You are currently viewing Matemática – Brincando e contando

Matemática – Brincando e contando

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

BRINCANDO E CONTANDO

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO USAMOS A MATEMÁTICA TODOS OS DIAS… ATÉ MESMO QUANDO BRINCAMOS?

VEJA SÓ!

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM MUITAS COISAS QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS.

QUANDO BRINCAMOS, LEMOS, CANTAMOS OU ATÉ MESMO ORGANIZAMOS NOSSOS MATERIAIS, ESTAMOS USANDO A MATEMÁTICA PARA QUANTIFICAR, AGRUPAR E COMPARAR COISAS.

O QUE É QUANTIFICAR?

QUANTIFICAR É CONTAR QUANTOS ELEMENTOS (COISAS, OBJETOS, PESSOAS) EXISTEM EM UM GRUPO.

POR EXEMPLO:

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

AGRUPAMENTO

TAMBÉM PODEMOS JUNTAR OBJETOS EM GRUPOS, COMO DE 2 EM 2, 5 EM 5 OU 10 EM 10.

ISSO FACILITA A CONTAGEM E NOS AJUDA A PENSAR DE FORMA MAIS RÁPIDA.

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

COMPARAÇÃO
DEPOIS DE CONTAR, PODEMOS COMPARAR AS QUANTIDADES.

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

ONDE USAMOS TUDO ISSO?

VOCÊ PODE USAR A CONTAGEM E A COMPARAÇÃO EM:

  • PARLENDAS E MÚSICAS, CONTANDO PALAVRAS E VERSOS.
  • HISTÓRIAS INFANTIS, OBSERVANDO QUANTOS PERSONAGENS OU OBJETOS APARECEM.
  • BRINCADEIRAS, COMO JOGOS COM BLOCOS, TAMPINHAS OU FIGURAS.
  • TECNOLOGIA, EM JOGUINHOS EDUCATIVOS QUE PEDEM PARA CONTAR E ORGANIZAR.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: BRINCANDO E CONTANDO

Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Onde estão os números? – 1º ANO

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

A) QUANTAS BOLINHAS TEM CADA CAIXA?


B) QUAL CAIXA TEM MAIS BOLINHAS?


C) DESENHE BOLINHAS NA CAIXA QUE TEM MENOS BOLINHAS, DEIXANDO-A COM A MESMA QUANTIDADE DA CAIXA QUE TEM MAIS.

QUESTÃO 2

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

B) QUAL É A COR DO PORTA-LÁPIS QUE HÁ MAIS LÁPIS?


C) QUAL É A COR DO PORTA-LÁPIS QUE HÁ MENOS LÁPIS?


D) QUAIS PORTA-LÁPIS EM QUE AS QUANTIDADES DE LÁPIS SÃO IGUAIS?


QUESTÃO 3

Disponível em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

O ESTUDANTE QUE FEZ MAIS GOLS FOI

(A) DYLAN

(B) DANIEL

(C) ARTHUR

(D) ROMEO

QUESTÃO 4

O ESTUDANTE QUE FEZ MENOS GOLS FOI

(A) DYLAN

(B) DANIEL

(C) ARTHUR

(D) ROMEO


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Relacionar número à sua respectiva quantidade.
Habilidades:(EF01MA02-C) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um aum, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvemesses procedimentos: parlendas, poemas, brincadeiras diversas, recursostecnológicos, livros infantis.
Descritores:D01: Associar quantidades a números   
D074-M: Comparar ou ordenar quantidades de objetos/pessoas/animais pela contagem.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 1º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.