Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
A compreensão dos ângulos e das figuras geométricas é essencial para desenvolver habilidades matemáticas e espaciais. Neste texto didático, abordaremos a importância de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, entender os diferentes tipos de ângulos – agudo, reto e obtuso – e explorar a aplicação prática desses conceitos em situações diversas.
Reconhecendo os Ângulos:
Imagine uma roda-gigante: os suportes formam ângulos entre si. Os ângulos, na geometria, são medidas da abertura entre duas linhas que se encontram em um ponto comum, chamado vértice. Essas linhas, chamadas de lados do ângulo, podem variar em inclinação, criando diferentes tipos de ângulos. A medida da abertura do ângulo é expressa em graus.
Então, ao observar a roda-gigante, percebemos não apenas a diversão proporcionada, mas também a aplicação prática da geometria. Os suportes formam ângulos que garantem a estabilidade e segurança da estrutura.
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Identificando Ângulos Especiais:
Um ângulo que representa uma volta completa mede 360°.
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Enquanto um ângulo raso é formado por duas linhas que se encontram, equivalente a meia volta:
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Já o ângulo de 1/4 de volta, também chamado de ângulo reto, mede 90°:
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Associar essas noções aos giros de uma bússola ou aos ponteiros de um relógio enriquece a compreensão.
Classificação dos ângulos:
Existem diferentes tipos de ângulos, cada um caracterizado pela sua abertura específica. Veja algumas classificações:
Os ângulos podem ser agudos, quando medem de zero a 90 graus:
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Ou obtusos, quando medem entre 90° e 180°:
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Aplicações no dia a dia:
Resolver problemas que envolvem ângulos em contextos práticos é a chave para uma aprendizagem significativa. Considere um fotógrafo ajustando o ângulo de visão de sua câmera para capturar a paisagem perfeita. Aqui, a classificação dos ângulos em agudo, reto ou obtuso é crucial. Situações cotidianas, como estacionar um carro ou posicionar um espelho retrovisor, também exigem o entendimento prático dos ângulos.
A utilização do transferidor e tecnologias digitais torna possível determinar com precisão a medida da abertura de um ângulo. Isso é valioso em campos como arquitetura, design e engenharia, onde a exatidão das medidas é essencial.
Em resumo, os ângulos são conceitos fundamentais na geometria, presentes não apenas em ambientes recreativos como a roda-gigante, mas também desempenhando um papel crucial em diversas aplicações práticas em nosso cotidiano.
Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Maria está estacionando seu carro em uma vaga na rua. Ao ajustar a posição do veículo, ela percebe que o espaço entre a frente do carro e o meio-fio forma um ângulo. Se o ângulo formado for menor do que 90°, podemos dizer que esse ângulo é:
(A) Raso
(B) Reto
(C) Agudo
(D) Obtuso
Questão 2
Pedro observa seu filho brincando em um parque infantil. Ele nota que as barras de apoio formam ângulos entre si, contribuindo para a estrutura de segurança. Se os ângulos formados forem menores que 90 graus, como Pedro classificaria esses ângulos em relação à segurança da estrutura?
(A) Raso
(B) Reto
(C) Agudo
(D) Obtuso
Questão 3
Ana é uma arquiteta que está trabalhando em um novo projeto residencial. Ao posicionar as paredes do ambiente, ela precisa garantir que os ângulos sejam precisos para garantir a estabilidade da estrutura. Qual é a medida do ângulo formado entre o chão e a parede?
Questão 4
Camila está preparando uma pizza triangular em casa. Ao cortar a pizza em fatias, ela nota que os cortes formam ângulos entre si. Qual o ângulo formado por 4 fatias que está destacado na imagem?
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF5aV7Otww/sy9UKBulgV9MF_6yWorW5g/edit?utm_content=DAF5aV7Otww&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> acesso em 17 de maio de 2022
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os diferentes tipos de ângulos: agudo, reto e obtuso. (EF06MA25-B) Associar mudanças de direção e giros em trajetos em malhas quadriculadas e da leitura de mapas à noção e uso do ângulo em situações diversas. (EF06MA26-A) Reconhecer e comparar ângulos. (EF06MA26-B) Identificar ângulos: nulo, reto, raso, meia volta e de uma volta. (EF06MA26-C) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão. (EF06MA27-B) Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso. (EF06MA27-D) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais, associando a situações reais como ângulo de visão, dentre outras (EF06MA18-A) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, tanto em suas representações no plano quanto em faces de poliedros. (EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles. (EF06MA27-B) Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso. |