Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Desvendando a Multiplicação
A multiplicação é uma forma inteligente de resolver contas de maneira mais rápida. Imagine que você tem 4 cestos com 6 pães em cada um. Em vez de somar 6 + 6 + 6 + 6, você pode multiplicar: 4 × 6. Assim, a multiplicação é como uma ponte que nos ajuda a ir direto ao resultado, 24.

Existem várias maneiras de entender a multiplicação. Uma delas é a adição de parcelas iguais, como repetir o mesmo número várias vezes. Outra é a organização em retângulos, que aparece quando organizamos objetos em linhas e colunas, como as cadeiras de uma sala ou os quadradinhos de um jogo. Temos também a combinatória, usada quando queremos saber de quantas formas podemos combinar roupas, pratos de comida ou pares de tênis diferentes. Já a proporcionalidade acontece quando aumentamos ou diminuímos algo de forma justa, como dobrar a receita de um bolo. Observe os ingredientes desta receita:

Para resolver multiplicações, podemos usar estratégias diferentes: estimar o resultado aproximado, fazer cálculo mental, usar o algoritmo tradicional ou até desenhar para entender melhor. O importante é perceber que multiplicar está presente em muitas situações do dia a dia: no mercado, em jogos, nas receitas e até no tempo que levamos para completar tarefas. Multiplicar é um jeito de facilitar a vida, economizar tempo e enxergar padrões escondidos nos números.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
João organizou 4 fileiras com 6 cadeiras em cada. A expressão que representa a quantidade total de cadeiras é
(A) 6 + 6 + 6 + 6
(B) 4 × 6
(C) 24 ÷ 6
(D) 6 – 4
QUESTÃO 2
Pedro organizou 3 fileiras com 5 bolas em cada. No total ele tem
(A) 15 bolas.
(B) 8 bolas.
(C) 5 bolas.
(D) 12 bolas.
QUESTÃO 3
Márcia tem 2 blusas e 4 saias. De quantos jeitos diferentes ela pode se vestir? Desenhe para descobrir.
QUESTÃO 4
Desenhe um retângulo que mostre 4 linhas com 9 estrelas em cada. Quantas estrelas você desenhou?
QUESTÃO 5
Uma pizza tem 8 fatias. Se 3 amigos comerem uma pizza cada, quantas fatias foram comidas?
QUESTÃO 6
Na cantina da escola, cada aluno costuma comprar entre 8 e 12 balas. Se 25 alunos forem até a cantina, aproximadamente quantas balas no total eles podem comprar?
(A) Mais ou menos 100.
(B) Mais ou menos 200.
(C) Mais ou menos 300.
(D) Mais ou menos 400.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Resolução de problemas envolvendo adição e subtração |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador. (EF04MA06-B) Analisar e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos esquemas e suporte de imagem, bem como discutir as soluções. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 03, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 03, set. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |