Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

BRINCANDO E CONTANDO
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO USAMOS A MATEMÁTICA TODOS OS DIAS… ATÉ MESMO QUANDO BRINCAMOS?
VEJA SÓ!

A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM MUITAS COISAS QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS.
QUANDO BRINCAMOS, LEMOS, CANTAMOS OU ATÉ MESMO ORGANIZAMOS NOSSOS MATERIAIS, ESTAMOS USANDO A MATEMÁTICA PARA QUANTIFICAR, AGRUPAR E COMPARAR COISAS.
O QUE É QUANTIFICAR?
QUANTIFICAR É CONTAR QUANTOS ELEMENTOS (COISAS, OBJETOS, PESSOAS) EXISTEM EM UM GRUPO.
POR EXEMPLO:

AGRUPAMENTO
TAMBÉM PODEMOS JUNTAR OBJETOS EM GRUPOS, COMO DE 2 EM 2, 5 EM 5 OU 10 EM 10.
ISSO FACILITA A CONTAGEM E NOS AJUDA A PENSAR DE FORMA MAIS RÁPIDA.

COMPARAÇÃO
DEPOIS DE CONTAR, PODEMOS COMPARAR AS QUANTIDADES.

ONDE USAMOS TUDO ISSO?
VOCÊ PODE USAR A CONTAGEM E A COMPARAÇÃO EM:
- PARLENDAS E MÚSICAS, CONTANDO PALAVRAS E VERSOS.
- HISTÓRIAS INFANTIS, OBSERVANDO QUANTOS PERSONAGENS OU OBJETOS APARECEM.
- BRINCADEIRAS, COMO JOGOS COM BLOCOS, TAMPINHAS OU FIGURAS.
- TECNOLOGIA, EM JOGUINHOS EDUCATIVOS QUE PEDEM PARA CONTAR E ORGANIZAR.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: BRINCANDO E CONTANDO
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1

A) QUANTAS BOLINHAS TEM CADA CAIXA?
B) QUAL CAIXA TEM MAIS BOLINHAS?
C) DESENHE BOLINHAS NA CAIXA QUE TEM MENOS BOLINHAS, DEIXANDO-A COM A MESMA QUANTIDADE DA CAIXA QUE TEM MAIS.
QUESTÃO 2

B) QUAL É A COR DO PORTA-LÁPIS QUE HÁ MAIS LÁPIS?
C) QUAL É A COR DO PORTA-LÁPIS QUE HÁ MENOS LÁPIS?
D) QUAIS PORTA-LÁPIS EM QUE AS QUANTIDADES DE LÁPIS SÃO IGUAIS?
QUESTÃO 3

O ESTUDANTE QUE FEZ MAIS GOLS FOI
(A) DYLAN
(B) DANIEL
(C) ARTHUR
(D) ROMEO
QUESTÃO 4
O ESTUDANTE QUE FEZ MENOS GOLS FOI
(A) DYLAN
(B) DANIEL
(C) ARTHUR
(D) ROMEO
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Relacionar número à sua respectiva quantidade. |
Habilidades: | (EF01MA02-C) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um aum, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvemesses procedimentos: parlendas, poemas, brincadeiras diversas, recursostecnológicos, livros infantis. |
Descritores: | D01: Associar quantidades a números D074-M: Comparar ou ordenar quantidades de objetos/pessoas/animais pela contagem. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 1º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021. |