Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
TRAVA-LÍNGUA
UM TRAVA-LÍNGUA É UMA FRASE OU SEQUÊNCIA DE PALAVRAS PROJETADA PARA SER DIFÍCIL DE PRONUNCIAR CORRETAMENTE, ESPECIALMENTE QUANDO DITA RAPIDAMENTE. NORMALMENTE, OS TRAVA-LÍNGUAS CONTÊM SONS REPETIDOS, COMBINAÇÕES DE FONEMAS QUE TORNAM A ARTICULAÇÃO COMPLICADA, O QUE LEVA A ERROS DE PRONÚNCIA OU TROCA DE SÍLABAS.
PODE SER CONSIDERADO UM JOGO DE PALAVRAS QUE FAZ PARTE DA CULTURA POPULAR. TRAVA-LÍNGUAS SÃO PARTE DA TRADIÇÃO ORAL DE MUITAS CULTURAS AO REDOR DO MUNDO, TÊM SIDO USADOS HÁ SÉCULOS COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO.
OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, O QUE FAZ DELES NÃO APENAS UMA FORMA DE DIVERSÃO, MAS TAMBÉM UM MEIO DE PRESERVAR A LÍNGUA E OS DIALETOS LOCAIS.
VEJAM A SEGUIR ALGUNS EXEMPLOS DE TRAVA-LÍNGUA:
Imagens disponíveis em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-pra-mim/livros/versao_digital/trava_lingua_versao_digital.pdf > Acesso em 29/08/2024.
LEIA O TRAVA-LÍNGUA A SEGUIR.
QUESTÃO 1
O TRAVA-LÍNGUA É SOBRE A
(A) ARIRANHA.
(B) ARARA.
(C) ARANHA.
(D) ARRAIA.
QUESTÃO 2
O TRAVA-LÍNGUA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM, POIS AUXILIA NA
(A) REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA DE PALAVRA.
(B) MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS.
(C) FALA RÁPIDA E ERRADA DAS CRIANÇAS.
(D) COMPLICAÇÃO DA FALA DAS CRIANÇAS.
QUESTÃO 3
COMO VOCÊ ACHA QUE OS TRAVA-LÍNGUAS PODEM AJUDAR VOCÊ A MELHORAR A FORMA COMO FALA E LÊ?
QUESTÃO 4
POR QUE VOCÊ ACHA QUE OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO USADOS EM DIFERENTES CULTURAS AO REDOR DO MUNDO? O QUE ISSO NOS DIZ SOBRE A LINGUAGEM?
QUESTÃO 5
AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ CONSEGUE INVENTAR UM TRAVA-LÍNGUAS?
HORA DE APRENDER BRINCANDO!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP07) Identificar e (re)produzir em cantigas, quadras, parlendas e canções, entre outros, rimas aliterações, assonâncias, o ritmo da fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. (EF12LP07-A) Reconhecer recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de cria-los em atividades de produção de textos. (EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 29/08/2024. CENTENO, Maria Regina Giesen; MANCINI, Lidiane Conceição Monferino. Akpalô: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Disponível em: https://issuu.com/editoradobrasil/docs/objeto_2_akpalo_portugues_2_ano_pnld_2023. Acesso em: 29 ago. 2024. Trava-línguas [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização – Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020. 16 p. : il. ; PDF ; 15,2 MB. – (Coleção Conta pra Mim) |