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Matemática – Ampliação e redução de figuras e ângulos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola’>Escola foto criado por freepik – br.freepik.com</a> Acesso em 21, março. 22

Ângulos:

Os ângulos são elementos fundamentais na geometria e desempenham um papel essencial na compreensão das formas geométricas. Um ângulo é formado por duas semirretas que compartilham um ponto comum, chamado vértice. A medida do ângulo é determinada pela abertura entre essas semirretas, e é geralmente expressa em graus.

Existem diferentes tipos de ângulos, cada um com características distintas. O ângulo reto, por exemplo, possui uma medida de 90 graus e forma um “L” perfeito. É encontrado comumente em objetos do cotidiano, como cantos de paredes ou caixas retangulares.

Um ângulo agudo é aquele que possui uma medida menor que 90 graus, enquanto um ângulo obtuso possui uma medida maior que 90 graus, mas menor que 180 graus. Esses ângulos podem ser observados em diversos contextos, desde a inclinação de uma rampa até a formação de um triângulo.

Além do contexto matemático, os ângulos também estão presentes em outras disciplinas e aplicações práticas. Na física, por exemplo, os ângulos são utilizados para descrever direções e vetores. Na engenharia e arquitetura, os ângulos são empregados na concepção e construção de estruturas. E até mesmo em atividades cotidianas, como navegação, fotografia e design, o conhecimento dos ângulos é valioso.

Ampliação e redução de figuras planas:

A redução e ampliação de figuras planas são procedimentos fundamentais na geometria que permitem modificar o tamanho de uma figura mantendo suas proporções e características. A redução de uma figura plana consiste em diminuir suas dimensões mantendo a mesma forma e proporção. Isso significa que todos os lados da figura serão reduzidos na mesma proporção, preservando a semelhança entre os elementos.

A redução pode ser feita por meio de um fator de escala, que determina quanto a figura será diminuída. Por exemplo, se a figura for reduzida por um fator de escala de 0,5, todos os seus lados serão multiplicados por 0,5, resultando em uma figura com metade do tamanho original.

Já a ampliação de uma figura plana envolve aumentar suas dimensões mantendo a mesma forma e proporção. Assim como na redução, a ampliação é realizada por meio de um fator de escala que determina o quanto a figura será aumentada. Nesse caso, todos os lados da figura são multiplicados pelo fator de escala, resultando em uma figura maior, mas com a mesma forma e proporção.

Existem diferentes métodos para realizar a redução e ampliação de figuras planas. Um dos métodos mais comuns é o uso de grade ou malha quadriculada. A figura original é desenhada em uma grade e, em seguida, o tamanho da grade é ajustado para realizar a redução ou ampliação. Cada ponto da figura é movido para o ponto correspondente na nova grade, mantendo as proporções e características originais.

Outro método utilizado é o uso de proporções. Nesse caso, são estabelecidas relações de proporção entre os comprimentos dos lados da figura original e os comprimentos correspondentes na figura reduzida ou ampliada. Essas proporções são utilizadas para determinar as medidas dos lados na nova figura, garantindo assim a preservação da forma e proporção.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Observe a figura abaixo que representa um pentágono. Sobre ela foi aplicada uma malha quadriculada com quadradinhos de 2 cm de lado. Se desejarmos reduzi-la à metade devemos construir quadriculado com quadradinhos de que tamanho? Nesse caso, qual será a medida de cada lado dessa nova figura reduzida?

(A) Devemos construir quadradinhos com medida de 1 cm e cada lado do pentágono medirá 9 cm.

(B) Devemos construir quadradinhos com medida de 2 cm e cada lado do pentágono medirá 9 cm.

(C) Devemos construir quadradinhos com medida de 1 cm e cada lado do pentágono medirá 4,5 cm.

(D) Devemos construir quadradinhos com medida de 2 cm e cada lado do pentágono medirá 4,5 cm.

Questão 2

As figuras a seguir mostram algumas atividades de Pilates que formam ângulos com nosso próprio corpo. Podemos classificar esses ângulos como:

Disponível em: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stability-ball-abdominal-crunch-2.gif> Acesso em 21, março. 22

(A) Agudo e obtuso.

(B) Raso e obtuso.

(C) Raso e agudo.

(D) Reto e obtuso.

Questão 3

Na construção, uma escada de emergência está sendo instalada com uma inclinação em relação ao solo. Se o ângulo formado pela escada e o solo for de 35°, qual é a classificação desse ângulo? Justifique sua resposta.

Questão 4

Pegue uma folha de papel e siga os seguintes passos para responder às perguntas:

1º passo – Faça um círculo em papel utilizando compasso ou qualquer objeto que tenha formato circular: tampa de panela, prato ou copo, por exemplo.

2º passo – Corte o círculo ao meio, formando dois semicírculos (ângulo de 180º);

3º passo – Dobre um dos semicírculos ao meio formando dois ângulos de 90°.

Agora escreva no seu caderno:

  1. Nomes de dois objetos que formam ângulo de 180º.
  2. Nomes de cinco objetos que formam ângulos de 90º.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.