Assim, entendemos que 4 é a terça parte de 12.
Dividir por 4 significa encontrar a quarta parte. Exemplo: 20 ÷ 4 = 5, então 5 é a quarta parte de 20.
Quando dividimos por 5, encontramos a quinta parte. Por exemplo: 25 ÷ 5 = 5.
E dividir por 10 indica descobrir a décima parte. Exemplo: 50 ÷ 10 = 5, então 5 é a décima parte de 50.
Perceba que sempre que o número é repartido em partes iguais e nada sobra, a divisão tem resto zero. Essa ideia é muito importante para compreender frações, medidas e repartições na vida real, como dividir chocolates, folhas de papel ou até grupos de alunos para atividades. Compreender essas relações ajuda você a pensar de forma lógica e a perceber que a matemática está presente em todas as situações do nosso dia a dia.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A metade de 18 é
(A) 6.
(B) 8.
(C) 9.
(D) 12.
QUESTÃO 2
30 ÷ 5 representa
(A) terça parte de 30.
(B) quarta parte de 30.
(C) quinta parte de 30.
(D) décima parte de 30.
QUESTÃO 3
Desenhe uma situação do cotidiano em que seja necessário dividir algo em partes iguais. Pode ser um bolo sendo cortado, crianças compartilhando lápis de cor, alguém repartindo frutas ou qualquer outra cena que mostre uma divisão justa. Depois, escreva uma frase explicando quantas partes foram feitas e o que cada pessoa recebeu.
QUESTÃO 4
Na festa da escola, a professora trouxe 40 balas para dividir igualmente entre algumas crianças. Primeiro, ela decidiu separar as balas em 4 partes iguais para montar kits de lembrancinha. Depois, ao ver que vieram mais alunos, ela resolveu repartir cada uma dessas partes novamente em 2 partes iguais.
Perguntas:
Quantas balas havia em cada uma das 4 partes iguais inicialmente?
Depois de dividir cada parte ao meio, quantas balas ficou em cada nova parte?
A nova quantidade corresponde a qual parte de 40 (metade, terça, quarta, quinta ou décima parte)?
QUESTÃO 5
Observe o número 60. Qual das alternativas abaixo mostra corretamente a parte indicada?
a) Metade de 60 é:
( ) 20 ( ) 30 ( ) 15
b) Terça parte de 60 é:
( ) 10 ( ) 20 ( ) 30
c) Quarta parte de 60 é:
( ) 15 ( ) 10 ( ) 5
d) Quinta parte de 60 é:
( ) 12 ( ) 20 ( ) 30
e) Décima parte de 60 é:
( ) 6 ( ) 10 ( ) 12
QUESTÃO 6
Desenhe, para cada situação, um retângulo, círculo ou quadrado e divida-o em 10 partes iguais.
Depois, pinte: Metade das partes, a terça parte, a quarta parte, a quinta parte, e
a décima parte.
Use cores diferentes para cada fração e, ao lado do desenho, escreva quantas partes correspondem a cada uma delas.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte, oitava parte, décima parte dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (F03MA09-A) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Exemplo: 12 : 3 = 4 pode ser escrito como 12/3 = 4, indicando que 4 é a terça parte de 12. |
| Referências: | BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 10, dez. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, dez. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 10, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 10, dez. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
