Olá! Hoje vamos, ler, cantar, brincar e aprender um pouco mais sobre as parlendas e feiras. Produzir uma lista, montar uma feirinha e observar diferenças na escrita de textos.
Vamos lá!
Atividade 1
Parlenda são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração, transmitindo a cultura popular.
Vamos ler e ouvir agora a parlenda: “O Macaco foi a feira” com ajuda do seu responsável.
Agora converse com alguém da sua casa sobre o assunto da parlenda. O que é uma feira? Você já foi a feira? O macaco comprou uma cadeira na feira. Você já viu vender cadeira na feira? Tem feira perto de sua casa? Só existe um tipo de feira? O que podemos comprar em uma feira? Observe como foi escrito a parlenda. Cante novamente a parlenda ouvindo a música. Pode cantar e brincar.
Atividade 2
Vamos falar um pouco mais sobre a feira ao qual o macaco foi. Em feiras livres perto de casa geralmente nós podemos comprar: verduras, legumes, frutas, hortaliças em geral, mas existem vários tipos de feiras. Feiras de roupas, artesanatos, automóveis, cultural, de negócios. Para saber um pouco mais sobre a importância das feiras acesse o link abaixo. Com ajuda de um adulto leia sobre as feiras de artesanatos e tente escrever três coisas que encontramos na feira que você mais gosta.
Atividade 3
Pensando em uma alimentação saudável e os produtos oferecidos na feira mais próxima de sua casa. Agora em seu caderno com ajuda de um adulto faça uma lista de compras, depois pinte as vogais que você conhece e faça uma bela ilustração para os itens que você colocou em sua lista. Não se esqueça que, em uma lista os produtos a serem comprados são listados um abaixo do outro. Observe agora como uma parlenda é diferente de uma lista. O que vocês perceberam de diferente entre os dois textos? Qual a finalidade de cada um? Vamos brincar e fazer uma feirinha em casa? Monte sua barraca. O que você vai vender? Que preço você vai colocar. Faça etiquetas com preço, para chamar atenção dos compradores. E divirta-se.
Fique atento:
Nessa época de pandemia é necessário evitar sair de casa. Higienizar bem as mãos com água e sabão e os produtos comprados na feira e supermercados
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | -Compreensão em leitura.Parlenda-Situação comunicativa, finalidade e o tema, assunto do texto.-Forma de composição do texto.Parlenda x lista- Letras e palavras relação entre fala e escrita.Produção de lista |
Habilidades | EF12LP04-A/B/C/D– Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou seja com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, receitas entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto e relacionando a sua forma de organização a sua finalidade.EF01LP16- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto e relacionando sua forma de organização.EF01LP20- Identificar e reproduzir em lista, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressas) a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.EF12LP07A-Reconhecer, no processo de leitura, recursos lingüísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzido em atividade de escrita e reescrita, assim como recriá-los em atividade de produção de texto. |
Proponentes/ Professores: | Heles Regina GonçalvesLuciene Rodrigues de BritoValéria Bacelar Brasil |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Monteiro Lobato |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Experiências e Curiosidades