ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Corpos redondos e não redondos
Os corpos redondos são aqueles que apresentam curvas suaves e contínuas, sem arestas e cantos. Alguns exemplos de corpos redondos incluem a esfera, o cilindro, e o cone.

Já os corpos não redondos apresentam formas irregulares, com arestas e cantos. Alguns exemplos de corpos não redondos incluem o cubo, o prisma e a pirâmide.

Importante: a distinção entre corpos redondos e não redondos é feita com base nas características das superfícies desses sólidos, e não necessariamente na forma externa que eles apresentam.
QUESTÃO 1
Explique, com suas palavras, a definição de corpo redondo.
QUESTÃO 2
Veja a seguinte imagem:

Qual corpo redondo esse ‘toco de árvore’ lembra?
a) cilindro
b) cone
c) esfera
d) cubo
QUESTÃO 3
Observe a imagem:

Quais tipos de corpos, redondos e não redondos, você identifica na imagem?
QUESTÃO 4
Jorge ganhou esse aquário:

Ele quer contar aos amigos que o aquário lembra um corpo não redondo. Qual corpo é esse?
a) cilindro
b) cubo
c) prisma
d) pirâmide
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF03MA13-A) Associar verbalmente ou por escrito figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, a objetos do mundo físico das artes visuais em objetos e suas representações geométricas, e identificar as características faces, vértices e aresta, quando existirem. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |