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Matemática – Critérios de divisibilidade por 10, 100, 1000, 10000

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAGIyaZWjIs/Y71yoYAd1yW6dOKSKAL9eQ/edit?utm_content=DAGIyaZWjIs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 30 de abril de 2024.


QUESTÃO 1

Um comerciante tem 500.000 unidades de um produto e quer organizá-las em pacotes de 100.000. Ele verifica se a quantidade total é divisível por 100.000. Ele conclui que

(A) 500.000 não é divisível por 100.000 porque termina em 000.

(B) 500.000 é divisível por 100.000 porque termina em 00000.

(C) 500.000 é divisível por 100.000 porque é um múltiplo de 50.

(D) 500.000 não é divisível por 100.000 porque a soma dos dígitos é 5.

QUESTÃO 2

Uma fábrica produz garrafas em lotes de 100 unidades. O operador verifica o lote atual de 23.400 garrafas para saber se é divisível por 100. Ele conclui que

(A) 23.400 é divisível por 100 porque a soma dos dígitos é 9.

(B) 23.400 não é divisível por 100 porque não termina em 00.

(C) 23.400 é divisível por 100 porque termina em 00.

(D) 23.400 não é divisível por 100 porque termina em 40.

QUESTÃO 3

Uma empresa imprime 1.000 panfletos por vez. O gerente observa que a quantidade atual de panfletos é 8.000 e verifica se é divisível por 1.000. O que ele pode concluir?

QUESTÃO 4

Um agricultor quer embalar laranjas em caixas, sendo que cada caixa deve conter exatamente 10 laranjas. Ele possui 345 laranjas. O agricultor verifica se a quantidade total de laranjas é divisível por 10. O que ele pode concluir? Justifique sua resposta.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades: (EF06MA05-C) Estabelecer, por meio de investigações, os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100, 1.000, 10.000 e 100.000.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.