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Matemática – Contas iguais com jeitos diferentes

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Produzida no Canva (2025).

Contas iguais com jeitos diferentes

Você sabia que podemos escrever diferentes contas de adição ou subtração que têm o mesmo resultado? Isso acontece por causa de uma ideia muito importante na matemática: a igualdade.

A igualdade mostra que duas sentenças podem ter o mesmo valor. Por exemplo:

Se eu digo que 2 + 3 = 5, eu também posso dizer que 5 = 2 + 3. Essas duas sentenças querem dizer a mesma coisa.

Veja outro exemplo: 20 – 10 = 10 e 30 – 20 = 10. São contas diferentes, mas que chegam ao mesmo resultado. Isso também é igualdade.

Entender isso nos ajuda a montar estratégias diferentes para resolver problemas. Vamos ver um exemplo do dia a dia: Imagine que você tem R$18 e gasta R$9 com um lanche. Você fica com R$9. Agora, se você tivesse R$19 e gastasse R$10, também ficaria com R$9. Viu só? 18 – 9 = 19 – 10 = 9.

Usar essa ideia é muito útil, pois às vezes é mais fácil fazer uma conta trocando os números, desde que o resultado continue o mesmo. Isso ajuda muito no cálculo mental, ou seja, fazer a conta na cabeça!

Também usamos isso para resolver problemas do cotidiano, como:

Quanto troco eu recebo ao pagar com uma nota de R$50?

Quantos brinquedos tenho se juntar os que estão no quarto com os que estão na sala? Com a prática, você vai se tornando um verdadeiro detetive dos números!

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Se 15 – 5 = 10, então outra subtração com o mesmo resultado é

A) 12 – 1.

B) 13 – 4.

C) 20 – 10.

D) 18 – 7.

QUESTÃO 2

João tem 24 figurinhas. Ele deu 6 para seu primo. Quantas figurinhas João ficou? E se ele tivesse 25 figurinhas e desse 7, qual seria o resultado? Compare.

QUESTÃO 3

Marina comprou uma blusa por R$35. Ela pagou com uma nota de R$50. Quanto recebeu de troco? Se tivesse pago com R$30, quanto faltaria?

QUESTÃO 4

Qual número falta?

a) ____ + 6 = 14.

b) 7 + ____ = 14.

b) 8 + ____ = 14.

d) 9 + ____ = 14.

e) ____ + 14 = 14.

QUESTÃO 5

Escreva duas subtrações diferentes que tenham o mesmo resultado. Explique com suas palavras por que essas contas são iguais.

QUESTÃO 6

Ana tinha 30 lápis. Ela perdeu 12. Em outro dia, ela tinha 28 lápis e perdeu 10. Quantos lápis restaram em cada situação? Esses resultados são iguais? Por quê?

QUESTÃO 7

Qual das alternativas mostra uma igualdade correta entre soma e subtração?

a) 14 – 4 = 10 + 2

b) 5 + 6 = 12 – 2

c) 8 + 7 = 15

d) 20 – 10 = 5 + 6

QUESTÃO 8

Dani pensou em um número. Ela somou 4 e depois subtraiu 2. O resultado foi 10. Circule o número que Dani pensou.

                      6                      7                           8                       9


ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Contas iguais com jeitos diferentes – 3º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/Hn1dwwbdloE>. Acesso em: 25, abr. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
-Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Relação de igualdade em sentenças de adição e subtração; Adição e subtração de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença
Descritor(es) SAEB:D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.  
D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 – 20, são subtrações diferentes com resultados iguais.

(EF03MA11-B) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 18 – 9 = 19 – 10 = 9.   (EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, abr. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.   GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais.

Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.    
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)