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Matemática – Aprendendo a dividir: repartição equitativa e medida

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Aprendendo a dividir: repartição equitativa e medida

A divisão é uma das operações mais importantes da Matemática, pois nos ajuda a resolver situações em que precisamos separar, repartir ou organizar quantidades. Quando aprendemos a dividir, entendemos que ela pode ter diferentes significados no nosso dia a dia.

O primeiro significado da divisão é a repartição equitativa, que acontece quando queremos dividir algo em partes iguais. Imagine que você tem 30 balas e quer repartir igualmente entre 5 amigos. Para saber quantas balas cada amigo receberá, você precisa dividir 30 por 5. Nesse caso, cada um ficará com 6 balas.

Por exemplo:

30 ÷ 5 = 6 → Dividendo: 30 | Divisor: 5 | Quociente: 6 | Resto: 0.

O segundo significado é o da medida (ou agrupamento). Ele é usado quando queremos saber quantos grupos cabem em uma quantidade. Por exemplo, se você tem 30 maçãs e quer fazer saquinhos com 5 maçãs em cada, a pergunta é: quantos saquinhos completos dá para montar? A resposta também é 6, porque 30 dividido por 5 é igual a 6. 

Na divisão, podemos usar diferentes estratégias. Uma delas é a estimativa, que ajuda a pensar em um número aproximado antes de fazer a conta exata. Outra é o cálculo mental, que pode ser usado em situações mais simples, quando conseguimos pensar rápido no resultado sem precisar escrever. E temos também o algoritmo da divisão, que é o jeito mais organizado de resolver, colocando os números no papel e encontrando o quociente e, quando necessário, o resto. Quando a divisão é exata, isso significa que o resto é igual a zero, ou seja, não sobra nada.

Por exemplo:

30 ÷ 5 = 6 → Dividendo: 30 | Divisor: 5 | Quociente: 6 | Resto: 0.

Aprender divisão significa desenvolver o raciocínio lógico, descobrir diferentes formas de resolver um problema e perceber que, às vezes, mais de um caminho pode levar à resposta certa. O importante é compreender o que a divisão está pedindo: repartir igualmente ou descobrir quantos grupos podemos formar. Assim, a Matemática se torna uma ferramenta útil para a vida, ajudando a resolver situações reais de maneira prática e inteligente.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Aprendendo a dividir: repartição equitativa e medida – 4º ano – Anos Iniciais – Canais: Estúdio Conexão Escola/Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/CTAvRVabxMQ>. Acesso em: 12, set. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Quando dividimos uma quantidade em partes iguais para várias pessoas, estamos realizando uma divisão no significado de

(A) repartição equitativa entre todos os envolvidos.

(B) medida para formar grupos iguais de objetos.

(C) estimativa de um resultado aproximado.

(D) algoritmo com cálculo escrito no papel.

QUESTÃO 2

Quando queremos saber quantos grupos cabem dentro de uma quantidade, usamos a divisão no sentido de

(A) medida para descobrir a quantidade de grupos possíveis.

(B) repartição equitativa de objetos iguais para pessoas.

(C) estimativa de cálculo aproximado antes da conta.

(D) algoritmo detalhado para resolver a divisão escrita.

QUESTÃO 3

Desenhe 24 maçãs e mostre como elas podem ser divididas igualmente entre 6 crianças.


QUESTÃO 4

Represente com desenho ou esquema como 20 lápis podem ser guardados em caixas com 5 lápis em cada.

QUESTÃO 5

Uma fazendeira colheu 56 ovos e quer colocá-los em caixas com 8 ovos cada. Quantas caixas ele vai precisar?

QUESTÃO 6

A professora Mariana tem 40 canetinhas para dividir igualmente entre seus 10 alunos. Quantas canetinhas cada aluno receberá? Registre o cálculo completo.

QUESTÃO 7

Em uma festa, 72 docinhos foram colocados em pratos com 12 unidades cada. Quantos pratos foram preparados? Encontre o resultado da sua maneira.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos.
Descritor(es) SAEB:SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
D18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

D20 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF04MA07-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 09, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 25, ago. 2025.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 1º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.