OLÁ CRIANÇA! VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DAS PARLENDAS? ELAS SÃO COMO BRINCADEIRAS DE PALAVRAS QUE ENCANTAM E DIVERTEM A TODOS! HOJE VAMOS EXPLORAR UM MUNDO DE RIMAS, VERSOS E MUITA DIVERSÃO.
AS PARLENDAS SÃO PEQUENOS TEXTOS CHEIOS DE RITMO E MUSICALIDADE. ELAS SÃO COMO MÚSICAS SEM MELODIA, FEITAS PARA SEREM RECITADAS E ENCANTAREM OS OUVIDOS DE QUEM ESCUTA.
VOCÊS JÁ DEVEM TER OUVIDO ALGUMAS DELAS, COMO “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA” OU “SAPO CURURU NA BEIRA DO RIO”.
QUANDO RECITAMOS UMA PARLENDA, É COMO SE ESTIVÉSSEMOS BRINCANDO COM AS PALAVRAS E AS RIMAS. POR ISSO, É IMPORTANTE LER COM FLUÊNCIA, USAR A VOZ DE FORMA ADEQUADA E ATÉ MESMO FAZER ALGUMAS EXPRESSÕES FACIAIS QUE COMBINEM COM O QUE ESTAMOS RECITANDO.
VAMOS VER UM PEQUENO VÍDEO E VAMOS RECITAR AS PARLENDAS?
VAMOS JOGAR?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR AS PARLENDAS COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO.
______________,
CAPITÃO,
SOLDADO, ____________.
MOÇA BONITA
DO MEU _____________.
BÃO, BALALÃO,
SENHOR _____________,
ESPADA NA CINTA,
GINETE NA ______________.
LÁ EM CIMA DO ______
TEM UM COPO DE VENENO.
QUEM ________, MORREU.
O AZAR FOI SEU.
UNI, DUNI, TÊ,
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM ________ COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI ______.
CAPITÃO | VOCÊ | REI |
PIANO | LADRÃO | SORVETE |
MÃO | BEBEU | CORAÇÃO |
QUESTÃO 2
VAMOS FAZER UM DESENHO BEM LEGAL PARA ILUSTRAR A PARLENDA A SEGUIR?
JOÃO CORTA O PÃO,
MARIA MEXE O ANGU,
TERESA PÕE A MESA,
PARA A FESTA DO TATU.
QUESTÃO 3
QUESTÃO VAMOS ESCREVER AS PALAVRAS QUE REPRESENTAM AS IMAGENS ABAIXO:
QUESTÃO 4
MARQUE O GRUPO DE PALAVRAS COM O MESMO NÚMERO DE SÍLABAS:
(A) JOÃO – TATU – MESA
(B) MARIA – MEXE – PÃO
(C) TERESA – ANGU – JOÃO
(D) TATU – PÃO – FESTA
QUESTÃO 5
QUAL É A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DESSA FIGURA?
(A) CA
(B) MA
(C) TA
(D) FE
QUESTÃO 6
VOCÊ JÁ FOI À FEIRA? ESCREVA COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA.
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COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGEM DO SITE: CANVA.COMBAROUCH, Josca Aline.; ALMEIDA, Lucila Silva de. Parlendas para brincar. Panda Books, 2013.Parlendas [recurso eletrônico]/Organizado por Ministério da Educação – MEC: coordenado por Secretaria de Alfabetização – Sealf. – Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020. |