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Matemática – Como Comparar Números Decimais e Relacioná-los ao Sistema Monetário

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Comparar e ordenar números racionais em sua forma decimal é uma habilidade fundamental para compreender situações do cotidiano, como preços, medidas e resultados de pesquisas. No 4º ano, aprofundamos esse conhecimento observando como os décimos e centésimos aparecem tanto nas representações matemáticas quanto no sistema monetário brasileiro.

Os números decimais são formados por uma parte inteira e uma parte decimal, separadas por uma vírgula. Quando escrevemos 3,4, estamos dizendo que temos 3 unidades e 4 décimos. Já em 2,35, temos 2 unidades, 3 décimos e 5 centésimos. Cada casa decimal tem um valor específico: a primeira casa após a vírgula representa os décimos; a segunda, os centésimos. Isso nos ajuda a comparar números. Por exemplo, entre 4,7 e 4,65, primeiro observamos as unidades (ambas são 4). Depois, olhamos os décimos: 7 décimos é maior que 6 décimos, portanto 4,7 > 4,65.

Essa lógica aparece diretamente no sistema monetário brasileiro. Um real é dividido em 100 centavos. Assim, R$1,00 corresponde a 1,00 na forma decimal; R$0,10 corresponde a 0,10 — dez centavos, ou seja, um décimo do real; e R$0,01 corresponde a 0,01 — um centavo, equivalente a um centésimo do real. A relação entre décimos e centésimos fica clara quando analisamos preços: R$2,50 significa dois reais e cinquenta centavos, ou seja, 2 inteiros e 50 centésimos. Comparar valores, portanto, é comparar números decimais: 2,50 é maior que 2,35 porque 50 centésimos é maior que 35 centésimos.

Saber comparar e ordenar preços, medidas e quantidades em decimal ajuda os estudantes a fazer escolhas, analisar informações e resolver problemas da vida real. Essa habilidade fortalece o raciocínio lógico e prepara o aluno para conteúdos mais avançados envolvendo frações, porcentagens e operações com números racionais.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Como Comparar Números Decimais e Relacioná-los ao Sistema Monetário – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/QeubjoF3q2I>. Acesso em: 15, dez. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

O número considerado maior é

(A) 3,45.

(B) 3,5.

(C) 3,49.

(D) 3,405.

QUESTÃO 2

Cinco décimos no sistema monetário brasileiro são representados por

(A) R$0,05

(B) R$0,5

(C) R$0,50

(D) R$0,005

QUESTÃO 3

Escreva em forma decimal:

a) Oito décimos → __________

b) Vinte e três centésimos → ___________

c) Seis décimos → _____________

d) Quarenta e oito centésimos → ____________

e) Doze centésimos → _____________

f) Um décimo → _______________

g) Trinta e cinco centésimos → ______________

h) Nove décimos → ______________

QUESTÃO 4

Coloque os números em ordem crescente:

0,9 – 0,45 – 0,72 – 0,105

QUESTÃO 5

Complete:

a) R$1,00 = _______ centavos

b) R$0,10 = _______ décimos do real

c) R$0,50 = _______ centavos

d) R$0,25 = _______ centésimos do real

e) R$0,01 = _______ centésimos

f) R$2,00 = _______ centavos

g) R$0,20 = _______ décimos do real

h) R$0,05 = _______ centésimos do real

i) R$5,00 = ________ centavos

j) R$0,90 = ________ centésimos

QUESTÃO 6

Marina tinha R$10,00. Comprou um lápis por R$1,35 e uma borracha por R$0,80.

Quanto ela gastou ao todo?

Quanto sobrou?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Comparação de frações; Representação decimal de um número racional; Representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:(EF04MA10-C) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação decimal. (EF04MA10-D) Relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 11, dez. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, dez. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 11, dez. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 11, dez. 2025.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.