You are currently viewing Matemática – Contando e combinando

Matemática – Contando e combinando

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Contando e combinando

Quando falamos sobre combinar elementos de uma coleção, estamos aprendendo a descobrir todas as maneiras possíveis de juntar coisas diferentes. Por exemplo, imagine que você tem duas camisetas, uma azul e uma vermelha, e dois pares de calças, uma preta e uma branca. Você pode combiná-las de diferentes formas: camiseta azul com calça preta, camiseta azul com bermuda, camiseta vermelha com calça preta e camiseta vermelha com bermuda. Ao fazer isso, conseguimos contar quantas combinações são possíveis.

Para nos organizar, podemos usar estratégias diferentes. Algumas crianças gostam de desenhar cada combinação, outras preferem usar tabelas, gráficos ou até fazer uma lista com números. Todas essas formas ajudam a visualizar melhor os agrupamentos e a perceber que, mesmo que tenhamos muitas peças ou elementos, é possível descobrir todas as combinações sem esquecer nenhuma.

Podemos usar imagens ou objetos para ajudar na contagem. Por exemplo, se temos três tipos de frutas (maçã, banana e uva) e duas opções de suco (laranja e morango), podemos criar desenhos, diagramas ou uma tabela para descobrir todas as possibilidades: maçã com suco de laranja, maçã com suco de morango, banana com suco de laranja, banana com suco de morango, uva com suco de laranja e uva com suco de morango. Assim, percebemos que há seis combinações possíveis.

Além disso, quando usamos tabelas ou gráficos, conseguimos registrar os resultados de forma organizada, e isso facilita a interpretação das informações. Podemos até criar árvores de possibilidades, desenhando ramos para cada escolha e vendo todas as opções de forma clara. Essa prática ajuda a resolver problemas do dia a dia, como escolher roupas, lanches ou organizar brincadeiras.

Aprender a combinar elementos e contar as possibilidades é como brincar de detetive da matemática: descobrimos todos os caminhos possíveis e usamos estratégias pessoais, seja desenhando, criando tabelas ou usando objetos. Com isso, nos tornamos mais confiantes para resolver desafios de contagem e perceber padrões no mundo ao nosso redor.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Contando e combinando – 4º ano – Anos Iniciais – Canais: Estúdio Conexão Escola/Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/PT600y2l7BU>. Acesso em: 26, set. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Se temos 2 camisetas (azul e vermelha) e 3 calças (preta, branca e jeans), teremos

(A) 5 combinações.

(B) 6 combinações.

(C) 4 combinações.

(D) 3 combinações.

QUESTÃO 2

Para organizar todas as combinações possíveis entre frutas e sucos, podemos usar

(A) apenas a memória.

(B) desenhos, tabelas ou gráficos.

(C) ignorar algumas opções.

(D) apenas contar de cabeça.

QUESTÃO 3

Você tem 3 chapéus (vermelho, azul e verde) e 2 pares de sapatos (preto e branco). Quantos conjuntos diferentes você pode formar? Mostre através de ilustração como fez sua contagem.

QUESTÃO 4

Na sua mochila, há 2 cadernos (um grande e um pequeno) e 3 canetas (vermelha, azul e preta). Quantos agrupamentos possíveis você consegue formar usando um caderno e uma caneta?


QUESTÃO 5

Maria tem duas camisetas (uma azul e uma vermelha) e duas calças (uma preta e uma rosa). Ela quer saber todas as combinações possíveis de roupas que pode vestir.

Complete a tabela abaixo preenchendo todas as combinações de camiseta e calça:

QUESTÃO 6

João quer montar lanches diferentes usando pães, recheios e coberturas. Ele tem:


2 tipos de pão: francês e integral

3 tipos de recheio: queijo, presunto e ovo

2 tipos de cobertura: ketchup e maionese

Quantos lanches diferentes João pode montar? Sublinhe a alternativa correta:

a) Somente combinando os pães com os recheios: 2 × 3 = 6 lanches

b) Somando as coberturas aos pães e recheios: 2 × 3 × 2 = 12 lanches

c) Se João usar apenas 1 tipo de recheio e qualquer pão: 2 × 1 × 2 = 4 lanches


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas de contagem: Combinatória; Diagrama, tabela, árvore de possibilidades ou escrita multiplicativa
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO):

(EF04MA08-A) Identificar possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-los usando estratégias pessoais.

(EF04MA08-B) Ler, interpretar e resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais, usando tabelas e gráficos, se possível.

(EF04MA08-C) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais como desenho, diagrama, tabela, árvore de possibilidades ou escrita multiplicativa.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 26, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 26, set. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.