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Matemática – Decifrando problemas

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://cutt.ly/HO1Q7aK acesso em 09, fev. 22.

Como resolver problemas matemáticos

Resolver problemas matemáticos pode ser uma tarefa desafiadora, algumas dicas que podem ajudar:

1- Leia cuidadosamente o problema e identifique as informações importantes: Certifique-se de ler atentamente o problema para entender o que está sendo perguntado. Isso ajudará a identificar as informações importantes que você usará para resolver o problema.

2- Determine a operação necessária: Determine se o problema requer uma adição, subtração, multiplicação ou divisão

3- Desenhe um diagrama ou gráfico: Você pode utilizar desenhos, diagramas ou gráficos para visualizar melhor as informações.

4- Realize os cálculos e responda a pergunta: Após entender o problema e identificar a operação a ser feita, realize os cálculos e responda a pergunta do problema.

5- Pratique: Tente resolver diferentes tipos de problemas para que você possa se acostumar com as diferentes abordagens que podem ser necessárias.

Vamos resolver um problema matemático usando os passos acima.

Problema: Uma pizzaria vendeu 30 pizzas em um dia. Se cada pizza tem 8 fatias, quantas fatias foram vendidas no total?

Solução:

1- Leia cuidadosamente o problema e identifique as informações importantes: O problema nos informa que foram vendidas 30 pizzas e cada pizza tem 8 fatias.

2- Determine a operação necessária: Para descobrir quantas fatias foram vendidas no total, precisamos multiplicar o número de pizzas pelo número de fatias em cada pizza. Então, vamos multiplicar 30 por 8.

3- Desenhe um diagrama ou gráfico:

Imagem criada no Canva

4- Realize os cálculos e responda a pergunta: 30 x 8 = 240. Então, a resposta para o problema é: Foram vendidas 240 fatias no total.

A resolução de problemas matemáticos é uma habilidade importante que ajuda no desenvolvimento de raciocínio lógico, pensamento crítico, aplicação de conceitos matemáticos e preparação para a vida cotidiana. Pratique!


Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 5º ano – Decifrando problemas” . Disponível em: < https://youtu.be/ZMXjn_BknGc >. Acesso em 3 mar 2022.

Questão 1

O primeiro desafio será um jogo de ‘Palavras Cruzadas’. Resolva a questão que está na dica e preencha com o nome do número que você encontrou no resultado.

Horizontal

1 – Para fazer uma receita de bolo, Lúcia utilizou 5 ovos. Quantos ovos ela precisa para preparar 8 receitas.

4 – Quatro amigos foram a um restaurante e juntos gastaram R$ 76,00. Resolveram dividir o valor da conta igualmente, quanto cada um deles deve pagar?

5 – Todos os dias, Carlos dá duas voltas correndo ao redor do parque. Quantas voltas ele completa em uma semana?

Vertical

1 – A professora preparou um piquenique com seus alunos. Ela levará 45 sanduíches que serão distribuídos igualmente em 3 cestas. Quantos sanduíches foram colocados em cada cesta?

2 – Lucas tem 17 bolinhas de gude e deu 6 para Enzo. Com quantas bolinhas de gude Lucas ficou?

3 – Há 15 flores para serem colocadas em 3 vasos. Quantas flores podem ser colocadas em cada vaso?

Você pode encontrar esse jogo também no link a seguir: Jogar palavras cruzadas – Puzzel.org

Questão 2

Sudoku – é um quebra-cabeça milenar que estimula o raciocínio lógico matemático e o pensamento estratégico.

A regra: o número não pode ser repetido na mesma coluna, linha ou bloco. E os números que já vêm escritos no Sudoku não podem ser retirados.

Que tal tentar resolver um desses quebra-cabeças?

Abaixo temos um Sudoku 4×4 (ou seja, com 4 quadrados, 4 linhas e 4 colunas).

Coloque os números que faltam (do 1 ao 4).

Questão 3

Charada matemática

Andando por uma rua, um homem vê 10 árvores à sua direita. Na volta, conta 10 árvores à sua esquerda. Quantas árvores ele viu no total?

a) 10

b) 30

c) 20

d) 15

Questão 4

Uma loja de brinquedos está vendendo carrinhos por R$15,00 cada. Se uma pessoa comprar 3 carrinhos, quanto ela vai pagar no total?

a) 15

b) 45

c) 30

d) 25


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA11-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
(EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA09-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.