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Matemática – Algoritmos e fluxogramas

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAGAi13afqU/aVwf-lIIFOLEx3mX067qMQ/edit?utm_content=DAGAi13afqU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 22 de março de 2024.

Um número é considerado par quando pode ser dividido igualmente por 2, ou seja, quando a divisão por 2 resulta em um número inteiro, sem deixar resto. Por outro lado, um número é considerado ímpar quando não pode ser dividido igualmente por 2, ou seja, quando a divisão por 2 resulta em um número com resto diferente de zero.

  • O número 4 é par, pois 4 dividido por 2 é igual a 2, sem deixar resto.
  • O número 5 é ímpar, pois 5 dividido por 2 é igual a 2 com resto 1.

Vamos analisar por meio de um fluxograma, que é uma representação visual de um processo ou algoritmo, mostrando passo a passo as etapas necessárias para alcançar um determinado resultado. Ele é composto por símbolos gráficos que representam diferentes tipos de ações, decisões, entradas e saídas.

Ao representar um algoritmo por meio de um fluxograma, torna-se mais fácil compreender a lógica por trás das etapas do processo. Ele oferece uma representação visual simples e organizada das diferentes etapas do algoritmo, contribuindo para um desenvolvimento mais eficiente.

Agora que você , que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?


QUESTÃO 1

Em uma biblioteca, um funcionário precisa organizar os livros em ordem alfabética por título. Para isso, ele precisa seguir um processo específico. Considerando a situação descrita, a representação mais apropriada para o algoritmo utilizado pelo funcionário é

(A) um fluxograma mostrando as etapas do processo, desde a seleção do primeiro livro até a conclusão da organização.

(B) uma tabela mostrando todos os livros disponíveis na biblioteca e seus respectivos títulos em ordem alfabética.

(C) uma lista de instruções escritas em linguagem natural, descrevendo cada passo necessário para organizar os livros.

(D) um mapa mostrando a localização de cada livro na biblioteca.

Questão 2

Em uma empresa de logística, um supervisor deseja otimizar o processo de distribuição de mercadorias. Ele decide desenvolver um algoritmo para determinar a rota mais eficiente para os motoristas entregarem os produtos aos clientes. Os fluxogramas podem ajudar o supervisor a visualizar e compreender o processo de desenvolvimento desse algoritmo visto que

(A) os fluxogramas oferecem uma representação visual clara das etapas do algoritmo, permitindo que o supervisor identifique os pontos críticos do processo de distribuição

(B) os fluxogramas são úteis apenas para programadores experientes, então vão ajudar o supervisor a identificar os pontos críticos do processo de distribuição

(C) os fluxogramas são inúteis quando se trata de otimizar processos de distribuição, então não serão uteis para identificar os pontos críticos do processo de distribuição

(D) os fluxogramas são usados apenas para representar processos financeiros em empresas então vão ajudar a identificar os pontos críticos do processo de distribuição

QUESTÃO 3

Desenvolva um algoritmo para calcular o perímetro de um retângulo, dado o comprimento e a largura fornecidos pelo usuário. Represente esse algoritmo por meio de um fluxograma.

QUESTÃO 4

Suponha que você precise criar um algoritmo para verificar se um ano fornecido pelo usuário é bissexto ou não. Desenvolva esse algoritmo e ilustre-o por meio de um fluxograma.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA04-A) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma, notação escrita, que indique a resolução de um problema simples. Exemplo: se um número natural qualquer é par.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.