Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Divisão com até dois algarismos: repartir e medir
A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Matemática e tem papel essencial no dia a dia. Quando falamos em dividir, podemos pensar em repartição equitativa ou em medida. Na repartição equitativa, queremos distribuir algo em partes iguais. Já no significado de medida, queremos saber quantas vezes um número cabe dentro de outro. Essas ideias aparecem em diversas situações reais e ajudam a entender melhor o mundo.
Por exemplo, imagine uma festa de aniversário com 48 bombons para serem divididas entre 12 crianças. Aqui temos uma repartição: cada criança receberá a mesma quantidade de bombons. Já em outra situação, se temos 90 metros de corda e cortamos pedaços de 10 metros, estamos usando a divisão no sentido de medida: queremos saber quantos pedaços de 10 metros cabem em 90 metros de corda.
Observe os cálculos dessas situações com a conta armada da divisão:
1ª situação

Resposta: se dividirmos 48 bombons entre 12 crianças, cada criança receberá 4 bombons.
2ª situação
A resposta é: 90 ÷ 10 = 9, porque 9 x 10 = 90; Portanto, cabem 9 pedaços de 10 metros dentro dos 90 metros de corda.
Criançada, é importante vocês aprenderem a resolver problemas de divisão cujo divisor tenha até dois algarismos, ou seja, até 99. Isso significa que vocês serão capazes de lidar com divisões como 84 ÷ 7 ou 96 ÷ 12, compreendendo os significados, escolhendo estratégias e verificando a resposta. Para isso, utilizem diferentes caminhos: o cálculo mental, quando o número é simples; a estimativa, quando se busca aproximar o resultado antes de calcular; e o algoritmo, que é a conta armada tradicional.
É importante entender que nem sempre a divisão terá resultado exato. Em alguns casos, haverá sobra ou resto. Por exemplo, se 50 balas forem divididas entre 6 crianças, cada uma receberá 8 balas e sobrarão 2. Esse raciocínio ajuda a interpretar melhor a realidade, já que muitas vezes lidamos com números que não se dividem de forma perfeita.

Aprender divisão é mais do que memorizar regras. É um exercício de raciocínio lógico, de organização do pensamento e de compreensão de situações práticas. Saber dividir permite planejar compras, organizar grupos, repartir materiais e até jogar jogos que exigem contagem. Por isso, é essencial treinar bastante com problemas variados, tanto sérios quanto divertidos, que envolvam contextos próximos da vida do aluno.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Vídeo em produção.
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A divisão é usada no sentido de repartição equitativa ao
(A) cortar uma corda de 80 metros em pedaços de 10 metros.
(B) distribuir 72 figurinhas igualmente entre 9 amigos.
(C) medir quantas vezes o número 12 cabe dentro de 96.
(D) descobrir quantos litros de água cabem em uma caixa de 50 litros.
QUESTÃO 2
A divisão é usada em diferentes situações do dia a dia e pode ser compreendida pelos significados de repartição equitativa e de medida. No caso da repartição equitativa, queremos distribuir algo em partes iguais. Já no significado de medida, queremos saber quantas vezes um número cabe dentro de outro. A estratégia mais adequada para resolver uma divisão em que o divisor tem até dois algarismos é
(A) apenas decorar a tabuada sem refletir sobre o problema.
(B) usar cálculo mental, estimativa ou o algoritmo da divisão.
(C) sempre multiplicar os números e depois subtrair.
(D) dividir apenas quando o resultado for um número exato.
QUESTÃO 3
Em uma pizzaria, 90 azeitonas foram colocadas sobre 10 pizzas gigantes. Mas o garçom distraído resolveu dividir igualmente entre as fatias. Cada pizza tem 9 fatias. Quantas azeitonas cada fatia recebeu?

QUESTÃO 4
Na casa de Marcos, ele e seus 34 primos encontraram 70 blocos de montar. Se todos dividirem os blocos igualmente, quantos blocos cada um vai ganhar?
QUESTÃO 5
Sofia tem 90 metros de fita colorida e quer cortar pedaços de 10 metros para fazer pulseiras para ela e os amigos. Quantos pedaços de 10 metros ela conseguirá cortar?

QUESTÃO 6
Resolva usando a conta armada:
A) 120 ÷ 10 =
B) 144 ÷ 12 =
C) 130 ÷ 13 =
D) 100 ÷ 10 =
E) 150 ÷ 15 =

Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: -MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA07-B) Analisar e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 17, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 17, set. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 1º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |