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Matemática – Comparando Medidas de Capacidade e Massa

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Comparando Medidas de Capacidade e Massa

Você já parou para pensar como sabemos quanto de suco cabe em uma jarra ou quanto pesa um pacote de arroz? Para isso, usamos medidas de capacidade e medidas de massa. Medir é algo que usamos todos os dias, e aprender sobre isso ajuda a gente a entender melhor o mundo!

A capacidade nos mostra quanto de líquido cabe dentro de um recipiente. Por exemplo, uma caixa de leite costuma ter 1 litro (L). Já uma colher de xarope pode ter 5 mililitros (mL). Essas medidas são chamadas de padronizadas, porque todo mundo usa do mesmo jeito. Assim, quando está escrito 200 mL em uma caixinha de suco, sabemos exatamente quanto tem ali!

Mas também existem medidas que não são padronizadas. Por exemplo: se eu digo que tomei um copo de água, depende do tamanho do copo. Pode ser pequeno ou grande! Por isso, essas medidas são chamadas de não padronizadas, porque mudam de pessoa para pessoa.

Agora vamos falar da massa, que muita gente chama de “peso”. A massa mostra quanto tem de matéria em um objeto. Quando compramos frutas, carnes ou arroz no mercado, a gente vê medidas como quilograma (kg), grama (g) ou miligrama (mg). 1 kg tem 1.000 g e 1 g tem 1.000 mg!

Também usamos instrumentos de medida para isso: balança, copo medidor, seringa e até colheres. Eles ajudam a medir com mais exatidão.

Saber comparar massas e capacidades é muito importante. Se você tem dois copos e quer saber qual tem mais suco, pode usar uma colher para medir e comparar. Se usar a mesma colher para os dois, sua comparação será justa!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Comparando Medidas de Capacidade e Massa – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/7FKPSolBhC0>. Acesso em: 07, ago. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

A medida usada para saber quanto de líquido cabe em um recipiente é chamada de

(A) capacidade.      

(B) massa.

(C) altura.

(D) largura.

QUESTÃO 2

Quando medimos a massa de objetos ou alimentos, podemos usar unidades como

(A) quilograma, grama e miligrama.

(B) litro, metro e segundo.

(C) minuto, hora e dia.

(D) litro, centímetro e colher.

QUESTÃO 3

Desenhe dois instrumentos que usamos para medir capacidade.

QUESTÃO 4

Responda:

a. Qual é a unidade usada para medir massa mais leve que o quilograma?

b. Quantos mililitros existem em 1 litro?

c. Em uma farmácia, o remédio vem em gotas ou miligramas. Isso é uma medida de:

QUESTÃO 5

Mariana encheu uma jarra com 1 litro de suco. Depois, serviu 4 copos com 250 mililitros cada. Sobrou suco na jarra? Faça o cálculo, e após, marque a resposta correta.

a) Sim, porque 4 × 250 mL = 1.000 mL.

b) Não, porque 4 × 250 mL = 1.000 mL, então usou tudo.

c) Sim, porque 1.000 mL é mais do que 4 copos.

d) Não, porque 250 mL é maior que 1 litro.

QUESTÃO 6

Encha um copo pequeno com água.

Use a colher para tirar a água do copo pequeno e colocá-la em outro copo maior.

Conte quantas colheres foram necessárias para esvaziar completamente o copo.

Agora faça o mesmo com dois copos maiores.

Anote suas observações:

a) Quantas colheres couberam no copo?

b) Quantas colheres couberam no copo maior?

c) Qual copo tem maior capacidade?

d) O que você descobriu com esse desafio?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(F03MA20-B) Comparar medidas de capacidade e massa, de mesma espécie, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, bem como diversos instrumentos de medida.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 04, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 04, ago. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.   GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação.

Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.