Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Como resolver problemas matemáticos
Resolver problemas matemáticos pode ser uma tarefa desafiadora, algumas dicas que podem ajudar:
1- Leia cuidadosamente o problema e identifique as informações importantes: Certifique-se de ler atentamente o problema para entender o que está sendo perguntado. Isso ajudará a identificar as informações importantes que você usará para resolver o problema.
2- Determine a operação necessária: Determine se o problema requer uma adição, subtração, multiplicação ou divisão.
3- Desenhe um diagrama ou gráfico: Você pode utilizar desenhos, diagramas ou gráficos para visualizar melhor as informações.
4- Realize os cálculos e responda a pergunta: Após entender o problema e identificar a operação a ser feita, realize os cálculos e responda a pergunta do problema.
5- Pratique: Tente resolver diferentes tipos de problemas para que você possa se acostumar com as diferentes abordagens que podem ser necessárias.
Vamos resolver um problema matemático usando os passos acima.
Problema: Uma pizzaria vendeu 30 pizzas em um dia. Se cada pizza tem 8 fatias, quantas fatias foram vendidas no total?
Solução:
1- Leia cuidadosamente o problema e identifique as informações importantes: O problema nos informa que foram vendidas 30 pizzas e cada pizza tem 8 fatias.
2- Determine a operação necessária: Para descobrir quantas fatias foram vendidas no total, precisamos multiplicar o número de pizzas pelo número de fatias em cada pizza. Então, vamos multiplicar 30 por 8.
3- Desenhe um diagrama ou gráfico:
4- Realize os cálculos e responda a pergunta: 30 x 8 = 240. Então, a resposta para o problema é: Foram vendidas 240 fatias no total.
A resolução de problemas matemáticos é uma habilidade importante que ajuda no desenvolvimento de raciocínio lógico, pensamento crítico, aplicação de conceitos matemáticos e preparação para a vida cotidiana. Pratique!
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
O primeiro desafio será um jogo de ‘Palavras Cruzadas’. Resolva a questão que está na dica e preencha com o nome do número que você encontrou no resultado.
Horizontal
1 – Para fazer uma receita de bolo, Lúcia utilizou 5 ovos. Quantos ovos ela precisa para preparar 8 receitas.
4 – Quatro amigos foram a um restaurante e juntos gastaram R$ 76,00. Resolveram dividir o valor da conta igualmente, quanto cada um deles deve pagar?
5 – Todos os dias, Carlos dá duas voltas correndo ao redor do parque. Quantas voltas ele completa em uma semana?
Vertical
1 – A professora preparou um piquenique com seus alunos. Ela levará 45 sanduíches que serão distribuídos igualmente em 3 cestas. Quantos sanduíches foram colocados em cada cesta?
2 – Lucas tem 17 bolinhas de gude e deu 6 para Enzo. Com quantas bolinhas de gude Lucas ficou?
3 – Há 15 flores para serem colocadas em 3 vasos. Quantas flores podem ser colocadas em cada vaso?
Você pode encontrar esse jogo também no link a seguir: Jogar palavras cruzadas – Puzzel.org
Questão 2
Sudoku – é um quebra-cabeça milenar que estimula o raciocínio lógico matemático e o pensamento estratégico.
A regra: o número não pode ser repetido na mesma coluna, linha ou bloco. E os números que já vêm escritos no Sudoku não podem ser retirados.
Que tal tentar resolver um desses quebra-cabeças?
Abaixo temos um Sudoku 4×4 (ou seja, com 4 quadrados, 4 linhas e 4 colunas).
Coloque os números que faltam (do 1 ao 4).
Questão 3
Charada matemática
Andando por uma rua, um homem vê 10 árvores à sua direita. Na volta, conta 10 árvores à sua esquerda. Quantas árvores ele viu no total?
a) 10
b) 30
c) 20
d) 15
Questão 4
Uma loja de brinquedos está vendendo carrinhos por R$15,00 cada. Se uma pessoa comprar 3 carrinhos, quanto ela vai pagar no total?
a) 15
b) 45
c) 30
d) 25
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA11-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido. (EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA09-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |