You are currently viewing Matemática – Como usamos as medidas no dia a dia

Matemática – Como usamos as medidas no dia a dia

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).

Medir é uma forma de comparar tamanhos. Quando queremos saber o comprimento de algo — como uma mesa, um livro ou até o nosso pé — usamos unidades de medida. Existem dois tipos principais: medidas não padronizadas, como passos, palitos ou palmas da mão, e medidas padronizadas, que são aquelas usadas no mundo todo, como metro (m), centímetro (cm) e milímetro (mm).

No início, é comum usar medidas não padronizadas. Por exemplo: “Minha cama tem 10 palmos de comprimento”. Mas será que o palmo de todos é igual? Por isso, usamos as medidas padronizadas, que garantem mais precisão. Um metro equivale a 100 centímetros, e um centímetro equivale a 10 milímetros.

Para medir com exatidão, usamos instrumentos como fita métrica, régua ou trena. Se medirmos uma caixa com uma régua e ela tiver 30 cm, sabemos exatamente o quanto ela mede, e qualquer outra pessoa entenderá o tamanho.

Além de medir, também é importante comparar. Por exemplo, quem é mais alto: Ana ou João? Para descobrir, podemos medir os dois com a mesma unidade e comparar. Se Ana mede 1,40 m e João 1,35 m, então Ana é 5 cm mais alta.

Esses conhecimentos são úteis no dia a dia. Você pode medir sua altura, o comprimento de um lápis, ou até descobrir quantas vezes uma régua de 30 cm cabe em uma parede de 3 metros.

Aprender a medir e comparar comprimentos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a organização, além de preparar as crianças para resolver problemas práticos com autonomia.

Estudantes, para aprender mais sobre esse conteúdo, assistam aos slides disponíveis no Portal Conexão Escola: 3º ano / Leitura de Tabelas e Gráficos / Baixe os Slides. Após, responda as questões propostas em Baixe a Atividade. 

Na próxima aula, falaremos sobre tabela de dupla entrada e outros gráficos.

Bons estudos!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Como usamos as medidas no dia a dia – 3º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/o0HGfT_uCg0>. Acesso em: 20, mai. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Para medir o comprimento de uma sala de aula com exatidão, é melhor usar o/os

(A) passo do aluno mais alto da turma.

(B) metro como unidade de medida.

(C) palmos do professor.

(D) tamanho do lápis da mochila.

QUESTÃO 2

Quando usamos a régua para medir um livro, estamos

(A) usando um instrumento de medida não padronizado.

(B) fazendo uma estimativa usando o pé como medida.

(C) utilizando uma unidade padronizada de comprimento.

(D) comparando pesos diferentes.

QUESTÃO 3

Lucas quer medir a largura da porta de sua casa. Ele usou uma régua de 30 cm e viu que ela cabe 3 vezes. Qual a largura da porta?

QUESTÃO 4

Cinco alunos mediram suas alturas. Preencha a tabela com as informações e diga: Quem é o mais alto da turma?

NOMEIDADEALTURA (CM)
Christopher8135
Júlia9130
Thiago8140
Alice9138
Giovanni8133

Quem é o mais alto? _________________________________________________

Quem é o menor? ___________________________________________________

Qual a diferença entre o mais alto e o menor?

QUESTÃO 5

Mariana mediu a corda que usou para pular e anotou 2 metros e 20 centímetros. Seu amigo Gabriel usou uma corda de 1 metro e 90 centímetros. Qual corda é maior e por quanto?

QUESTÃO 6

Um tapete tem 3 metros de comprimento. Qual é esse comprimento em centímetros?

(   ) 30 cm

(   ) 300 cm

(   ) 3.000 cm

(   ) 3,3 cm

QUESTÃO 7

Vamos unir a criatividade da arte com a precisão da matemática?

Desafio: Crie um quadro artístico! Você pode desenhar em uma folha de papel sulfite ou cartolina algo que goste muito: pode ser uma paisagem, um animal, formas geométricas ou algo inventado por você.

Depois de terminar sua obra de arte:

  • Pegue uma régua e meça:
  • A largura (de um lado ao outro)
  • A altura (de cima para baixo)
  • Anote essas medidas com a unidade correta (em centímetros).

Exemplo de registro: Meu desenho tem 21 cm de largura e 29 cm de altura.

Perguntas para refletir:

  • A régua foi suficiente para medir tudo ou precisei reposicioná-la?
  • Se eu quiser ampliar meu desenho, qual seria o dobro das medidas?

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações Medidas de comprimento, capacidade e massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.

(EF03MA19-B) Comparar comprimentos diversos, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 20, mai. 2025.

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 20, mai. 2025.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação.

Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.