You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS BRINCAR COM AS RIMAS?

LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS BRINCAR COM AS RIMAS?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ CRIANÇA! AS RIMAS SÃO UM ASPECTO DIVERTIDO DA LINGUAGEM QUE ENVOLVE PALAVRAS QUE TÊM SONS SEMELHANTES NO FINAL.

QUANDO DUAS OU MAIS PALAVRAS TERMINAM COM OS MESMOS SONS, ELAS FORMAM UMA RIMA. AS RIMAS SÃO FREQUENTEMENTE USADAS NA POESIA, NA MÚSICA E EM HISTÓRIAS INFANTIS PARA CRIAR UM RITMO AGRADÁVEL E MEMORÁVEL.

A RIMA OCORRE QUANDO AS PALAVRAS TÊM SONS FINAIS IDÊNTICOS, TANTO EM VOGAIS QUANTO EM CONSOANTES.


VAMOS JOGAR? VAMOS BRINCAR COM AS PALAVRAS!


AGORA VAMOS OUVIR A HISTÓRIA RIMADA?

CANAL: MALU RAMOS: https://youtu.be/sVwXIo9gLZY?si=qSPyIrSGPnzqenmQ, ACESSO EM 18/04/2024.

SUGESTÃO DA HISTÓRIA

UM MACACO AMBICIOSO NADA QUERIA GUARDAR. QUANDO GANHAVA UMA COISA POR OUTRA IA TROCAR. MUITA COISA CONSEGUIU MAS COM NADA ELE FICAVA POIS IA LOGO ADIANTE E A COISA ELE TROCAVA!

FIUZA, Elza, O macaquinho travesso. Coleção Clássicos Infantis. São Paulo: Editora Moderna, 1996.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS PINTAR AS RIMAS DAS PALAVRAS ABAIXO:


QUESTÃO 2

QUE TAL ACHAR AS PALAVRAS DA TAREFA ANTERIOR NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO, FAÇA CADA PALAVRA DE UMA COR DIFERENTE:

  • PICOLÉ
  • CAFÉ
  • GIRASSOL
  • SOL
  • COLA
  • BOLA
XWZYCZXW
ZZXBOYKH
PICOLÉYK
WZALAXWZ
ZXFAKWZQ
XWÉSOLXW
GIRASSOL
ZWÇKHKXW

QUESTÃO 3

QUAL PALAVRA ESTÁ FALTANDO NA PARLENDA ABAIXO?

REI

CAPITÃO

SOLDADO

LADRÃO!

MOÇA BONITA, 

DO MEU _________________!

(A) REI

(B) SOLDADO

(C) MOÇA

(D) CORAÇÃO


QUESTÃO 4

MARQUE A PALAVRA QUE RIMA COM:

(A) PIPA

(B) BOLA

(C) CORAÇÃO

(D) BONÉ


QUESTÃO 5

QUE TAL ESCREVER PALAVRAS QUE RIMAM COM:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________


QUESTÃO 6

O QUE VOCÊ ACHOU DE BRINCAR COM AS RIMAS?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF01LP19-D) REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA, OBSERVANDO AS RIMAS.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGEM DO SITE: CANVA.COM
FIUZA, Elza, O macaquinho travesso. Coleção Clássicos Infantis. São Paulo: Editora Moderna, 1996.