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Matemática – Compreendendo o universo das frações

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática para o Agrupamento F (6º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 24/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 106) PNLD

Olá estudante do 6º ano, nesta atividade você irá estudar sobre as frações, compreendendo as possíveis classificações e uso no dia-a-dia, como por exemplo, calcular frações de quantidade e representar o todo e a parte em forma de fração.

Você não pode perder!

Assista a viedoaula a seguir com a temática: Números e operações

Agrupamento F|6º ano|Ciclo da adolescência |Matemática | Prof. Bruno Silva Silvestre

Olá estudante do sexto ano, nesta atividade você vai estudar sobre:

  • O que é uma fração;
  • Leitura das frações;
  • Categorização das frações em: próprias, impróprias e aparentes;
  • Comparação de frações;
  • Calcular frações de quantidade.

Então, iniciando os estudos sobre fração, imagine a seguinte situação:

Maria Augusta é estudante do 6º ano e o professor de matemática passou uma atividade para, em uma malha quadriculada, a estudante fazer a representação de duas partes de um total de seis partes. Assim, a estudante iniciou o seu trabalho com uma malha quadriculada em seis partes, conforme mostra a imagem a seguir:

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 106) PNLD

Após fazer uma malha quadriculada com 6 quadradinhos, Maria Augusta coloriu duas partes, conforme mostra a imagem abaixo:

Fonte: produção do NEC

Para representar a fração correspondente as duas partes coloridas de um total de seis, a estudante escreveu a fração:

Fonte: produção do NEC

Em uma fração, tem-se dois termos muito importantes: o numerador e o denominador.

O numerador, como o próprio nome sugere, enumera a fração, ou seja, indica a quantidade de partes que se deseja de um total de partes. Já o denominador, indica a quantidade de partes iguais ao total que a figura ou valor foi dividido.

Observe:

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 106) PNLD

Agora que você já sabe como representar uma fração, tomando como referência determinadas partes coloridas, resolva a questão 01 abaixo:

Questão 01. As figuras a seguir foram divididas em partes iguais. Escreva a fração que representa a parte em amarelo de cada figura.

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 108) PNLD

Já que você já estudou sobre a representação de uma fração e compreendeu a relação parte todo, chegou a hora de estudar sobre a leitura de uma fração.

Para realizar a leitura de uma fração, primeiro lê-se o numerador seguido do denominador. Lembrando que o denominador recebe nomes especiais de acordo com a fração.

Observe com atenção que nomes são esses:

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 107) PNLD

Agora, você vai por em prática o conceito de fração e a forma como se lê uma fração, com as questão 02 e 03, abaixo:

Questão 02. As figuras a seguir são formadas por cubinhos de mesmo tamanho. Escreva uma fração decimal correspondente à parte em amarelo de cada figura. Em seguida, escreva como se lê cada fração.

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 108) PNLD

Questão 03. Na figura abaixo, tem-se beijinhos e brigadeiros:

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 108) PNLD

Agora, responda:

a) Quantos docinhos ao total há na bandeja?

b) Quantos são beijinhos? Quantos são brigadeiros?

c) Escreva a fração do total de beijinhos em relação ao total dos doces.

d) Escreva a fração do total de brigadeiros em relação ao total dos doces.

Toda fração pode ser classificada em: frações próprias, frações impróprias e frações aparentes.

Você vai estudar detalhadamente sobre cada uma delas.

  • Frações próprias

As frações próprias são frações que o denominador é menor que o numerador, ou seja, a fração corresponde à parte de um inteiro.

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 111, adaptado) PNLD

  • Frações impróprias

Já as frações impróprias são frações que o numerador é maior que o denominador, ou seja, representa uma parte ou quantidade maior que um único inteiro:

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 111, adaptado) PNLD

É importante perceber que nas frações impróprias há mais de um inteiro e para representá-la, é necessário ter como numerador a quantidade de partes totais que foram destacadas, e, o denominador a quantidade em que cada uma das figuras foi dividida.

  • Frações aparentes

As frações aparentes são aquelas que o numerador é um múltiplo do denominador, ou seja, é possível fazer uma divisão do numerador pelo denominador e obter um número natural.

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 111, adaptado) PNLD

As frações aparentes são aquelas frações, que, na verdade, representam um número natural, não sendo necessário escrevê-las na forma de uma fração.

Agora é com você, coloque em prática seus estudos sobre a classificação das frações:

Questão 04. Cláudia escreveu uma fração em cada ficha e classificou essas frações em próprias ou impróprias, cometendo alguns erros. Quais frações ela classificou incorretamente como próprias? E as impróprias?

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 112) PNLD

Questão 05. Sabendo que as figuras foram divididas em partes iguais, escreva uma fração e um número na forma mista para representar a parte colorida de amarelo em cada item.

 Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 112) PNLD

Muito bem, parabéns por resolver as questões propostas.

Continuando os estudos sobre as frações, chegou a hora de estudarmos sobre quando uma fração é maior ou menor que uma ou mais frações, conhecendo sobre a comparação de frações.

Para comparar frações há dois modos específicos: um quando se tem os denominadores iguais e outro quando se tem denominadores diferentes.

  • Comparando frações com denominadores iguais
Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 116-117)  PNLD

  • Comparando frações com denominadores diferentes

Para comparar frações com denominadores diferentes existem várias estratégias, no caso do sexto ano, a comparação se dará utilizando a divisão do numerador pelo denominador. Observe a imagem:

Fonte: produção do NEC

Agora é com você:

Questão 06. Faça o que se pede:

Fonte: (PATARO & BALESTRI, 2018, p. 112)  PNLD

Chegando ao fim de nossa atividade de matemática sobre as frações, você vai estudar sobre as frações de quantidade, ou seja, quando uma fração representa uma determinada quantidade. 

Para iniciar esse estudo sobre as frações de quantidade acompanhe as explicações da imagem abaixo:

Fonte: produção do NEC

Para finalizar a atividade de matemática faça a questão 07 que envolve conceitos de frações de quantidade:

Questão 07. Calcule as frações de quantidade:


RELEMBRANDO!!!!

Em síntese, nesta atividade você teve a oportunidade de estudar e compreender sobre o universo das frações, compreendendo o que é uma fração, as suas formas de representação havendo uma figura que foi repartida em partes iguais. Identificou as formas de leitura de uma fração. Estudou sobre as possíveis classificações das frações em: próprias, impróprias e aparentes, inclusive comparando uma fração com outra e por fim, desenvolveu cálculos para determinar uma fração de quantidade.

Parabéns, você finalizou a atividade de matemática! Aguardamos você até a próxima! Bons estudos!

Habilidades (EF06MA01-B) Ler, escrever, comparar, arredondar, compor, decompor e ordenar números racionais de qualquer ordem de grandeza, cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica. 
(EF06MA07-A) Ler, entender, comparar e ordenar as frações associadas às ideias de inteiro e divisão, encontrado também as frações equivalentes, frações próprias, frações impróprias e frações aparentes, por meio da simplificação de frações.
(EF06MA08-C) Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, a pontos na reta numérica.
(EF06MA09) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora
Habilidades Complementares
EF06MA01-C
 EF06MA07-B 
EF06MA08-A 
EF06MA08-B 
EF06MA08-D

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).