Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 8º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 29/09/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Tomar nota significa fazer anotações sobre determinado texto, aula ou conversa, por exemplo, com determinados objetivos. Neste estudo, aprenda sobre a importância dessa prática e algumas dicas para tomar boas notas de videoaulas. Bons estudos!
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Este estudo fala sobre a tomada de notas de videoaulas. Você sabia que fazer anotações das explicações da professora ou do professor é muito bom para a aprendizagem a respeito do que se está estudando? Quando você registra informações que considera principais na fala de quem está explicando, tem a oportunidade de retomá-las posteriormente para novas discussões, para fazer perguntas, estudar para testes e até para escrever textos, por exemplo.
Existem variadas formas para tomar nota, isto é, fazer anotações, durante as aulas, inclusive as videoaulas, e até mesmo de textos. Há quem goste de grifar ou destacar com caneta marca texto as partes mais importantes de um texto. Outras pessoas costumam fazer anotações nas margens da folha em que o texto está escrito, por exemplo. Já com as aulas e videoaulas, há quem prefira fazer tópicos, listas, com as principais informações da explicação de um professor. Outra possibilidade, é o mapa mental e também os esquemas de anotação (que são muito particulares, ou seja, varia bastante de acordo com a organização mental de cada estudante).
O objetivo da tomada de nota é registrar o que é importante do que se está aprendendo, para que seja revisto depois. Essa forma de escrita, portanto, é particular e existem estratégias diversas para ser feita, como algumas já mencionadas anteriormente.
Um dica para você iniciar essa prática é se questionar: “O que parece importante disso que estou ouvindo ou lendo?”, “Qual é meu objetivo com essas anotações?” Outra dica é registrar termos específicos no caderno para favorecer a tomada de notas. Além disso, ao tomar nota, você não precisa escrever com as mesmas palavras de quem está explicando, como em um ditado. Use sinônimos, escreva o que você compreendeu, sempre de forma clara e objetivo.
Mapa mental
Pratique, agora, a tomada de notas da videoaula a seguir. Assista aos primeiros três minutos do vídeo e anote as principais informações a respeito da explicação da professora Elaine sobre a Peteca.
A seguir, apresentamos uma sugestão de tomada de notas em formato de mapa mental. Veja e compare com suas anotações.
Observe que, para construir o mapa mental, no centro da folha escreve-se o assunto principal das anotações. Em seguida, indicadas por setas, essas anotações que giram em torno do assunto são inseridas de maneira clara e objetiva. Note que a escrita não é um ditado do que a professora disse na vídeoaula, trata-se das próprias observações de quem produziu essas notas. De forma semelhante à imagem acima, você pode fazer o mapa mental em seu caderno.
Tópicos
Assista, a seguir, os dois primeiros minutos da videoaula da professora Jussarinha sobre a Capoeira. Tome notas em forma de tópicos e, depois, compare com a sugestão deste estudo.
Tomada de nota: Capoeira
- De crianças a idosos, todos podem praticá-la;
- Traz vários benefícios aos praticantes;
- Tem o objetivo de integrar as pessoas;
- Nasceu nas senzalas dos engenhos na época da escravidão no Brasil;
- Há vários movimentos de danças africanas, rituais indígenas e até de animais selvagens.
Você pode observar que a estrutura da tomada de notas em formato de tópicos é bem diferente do mapa mental. Aqui tempos as anotações listadas, uma abaixo da outro, introduzidas por um pontinho que sugere os tópicos. Observe que ao final de cada tópico há um sinal de ponto e vírgula ( ; ) e no último item há o ponto final ( . ).
Com qual dessas possibilidades de tomada de notas você se identifica mais?
Atividade
- Neste estudo, você aprendeu sobre a importância da tomada de notas de videoaulas e conheceu duas possibilidades de fazer isso. Agora, assista à videoaula de Língua Portuguesa com o professor Marlon e escolha uma dessas possibilidades de tomar nota para registrar as principais informações do que está sendo explicado. Clique no seguinte link para assistir à videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=zYjYQXebE18&t=29s
Habilidade estruturante: | (EF89LP28-A) Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo. |
Referências: | https://novaescola.org.br/conteudo/8321/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas |
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).