You are currently viewing Matemática – Desvendando a Multiplicação

Matemática – Desvendando a Multiplicação

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Desvendando a Multiplicação

A multiplicação é uma forma inteligente de resolver contas de maneira mais rápida. Imagine que você tem 4 cestos com 6 pães em cada um. Em vez de somar 6 + 6 + 6 + 6, você pode multiplicar: 4 × 6. Assim, a multiplicação é como uma ponte que nos ajuda a ir direto ao resultado, 24.

Existem várias maneiras de entender a multiplicação. Uma delas é a adição de parcelas iguais, como repetir o mesmo número várias vezes. Outra é a organização em retângulos, que aparece quando organizamos objetos em linhas e colunas, como as cadeiras de uma sala ou os quadradinhos de um jogo. Temos também a combinatória, usada quando queremos saber de quantas formas podemos combinar roupas, pratos de comida ou pares de tênis diferentes. Já a proporcionalidade acontece quando aumentamos ou diminuímos algo de forma justa, como dobrar a receita de um bolo. Observe os ingredientes desta receita:

Para resolver multiplicações, podemos usar estratégias diferentes: estimar o resultado aproximado, fazer cálculo mental, usar o algoritmo tradicional ou até desenhar para entender melhor. O importante é perceber que multiplicar está presente em muitas situações do dia a dia: no mercado, em jogos, nas receitas e até no tempo que levamos para completar tarefas. Multiplicar é um jeito de facilitar a vida, economizar tempo e enxergar padrões escondidos nos números.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Desvendando a Multiplicação – 4º ano – Anos Iniciais – Canais: Estúdio Conexão Escola/Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/fGOCcM8VMoI>. Acesso em: 05, set. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

João organizou 4 fileiras com 6 cadeiras em cada. A expressão que representa a quantidade total de cadeiras é

(A) 6 + 6 + 6 + 6

(B) 4 × 6

(C) 24 ÷ 6

(D) 6 – 4

QUESTÃO 2

Pedro organizou 3 fileiras com 5 bolas em cada. No total ele tem

(A) 15 bolas.

(B) 8 bolas.

(C) 5 bolas.

(D) 12 bolas.

QUESTÃO 3

Márcia tem 2 blusas e 4 saias. De quantos jeitos diferentes ela pode se vestir? Desenhe para descobrir.

QUESTÃO 4

Desenhe um retângulo que mostre 4 linhas com 9 estrelas em cada. Quantas estrelas você desenhou?

QUESTÃO 5

Uma pizza tem 8 fatias. Se 3 amigos comerem uma pizza cada, quantas fatias foram comidas?

QUESTÃO 6

Na cantina da escola, cada aluno costuma comprar entre 8 e 12 balas. Se 25 alunos forem até a cantina, aproximadamente quantas balas no total eles podem comprar?

(A) Mais ou menos 100.

(B) Mais ou menos 200.

(C) Mais ou menos 300.

(D) Mais ou menos 400.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  

(EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador.  

(EF04MA06-B) Analisar e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos esquemas e suporte de imagem, bem como discutir as soluções.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 03, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 03, set. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.