Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Tradições populares: contos e cordéis:
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ CONHECE ESSE TIPO DE TEXTO APRESENTADO? VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CORDÉIS?
A LITERATURA DE CORDEL TAMBÉM CONHECIDA NO BRASIL COMO FOLHETO, LITERATURA POPULAR EM VERSO OU SIMPLESMENTE CORDEL, É UMA FORMA POPULAR DE POESIA TRADICIONALMENTE ENCONTRADA NAS REGIÕES DO NORDESTE DO BRASIL.
RECEBE ESSE NOME PORQUE INICIALMENTE OS POEMAS ERAM EXPOSTOS EM CORDAS, PENDURADOS EM CORDÉIS OU BARBANTES EM PORTUGAL; ERAM ENCONTRADOS NAS FEIRAS E MERCADOS, PARA SEREM VENDIDOS.
OS CORDÉIS SÃO DECLAMADOS EM VOZ ALTA POR REPENTISTAS OU CANTADORES, EM APRESENTAÇÕES CONHECIDAS COMO “CANTORIAS”, ONDE A POESIA É COMPARTILHADA COM O PÚBLICO DE FORMA ORAL.
E O QUE VOCÊ SABE CONTOS?
OS CONTOS TRADICIONAIS SÃO HISTÓRIAS CURTAS QUE FORAM TRANSMITIDAS ORALMENTE AO LONGO DE GERAÇÕES E QUE FAZEM PARTE DO FOLCLORE E DA CULTURA.
ESSAS HISTÓRIAS FORAM SENDO CONTADAS E RECONTADAS, PODEM VARIAR DE UMA CULTURA PARA OUTRA E SÃO FREQUENTEMENTE ADAPTADOS E REINTERPRETADOS AO LONGO DO TEMPO.
O CONTO É UM GÊNERO QUE APRESENTA COMEÇO, MEIO E FIM. TEM PERSONAGEM, NARRADOR, TEMPO, ESPAÇO, ENREDO, CONFLITO.
CONHEÇA UM PASSO A PASSO PARA ELABORAR UM CONTO:
1- INICIE O TEXTO ESCOLHENDO O TEMA CENTRAL DO SEU CONTO.
2- EM SEGUIDA, DESENVOLVA PERSONAGENS INTERESSANTES E PENSE EM SUAS CARACTERÍSTICAS.
3- DESCREVA SOBRE O CONFLITO (SITUAÇÃO-PROBLEMA) QUE FARÁ AS PERSONAGENS AGIREM PARA RESOLVÊ-LO.
4- NA SEQUÊNCIA, ESCREVA SOBRE O CLÍMAX.
5- POR FIM, FAÇA O ENCERRAMENTO DA NARRATIVA.
Atividades
QUESTÃO 1
O CONTO É UMA NARRATIVA LITERÁRIA CURTA, TENDO COMEÇO, MEIO E FIM. APRESENTA PERSONAGEM, NARRADOR, TEMPO, ESPAÇO, ENREDO, CONFLITO. SABENDO DISSO, RESOLVA A ATIVIDADE:
NO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO PODEMOS IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DO CONTO. RECORDE A HISTÓRIA E EM SEGUIDA IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DESTE CONTO.
QUESTÃO 2
SOBRE O CONTO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
(A) O CONTO É UMA HISTÓRIA LONGA COM COMEÇO, MEIO E FIM.
(B) O CONTO É UM POEMA.
(C) ESSAS HISTÓRIAS FORAM SENDO CONTADAS E RECONTADAS, PODEM VARIAR DE UMA CULTURA PARA OUTRA.
(D) PARA ELABORAR UM CONTO DEVE INICIAR ESCOLHENDO O CLÍMAX.
(E) OS CONTOS TRADICIONAIS SÃO HISTÓRIAS CURTAS E QUE NÃO FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO.
QUESTÃO 3
SOBRE OS CORDÉIS, MARQUE A AFIRMAÇÃO INCORRETA:
(A) OS CORDÉIS ERAM ORIGINALMENTE EXPOSTOS PARA VENDA PENDURADOS EM CORDAS OU BARBANTES.
(B) OS CORDÉIS SÃO COMPARTILHADOS COM O PÚBLICO ATRAVÉS DE CANTORIAS, DECLAMADOS EM VOZ ALTA POR REPENTISTAS OU CANTADORES.
(C) A LITERATURA DE CORDEL É UMA FORMA POPULAR DE POESIA TRADICIONALMENTE ENCONTRADA NAS REGIÕES DO SUL DO BRASIL.
(D) OS CORDÉIS SÃO COMPOSTOS POR VERSOS RIMADOS.
(E) OS CORDÉIS MUITAS VEZES NARRAM HISTÓRIAS DO COTIDIANO, LENDAS, EPISÓDIOS HISTÓRICOS, AVENTURAS E CRÍTICAS SOCIAIS.
QUESTÃO 4
VOCÊ SABIA QUE OS CORDÉIS INICIALMENTE ERAM ENCONTRADOS NAS FEIRAS E MERCADOS, PARA SEREM VENDIDOS?ALGUNS DE SEUS POEMAS SÃO ILUSTRADOS COM XILOGRAVURAS, TAMBÉM USADAS NAS CAPAS. SABENDO DISSO, FAÇA A LEITURA DE UM CORDEL QUE NARRA A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA EM VERSO, SEM REVELAR O FINAL. VOCÊ DEVERÁ CRIAR UM FINAL QUE COMBINE COM A NOVA VERSÃO DA HISTÓRIA.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizada. (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso. (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambiente. (EF02LP28-A) Identificar trechos de textos lidos que possam caracterizar elementos das narrativas ficcionais literárias. (GO-EF12LP20) Identificar início, meio e fim em narrativa lida ou escutada. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |