Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Disponível em: <Calculadora Números Contabilidade – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay> último acesso em 30 de junho de 2023.
As potências de expoentes inteiros são fundamentais na matemática e encontram aplicação em diversas áreas da ciência e da vida cotidiana. Entender como efetuar esses cálculos é essencial para a representação de números em Notação Científica, tornando mais simples a manipulação de valores extremamente grandes ou pequenos.
Potências de Expoentes Inteiros
Uma potência é um número multiplicado por si mesmo várias vezes, sendo formada por uma base e um expoente. O expoente, que deve ser inteiro, indica a quantidade de vezes que a base é multiplicada por ela mesma.
Por exemplo, 2 elevado à potência de 3 (2³) é igual a 2 × 2 × 2 = 8. Neste caso, o número 2 é a base, e 3 é o expoente.
As propriedades das potências permitem simplificar diversos cálculos. Quando se multiplicam duas potências com a mesma base, é possível somar os expoentes. Por exemplo, 2³ × 2² = 2(3+2) = 25 = 32.
Para efetuar a divisão de duas potências de mesma base, subtrai-se o expoente do denominador do expoente do numerador. Por exemplo, 2⁵ ÷ 2² = 2(5-2) = 2³ = 8.
Ao elevar uma potência a outra potência, multiplica-se os expoentes. Por exemplo, (2³)² = 2(3×2) = 26 = 64.
Notação Científica
A Notação Científica é uma forma de representar números em que se utiliza a potência de 10 para simplificar valores muito grandes ou muito pequenos. Essa notação é especialmente útil em campos como a física, a astronomia, a química e a matemática, nos quais se trabalha com números extremamente grandes ou pequenos.
Um número é representado em Notação Científica na forma m × 10ⁿ, onde “m” é um número real maior ou igual a 1 e menor que 10, e “n” é o expoente inteiro que indica quantas vezes 10 é multiplicado por si mesmo.
Por exemplo, o número 3.000.000.000 pode ser escrito em Notação Científica como 3 × 10⁹, pois podemos representá-lo como 3 × (10 × 10 × 10 × 10 × 10 × 10 × 10 × 10 × 10).
Da mesma forma, o número 0,00000045 pode ser escrito como 4,5 × 10⁻⁷, pois representa 4,5 × (1/10 × 1/10 × 1/10 × 1/10 × 1/10 × 1/10 × 1/10).
Aplicação na Notação Científica
A Notação Científica simplifica cálculos envolvendo números muito grandes ou pequenos. Ao efetuar operações matemáticas com números em Notação Científica, basta operar as partes “m” e somar ou subtrair os expoentes “n”.
Por exemplo, para multiplicar 5 × 10⁵ por 2 × 10³, basta multiplicar 5 por 2 (5 × 2 = 10) e somar os expoentes (5 + 3 = 8), resultando em 10 × 10⁸, que pode ser simplificado para 1 × 10⁹.
Já para dividir 8 × 10⁶ por 4 × 10², basta dividir 8 por 4 (8 ÷ 4 = 2) e subtrair os expoentes (6 – 2 = 4), resultando em 2 × 10⁴.
A Notação Científica torna mais fácil a compreensão e a manipulação de números extremamente grandes ou pequenos em contextos significativos, como no estudo do tamanho do universo, no cálculo de distâncias astronômicas, na representação de partículas subatômicas e em outras aplicações científicas.
Em resumo, compreender como efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na Notação Científica é essencial para simplificar operações matemáticas e representar números em contextos significativos, facilitando a compreensão e o avanço da ciência e da tecnologia.
Agora, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?
QUESTÃO 1
Um geólogo está estudando a taxa de erosão de um penhasco ao longo de milhares de anos. O penhasco perde, em média, 5 cm de altura a cada século. Se o penhasco tinha inicialmente 200 metros de altura, qual será a altura do penhasco daqui a 3 mil anos, representada em Notação Científica?
(A) A altura do penhasco daqui a 3 mil anos será de 1,5 × 102 metros.
(B) A altura do penhasco daqui a 3 mil anos será de 1,7 × 102 metros.
(C) A altura do penhasco daqui a 3 mil anos será de 1,85 × 102 metros.
(D) A altura do penhasco daqui a 3 mil anos será de 1,95 × 102 metros.
QUESTÃO 2
Um astrônomo está estudando a luminosidade de duas estrelas diferentes. A primeira estrela tem uma luminosidade de 5 × 106 vezes a luminosidade do Sol. A segunda estrela tem uma luminosidade de 3 × 104 vezes a luminosidade do Sol. Qual é a relação entre a luminosidade da primeira estrela e a segunda estrela, e como essa relação pode ser representada em Notação Científica?
(A) A primeira estrela tem uma luminosidade 1,66667 × 103 vezes maior que a segunda estrela.
(B) A primeira estrela tem uma luminosidade 5 × 103 vezes maior que a segunda estrela.
(C) A primeira estrela tem uma luminosidade 5 × 104 vezes maior que a segunda estrela.
(D) A primeira estrela tem uma luminosidade 1,56 × 102 vezes maior que a segunda estrela.
QUESTÃO 3
Um biólogo está estudando o crescimento de uma população de bactérias em um ambiente controlado. Inicialmente, havia 100 bactérias no ambiente. A população de bactérias cresce exponencialmente a uma taxa de multiplicação de 1,10 por dia. Quantas bactérias haverá após 10 dias, representadas em Notação Científica?
QUESTÃO 4
Um cientista está estudando a quantidade de peixes em um lago. Inicialmente, havia 50 peixes no lago. A cada dia, a quantidade de peixes aumenta em 10 unidades. Escreva em notação científica quantos peixes haverá após 5 dias.
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF08MA01-B) Efetuar, em contextos significativos, cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em Notação Científica. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. |