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LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS RECITAR PARLENDAS?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ CRIANÇA! VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DAS PARLENDAS? ELAS SÃO COMO BRINCADEIRAS DE PALAVRAS QUE ENCANTAM E DIVERTEM A TODOS! HOJE VAMOS EXPLORAR UM MUNDO DE RIMAS, VERSOS E MUITA DIVERSÃO.

AS PARLENDAS SÃO PEQUENOS TEXTOS CHEIOS DE RITMO E MUSICALIDADE. ELAS SÃO COMO MÚSICAS SEM MELODIA, FEITAS PARA SEREM RECITADAS E ENCANTAREM OS OUVIDOS DE QUEM ESCUTA.

VOCÊS JÁ DEVEM TER OUVIDO ALGUMAS DELAS, COMO “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA” OU “SAPO CURURU NA BEIRA DO RIO”.

QUANDO RECITAMOS UMA PARLENDA, É COMO SE ESTIVÉSSEMOS BRINCANDO COM AS PALAVRAS E AS RIMAS. POR ISSO, É IMPORTANTE LER COM FLUÊNCIA, USAR A VOZ DE FORMA ADEQUADA E ATÉ MESMO FAZER ALGUMAS EXPRESSÕES FACIAIS QUE COMBINEM COM O QUE ESTAMOS RECITANDO.


VAMOS VER UM PEQUENO VÍDEO E VAMOS RECITAR AS PARLENDAS?

CANAL: MALU RAMOS https://youtube.com/shorts/3BVPI3ZAMfM?si=4fc-KU3aK0F6pVru – ACESSO EM 08/05/2024.

VAMOS JOGAR?

https://wordwall.net/pt/resource/72954376

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS COMPLETAR AS PARLENDAS COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO.

______________,

CAPITÃO,  

SOLDADO, ____________.  

MOÇA BONITA 

DO MEU _____________.


BÃO, BALALÃO,  

SENHOR _____________,  

ESPADA NA CINTA,  

GINETE NA ______________.

LÁ EM CIMA DO ______

TEM UM COPO DE VENENO.

QUEM ________, MORREU.

O AZAR FOI SEU.

UNI, DUNI, TÊ,

SALAMÊ, MINGÜÊ,

UM ________ COLORÊ,

O ESCOLHIDO FOI ______.

CAPITÃOVOCÊREI
PIANOLADRÃOSORVETE
MÃOBEBEUCORAÇÃO

QUESTÃO 2

VAMOS FAZER UM DESENHO BEM LEGAL PARA ILUSTRAR A PARLENDA A SEGUIR?

JOÃO CORTA O PÃO,

MARIA MEXE O ANGU,

TERESA PÕE A MESA,

PARA A FESTA DO TATU.


















QUESTÃO 3

QUESTÃO VAMOS ESCREVER AS PALAVRAS QUE REPRESENTAM AS IMAGENS ABAIXO:


QUESTÃO 4

MARQUE O GRUPO DE PALAVRAS COM O MESMO NÚMERO DE SÍLABAS:

(A) JOÃO – TATU – MESA

(B) MARIA – MEXE – PÃO

(C) TERESA – ANGU – JOÃO

(D) TATU – PÃO – FESTA


QUESTÃO 5

QUAL É A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DESSA FIGURA?

(A) CA            

(B) MA       

(C) TA

(D) FE


QUESTÃO 6

VOCÊ JÁ FOI À FEIRA? ESCREVA COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA.

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COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGEM DO SITE: CANVA.COMBAROUCH, Josca Aline.; ALMEIDA, Lucila Silva de. Parlendas para brincar. Panda Books, 2013.Parlendas [recurso eletrônico]/Organizado por Ministério da Educação – MEC: coordenado por Secretaria de Alfabetização – Sealf. – Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020.