You are currently viewing Matemática – Dividir é repartir e medir

Matemática – Dividir é repartir e medir

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Dividir é repartir e medir

Dividir é uma ação que usamos todos os dias. Quando repartimos igualmente entre amigos, quando organizamos times de futebol ou quando vemos quantos grupos cabem dentro de uma quantidade, estamos fazendo divisão.

A divisão pode ser entendida de duas formas principais: repartição equitativa e medida.

Na repartição equitativa, pegamos uma quantidade e a distribuímos em partes iguais. Por exemplo: se temos 16 balas e queremos dividir entre 4 crianças, cada criança vai receber 4. Todos ficam com a mesma quantidade. Por ser uma divisão exata, não há resto.

Na medida, a ideia é descobrir quantos grupos cabem dentro de um número. Por exemplo: se temos 18 tampinhas e queremos fazer grupos de 5, conseguimos formar 3 grupos e ainda sobram 3 tampinhas. Nesse caso é uma divisão não exata porque há resto.

Na divisão, precisamos conhecer alguns nomes importantes:

Dividendo: é o número que vai ser dividido.

Divisor: é a quantidade em cada grupo.

Quociente: é o número de grupos formados.

Resto: é o que sobra depois de dividir.

Para aprender divisão, podemos usar recursos pessoais, como palitos, tampinhas, pedrinhas ou até lápis de cor. Isso ajuda a enxergar a conta acontecendo de verdade.

Por exemplo:

12 ÷ 3 = 4 → Dividendo: 12 | Divisor: 3 | Quociente: 4 | Resto: 0.

13 ÷ 3 = 4, sobra 1 → Dividendo: 13 | Divisor: 3 | Quociente: 4 | Resto: 1.

A divisão é muito importante porque nos ajuda a resolver problemas da vida real, a organizar melhor as coisas e a pensar de forma lógica. Quando entendemos divisão, conseguimos usar o raciocínio multiplicativo e avançar em outras áreas da matemática.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Divisão é repartir e medir – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/PqajjemnNCY>. Acesso em: 11, set. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Na divisão, o dividendo é

(A) o número que sobra no final.

(B) o número que será dividido.

(C) o número de grupos formados.

(D) o número que cabe em cada grupo.

QUESTÃO 2

Quando fazemos uma divisão, o quociente mostra

(A) o número que sobra.

(B) o número de grupos formados.

(C) o número que será dividido.

(D) a quantidade que vai em cada grupo.

QUESTÃO 3

Desenhe 12 bolinhas e divida em 3 grupos iguais. Quantas bolinhas vão em cada grupo?

QUESTÃO 4

Desenhe 14 estrelinhas e divida em 4 grupos iguais. Quantas estrelinhas ficam em cada grupo? Sobra alguma?

QUESTÃO 5

Maria tem 20 balas e quer dividir igualmente entre seus 5 amigos. Quantas balas cada amigo vai receber? Arme a conta e resolva.

QUESTÃO 6

A professora Dani tem 17 livros para organizar em pilhas de 4. Quantas pilhas completas ele consegue fazer? Quantos livros vão sobrar? Arme a conta e resolva.

QUESTÃO 7

Elabore uma situação-problema sobre divisão e peça para seu colega responder.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Divisão de números naturais, repartição equitativa e medida.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA30-A) Explorar os conceitos de divisão, repartição equitativa e medida, utilizando agrupamentos até 10 unidades, em que o número de agrupamentos é o quociente, a quantidade em cada agrupamento é o divisor, e a quantidade não agrupada é o resto, por meio de recursos pessoais.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 09, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 09, set. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.