Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Os ângulos podem ser encontrados em diferentes lugares: na natureza, nas construções, bem como em diferentes objetos que utilizamos em nosso cotidiano. Denomina-se como ângulo o encontro entre duas semirretas que partem de um mesmo lugar.
Resolveremos, a seguir, algumas questões envolvendo ângulos.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 01
Um ângulo pode ser classificado RETO quando:
a) A abertura entre os segmentos mede exatamente 90 graus.
b) A abertura entre os segmentos mede mais de 90 graus.
c) A abertura entre os segmentos mede menos que 90 graus.
d) A abertura entre os segmentos mede exatamente 180 graus.
Questão 02
Qual é o nome do ângulo em destaque na figura abaixo?
Questão 03
Qual é o nome do ângulo em verde na figura abaixo?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF04MA18-B) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria dinâmica. (EF04MA01-D) Comparar e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar, utilizando símbolos para a igualdade e para a desigualdade: diferente, maior e menor. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |