Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Contas iguais com jeitos diferentes
Você sabia que podemos escrever diferentes contas de adição ou subtração que têm o mesmo resultado? Isso acontece por causa de uma ideia muito importante na matemática: a igualdade.
A igualdade mostra que duas sentenças podem ter o mesmo valor. Por exemplo:
Se eu digo que 2 + 3 = 5, eu também posso dizer que 5 = 2 + 3. Essas duas sentenças querem dizer a mesma coisa.
Veja outro exemplo: 20 – 10 = 10 e 30 – 20 = 10. São contas diferentes, mas que chegam ao mesmo resultado. Isso também é igualdade.
Entender isso nos ajuda a montar estratégias diferentes para resolver problemas. Vamos ver um exemplo do dia a dia: Imagine que você tem R$18 e gasta R$9 com um lanche. Você fica com R$9. Agora, se você tivesse R$19 e gastasse R$10, também ficaria com R$9. Viu só? 18 – 9 = 19 – 10 = 9.
Usar essa ideia é muito útil, pois às vezes é mais fácil fazer uma conta trocando os números, desde que o resultado continue o mesmo. Isso ajuda muito no cálculo mental, ou seja, fazer a conta na cabeça!
Também usamos isso para resolver problemas do cotidiano, como:
Quanto troco eu recebo ao pagar com uma nota de R$50?
Quantos brinquedos tenho se juntar os que estão no quarto com os que estão na sala? Com a prática, você vai se tornando um verdadeiro detetive dos números!
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Se 15 – 5 = 10, então outra subtração com o mesmo resultado é
A) 12 – 1.
B) 13 – 4.
C) 20 – 10.
D) 18 – 7.
QUESTÃO 2
João tem 24 figurinhas. Ele deu 6 para seu primo. Quantas figurinhas João ficou? E se ele tivesse 25 figurinhas e desse 7, qual seria o resultado? Compare.
QUESTÃO 3
Marina comprou uma blusa por R$35. Ela pagou com uma nota de R$50. Quanto recebeu de troco? Se tivesse pago com R$30, quanto faltaria?
QUESTÃO 4
Qual número falta?
a) ____ + 6 = 14.
b) 7 + ____ = 14.
b) 8 + ____ = 14.
d) 9 + ____ = 14.
e) ____ + 14 = 14.
QUESTÃO 5
Escreva duas subtrações diferentes que tenham o mesmo resultado. Explique com suas palavras por que essas contas são iguais.
QUESTÃO 6
Ana tinha 30 lápis. Ela perdeu 12. Em outro dia, ela tinha 28 lápis e perdeu 10. Quantos lápis restaram em cada situação? Esses resultados são iguais? Por quê?
QUESTÃO 7
Qual das alternativas mostra uma igualdade correta entre soma e subtração?

a) 14 – 4 = 10 + 2
b) 5 + 6 = 12 – 2
c) 8 + 7 = 15
d) 20 – 10 = 5 + 6
QUESTÃO 8
Dani pensou em um número. Ela somou 4 e depois subtraiu 2. O resultado foi 10. Circule o número que Dani pensou.
6 7 8 9

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; -Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Relação de igualdade em sentenças de adição e subtração; Adição e subtração de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença |
Descritor(es) SAEB: | D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 – 20, são subtrações diferentes com resultados iguais. (EF03MA11-B) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 18 – 9 = 19 – 10 = 9. (EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, abr. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |