Olá! Vamos falar nesta aula sobre Literatura de Cordel.
Você já deve ter se perguntado: “Será que é aula de Português? Qual relação há entre Arte e Literatura? É um gênero literário?” Para tratar destas questões e outras mais, vamos conhecer um pouco sobre Literatura de Cordel, suas características e sobre xilogravura.
Tomaremos como ponto de partida para isso, um vídeo que aborda esse assunto de forma bem divertida.
Vamos lá?
Assista ao vídeo da Déborah Farias sobre Literatura de Cordel:
Após assistir ao vídeo, pergunte aos seus avós ou a uma pessoa idosa como eram contadas as histórias antigamente. Quais temas eram abordados? Como as histórias eram ilustradas? Haviam relatos orais dos personagens e cenários? Em seu caderno, faça o cabeçalho com o nome da sua escola e um breve relato de uma história contada por eles. Depois tente transformar a história em um poema com três estrofes e ilustre.
Para ampliar seu conhecimento sobre temáticas de cordel, pesquise os nomes dos principais cordelistas e a técnica da xilogravura. Em seguida, crie um poema e registre em seu caderno.
Saiba Mais | Referências:
Artigo do Brasil Escola sobre Literatura de Cordel: clique aqui
Objeto de Conhecimento | Formas de Expressão Artística |
Habilidades | (EF07AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeo, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. |
Proponentes/ Professores: | Roseliane Alves Borges Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professora Dalísia Elizabeth Martins Doles |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Corpo, Expressão e Movimento