Esta proposta de atividade de Matemática, é destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

O que é uma Malha Quadriculada:
A malha quadriculada é uma grade de quadrados iguais, usada para representar espaços e calcular medidas. Cada quadrado na malha representa uma unidade de medida, que pode ser convencionada a corresponder outras medidas como 1 quadro corresponde a um metro quadrado (1 m²).

Área:
A área é a medida da superfície de uma figura plana, ou seja, o espaço que ela ocupa.
Existem duas formas de calcular a área na malha quadriculada, conta-se o número de quadrados dentro da figura ou multiplica-se a base vezes a altura da figura retangular ou quadrada.

Exemplo: Um quadro com 3 quadrados menores de base e 3 de altura tem área de 9 m² (3 x 3 = 9).
Perímetro:
O perímetro é a medida do contorno de uma figura plana, ou seja, a soma do comprimento de todos os lados. Para calcular o perímetro na malha quadriculada, soma-se o comprimento dos lados, contando os lados dos quadrados que formam o contorno.

Exemplo: Um retângulo com 3 quadrados de altura e 5 de base tem perímetro de 16 m (3 + 5 + 3 + 5 = 16).
Na prática:
A malha quadriculada pode ser usada para planejar espaços, como jardins e quadras.
O cálculo da área indica a quantidade de material necessário para cobrir uma superfície (ex: grama).
O cálculo do perímetro indica a quantidade de material necessário para cercar um espaço (ex: tela).
Assista o vídeo sobre área e perímetro:
Responda às questões
Questão 1
Calcule a área das figuras abaixo:

Questão 2
Calcule o perímetros das figuras abaixo:

Questão 3
Qual a diferença entre área e perímetro?
Questão 4
A área da figura geométrica abaixo, corresponde a

(A) 12.
(B) 6.
(C) 18.
(D) 21.
Questão 5
A área da figura geométrica abaixo, corresponde a

(A) 16.
(B) 18.
(C) 19.
(D) 20.
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Matemática |
Objetos de Conhecimento/Conteúdos | Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais: Áreas e perímetros de figuras planas |
Habilidade | (EF05MA19-G) Reconhecer as medidas de área e de perímetro de figuras planas na malha quadriculada. |
Referencial | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Acesso em: 10/03/2025. Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025. Portal Conexão Escola, Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/03/2025. |