Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Compreendendo relações entre tempo e frações
Aprender a medir o tempo é como descobrir uma nova forma de organizar o nosso dia! Quando olhamos para o relógio, vemos números e ponteiros, mas por trás deles existem relações muito importantes que podemos entender com facilidade. Uma hora, por exemplo, é formada por 60 minutos. Se dividirmos essa hora em partes iguais, criamos frações! Assim, podemos dizer que 30 minutos é metade de uma hora (1/2), pois 30 é a metade de 60. Já 20 minutos correspondem a um terço de uma hora (1/3), porque se dividirmos 60 por 3, teremos 20. E 15 minutos são um quarto de uma hora (1/4), já que 60 dividido por 4 é igual a 15. Viu como as frações também fazem parte do nosso dia a dia?
30 minutos é metade de uma hora (1/2)

20 minutos correspondem a um terço de uma hora (1/3)

15 minutos são um quarto de uma hora (1/4)

Outra forma divertida de entender o tempo é construindo um relógio analógico. Com papel, cola e um prendedor para fazer os ponteiros girarem, podemos montar nosso próprio relógio e marcar horários importantes: a hora do recreio, o início da aula de Português ou o momento de arrumar a mochila para ir embora. Isso ajuda a organizar a rotina e entender a passagem do tempo com mais clareza.
Além das horas e minutos, também usamos os segundos. Cada 1 minuto tem 60 segundos, e um dia completo tem 24 horas! Podemos até fazer desafios: “Quanto tempo levo para escrever meu nome?” ou “Quantos pulos consigo dar em 15 segundos?”. Assim, descobrimos o tempo de um jeito divertido e sem perceber estamos aprendendo! Ah, e tem uma curiosidade bem legal sobre o relógio analógico: para completar um dia inteiro com 24 horas, o ponteiro das horas precisa dar duas voltas completas no relógio!

Quando entendemos como o tempo funciona, conseguimos planejar melhor nossas tarefas, respeitar combinados e perceber que cada minuto é precioso. Saber usar o relógio é um passo importante para sermos mais responsáveis e independentes!
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Logo o vídeo estará no ar! Aproveite o texto, slide e atividade! Bom estudo!
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Em meia hora há
(A) 10 minutos.
(B) 20 minutos.
(C) 30 minutos.
(D) 60 minutos.
QUESTÃO 2
Se 15 minutos é um quarto de hora, então uma hora tem
(A) 30 minutos.
(B) 45 minutos.
(C) 60 minutos.
(D) 90 minutos.
QUESTÃO 3
Desenhe um relógio marcando a hora que você acorda.
QUESTÃO 4
Complete:
a. 1 hora = ___ minutos
b. 1 minuto = ___ segundos.
c. 1/2 hora = ___ minutos.
d. 1/3 hora = ___ minutos.
QUESTÃO 5
Observe as marcações nos relógios analógicos e escreva qual fração da hora cada uma representa.

QUESTÃO 6
Escreva dez tarefas/ações que você consegue fazer em 1 minuto.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo: Medidas de tempo; Relações entre intervalo de tempo e as frações; Leitura de relógios analógicos; Organização de rotinas; Relação entre unidades de medidas de tempo. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA22-C) Reconhecer as relações entre os intervalos de tempo e as frações. Exemplo: intervalo de 30 minutos = metade de uma hora; intervalo de 20 minutos = um terço de uma hora; intervalo de 15 minutos = um quarto de uma hora. (EF03MA23-A) Confeccionar relógio analógico e marcar situações de sala de aula, organização de rotinas, início e final de uma atividade durante a aula, entre outros. (EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 16, out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, out. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/ . Acesso em: 16 out. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/ . Acesso em: 16 out. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |