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Matemática – Calculando área e perímetro em malha quadriculada

Esta proposta de atividade de Matemática, é destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

O que é uma Malha Quadriculada:

A malha quadriculada é uma grade de quadrados iguais, usada para representar espaços e calcular medidas. Cada quadrado na malha representa uma unidade de medida, que pode ser convencionada a corresponder outras medidas como 1 quadro corresponde a um metro quadrado (1 m²).

Área:
A área é a medida da superfície de uma figura plana, ou seja, o espaço que ela ocupa.
Existem duas formas de calcular a área na malha quadriculada, conta-se o número de quadrados dentro da figura ou multiplica-se a base vezes a altura da figura retangular ou quadrada.

Exemplo: Um quadro com 3 quadrados menores de base e 3 de altura tem área de 9 m² (3 x 3 = 9).

Perímetro:
O perímetro é a medida do contorno de uma figura plana, ou seja, a soma do comprimento de todos os lados. Para calcular o perímetro na malha quadriculada, soma-se o comprimento dos lados, contando os lados dos quadrados que formam o contorno.

Exemplo: Um retângulo com 3 quadrados de altura e 5 de base tem perímetro de 16 m (3 + 5 + 3 + 5 = 16).

Na prática:
A malha quadriculada pode ser usada para planejar espaços, como jardins e quadras.
O cálculo da área indica a quantidade de material necessário para cobrir uma superfície (ex: grama).
O cálculo do perímetro indica a quantidade de material necessário para cercar um espaço (ex: tela).

Assista o vídeo sobre área e perímetro:

Responda às questões

Questão 1

Calcule a área das figuras abaixo:

Questão 2

Calcule o perímetros das figuras abaixo:

Questão 3

Qual a diferença entre área e perímetro?

Questão 4

A área da figura geométrica abaixo, corresponde a

(A) 12.
(B) 6.
(C) 18.
(D) 21.

Questão 5

A área da figura geométrica abaixo, corresponde a

(A) 16.
(B) 18.
(C) 19.
(D) 20.


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularMatemática
Objetos de Conhecimento/ConteúdosMedidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais:
Áreas e perímetros de figuras planas
Habilidade(EF05MA19-G) Reconhecer as medidas de área e de perímetro de figuras planas na malha quadriculada.
Referencial Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Acesso em: 10/03/2025.
Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 
Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025.
Portal Conexão Escola, Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/03/2025.