Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Medir é uma forma de comparar tamanhos. Quando queremos saber o comprimento de algo — como uma mesa, um livro ou até o nosso pé — usamos unidades de medida. Existem dois tipos principais: medidas não padronizadas, como passos, palitos ou palmas da mão, e medidas padronizadas, que são aquelas usadas no mundo todo, como metro (m), centímetro (cm) e milímetro (mm).
No início, é comum usar medidas não padronizadas. Por exemplo: “Minha cama tem 10 palmos de comprimento”. Mas será que o palmo de todos é igual? Por isso, usamos as medidas padronizadas, que garantem mais precisão. Um metro equivale a 100 centímetros, e um centímetro equivale a 10 milímetros.
Para medir com exatidão, usamos instrumentos como fita métrica, régua ou trena. Se medirmos uma caixa com uma régua e ela tiver 30 cm, sabemos exatamente o quanto ela mede, e qualquer outra pessoa entenderá o tamanho.
Além de medir, também é importante comparar. Por exemplo, quem é mais alto: Ana ou João? Para descobrir, podemos medir os dois com a mesma unidade e comparar. Se Ana mede 1,40 m e João 1,35 m, então Ana é 5 cm mais alta.
Esses conhecimentos são úteis no dia a dia. Você pode medir sua altura, o comprimento de um lápis, ou até descobrir quantas vezes uma régua de 30 cm cabe em uma parede de 3 metros.
Aprender a medir e comparar comprimentos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a organização, além de preparar as crianças para resolver problemas práticos com autonomia.
Estudantes, para aprender mais sobre esse conteúdo, assistam aos slides disponíveis no Portal Conexão Escola: 3º ano / Leitura de Tabelas e Gráficos / Baixe os Slides. Após, responda as questões propostas em Baixe a Atividade.
Na próxima aula, falaremos sobre tabela de dupla entrada e outros gráficos.
Bons estudos!
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Para medir o comprimento de uma sala de aula com exatidão, é melhor usar o/os
(A) passo do aluno mais alto da turma.
(B) metro como unidade de medida.
(C) palmos do professor.
(D) tamanho do lápis da mochila.
QUESTÃO 2
Quando usamos a régua para medir um livro, estamos
(A) usando um instrumento de medida não padronizado.
(B) fazendo uma estimativa usando o pé como medida.
(C) utilizando uma unidade padronizada de comprimento.
(D) comparando pesos diferentes.
QUESTÃO 3
Lucas quer medir a largura da porta de sua casa. Ele usou uma régua de 30 cm e viu que ela cabe 3 vezes. Qual a largura da porta?
QUESTÃO 4
Cinco alunos mediram suas alturas. Preencha a tabela com as informações e diga: Quem é o mais alto da turma?
NOME | IDADE | ALTURA (CM) |
Christopher | 8 | 135 |
Júlia | 9 | 130 |
Thiago | 8 | 140 |
Alice | 9 | 138 |
Giovanni | 8 | 133 |
Quem é o mais alto? _________________________________________________
Quem é o menor? ___________________________________________________
Qual a diferença entre o mais alto e o menor?
QUESTÃO 5
Mariana mediu a corda que usou para pular e anotou 2 metros e 20 centímetros. Seu amigo Gabriel usou uma corda de 1 metro e 90 centímetros. Qual corda é maior e por quanto?
QUESTÃO 6
Um tapete tem 3 metros de comprimento. Qual é esse comprimento em centímetros?
( ) 30 cm
( ) 300 cm
( ) 3.000 cm
( ) 3,3 cm
QUESTÃO 7
Vamos unir a criatividade da arte com a precisão da matemática?
Desafio: Crie um quadro artístico! Você pode desenhar em uma folha de papel sulfite ou cartolina algo que goste muito: pode ser uma paisagem, um animal, formas geométricas ou algo inventado por você.
Depois de terminar sua obra de arte:
- Pegue uma régua e meça:
- A largura (de um lado ao outro)
- A altura (de cima para baixo)
- Anote essas medidas com a unidade correta (em centímetros).
Exemplo de registro: Meu desenho tem 21 cm de largura e 29 cm de altura.
Perguntas para refletir:
- A régua foi suficiente para medir tudo ou precisei reposicioná-la?
- Se eu quiser ampliar meu desenho, qual seria o dobro das medidas?
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações Medidas de comprimento, capacidade e massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida. (EF03MA19-B) Comparar comprimentos diversos, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 20, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 20, mai. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |