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Matemática – Critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAGGctBSG84/mJPKsrVxV5nL6noDhKU8cQ/edit?utm_content=DAGGctBSG84&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 27 de maio de 2024.

Os critérios de divisibilidade são regras matemáticas que permitem determinar rapidamente se um número é divisível por outro, sem realizar a divisão completa.

Vamos explorar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.

Critério de Divisibilidade por 2

Um número é divisível por 2 se for par, ou seja, se o último algarismo do número for 0, 2, 4, 6 ou 8. Esse critério é utilizado, por exemplo, ao determinar a paridade de quantidades em grupos.

  • Exemplo 1: O número 456 termina em 6, que é um número par. Portanto, 456 é divisível por 2.
  • Exemplo 2: Em um evento, se há 128 cadeiras, podemos rapidamente verificar que é um número par e, portanto, dividindo as cadeiras em duas filas, cada fila terá 64 cadeiras.
  • Exemplo 1: O número 123. Soma dos algarismos: 1 + 2 + 3 = 6. Como 6 é divisível por 3, 123 também é divisível por 3.
  • Exemplo 2: Um professor distribuindo 36 lápis entre 3 grupos pode rapidamente confirmar que cada grupo receberá 12 lápis, pois a soma dos algarismos (3 + 6 = 9) é divisível por 3.
  • Exemplo 1: O número 7324. Os dois últimos algarismos formam 24, que é divisível por 4. Portanto, 7324 é divisível por 4.
  • Exemplo 2: Ao contar 1248 folhas de papel para pacotes de 4, verificamos que o número termina em 48, confirmando que 1248 é divisível por 4, facilitando a divisão em pacotes.
  • Exemplo 1: O número 785 termina em 5, então é divisível por 5.
  • Exemplo 2: Um comerciante que possui 150 maçãs pode rapidamente dividir as maçãs em grupos de 5, pois o número termina em 0.
  • Exemplo 1: O número 246. É par (termina em 6) e a soma dos algarismos (2 + 4 + 6 = 12) é divisível por 3. Portanto, 246 é divisível por 6.
  • Exemplo 2: Ao organizar 180 cadeiras em 6 filas, confirmamos que 180 é divisível por 6, pois é par e a soma dos algarismos (1 + 8 + 0 = 9) é divisível por 3.
  • Exemplo 1: O número 5.368. Os três últimos algarismos formam 368, que é divisível por 8. Portanto, 5.368 é divisível por 8.
  • Exemplo 2: Na fabricação de pacotes de 8 unidades a partir de 1.024 itens, confirmamos que 1.024 é divisível por 8, pois os três últimos algarismos formam 024, que é divisível por 8.
  • Exemplo 1: O número 5.346. Soma dos algarismos: 5 + 3 + 4 + 6 = 18. Como 18 é divisível por 9, 5.346 também é divisível por 9.
  • Exemplo 2: Para dividir 891 bolinhas de gude entre 9 crianças, verificamos que a soma dos algarismos (8 + 9 + 1 = 18) é divisível por 9, facilitando a distribuição.

Agora que você , que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?


QUESTÃO 1

Um caixa de supermercado tem que agrupar pacotes de 12 ovos cada, sendo que recebeu uma entrega de 864 ovos. Para confirmar que pode fazer isso sem sobras, verifica-se a divisibilidade de 864 por 12. A análise correta dessa divisibilidade é

(A) o número é divisível por 2 e por 6
(B) o número é divisível por 3 e por 4
(C) o número é divisível por 4 e por 5
(D) o número é divisível por 5 e por 9

QUESTÃO 2

No estoque de uma loja de brinquedos há 432 bolas que precisam ser empacotadas em sacos com 9 bolas cada. Para verificar a divisibilidade de 432 por 9, deve-se

(A) checar se o último algarismo é 0 (zero) ou 9.
(B) checar se a soma dos algarismos é divisível por 9.
(C) checar se os dois últimos algarismos são divisíveis por 9.
(D) checar se a soma dos algarismos é divisível por 3.

QUESTÃO 3

Um agricultor deseja distribuir 1.536 maçãs igualmente em caixas, cada uma com capacidade para 8 maçãs. Para garantir se isso é possível, verifique a divisibilidade de 1.536 por 8.

QUESTÃO 4

Uma escola possui 528 livros para distribuir igualmente entre 4 estantes. Para confirmar se 528 pode ser dividido sem sobras, verifique se 528 é divisível por 4.


Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA05-C) Estabelecer, por meio de investigações, os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100, 1.000, 10.000 e 100.000.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.