Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa– para o 1º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 29/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ, CRIANÇA, TUDO BEM? PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE COM VOCÊ.
NESSA ATIVIDADE VOCÊ APRENDERÁ SOBRE OS NOMES DAS COISAS.
VOCÊ SABIA QUE TUDO AO NOSSO REDOR TEM UM NOME? AS FLORES TÊM NOME, OS OBJETOS TÊM NOME, OS ANIMAIS TÊM NOME.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: TODAS AS COISAS TÊM NOME PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.
VIU O QUANTO CONHECER, LER E APRENDER SOBRE O UNIVERSO DAS PALAVRAS É IMPORTANTE? VOCÊ AMPLIA SEU VOCABULÁRIO E APRENDE CADA VEZ MAIS SOBRE O MUNDO E AS COISAS A SUA VOLTA.
AGORA É HORA DA ATIVIDADE!
PEGUE O SEU CADERNO, FAÇA UMA OBSERVAÇÃO DOS OBJETOS EM SUA CASA, DEPOIS TENTE ESCREVER O NOME DELES DA SUA MANEIRA.
EM SEGUIDA, DESENHE ESSES OBJETOS AO LADO DAS PALAVRAS ESCRITAS POR VOCÊ.
UMA DICA: PARA ESCREVER LEMBRE-SE DO ALFABETO SUGERIDO PELA PROFESSORA ADRIANA NA VIDEOAULA.
VOCÊ VAI PERCEBER QUE COM ESSA ATIVIDADE ESTARÁ CONSTRUINDO UM BANCO DE PALAVRAS.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS NESSA ATIVIDADE?
TODAS AS COISAS A NOSSA VOLTA TÊM NOME – E PARA ESCREVER ESSES NOMES PRECISAMOS UTILIZAR AS LETRAS.
Habilidades estruturantes | PRÁTICA DE LINGUAGEM: LEITURA E ESCUTA (EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS. PRÁTICA DE LINGUAGEM: ORALIDADE (EF15LP11) RECONHECER CARACTERÍSTICAS DA CONVERSAÇÃO ESPONTÂNEA PRESENCIAL, RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA, SELECIONANDO E UTILIZANDO, DURANTE A CONVERSAÇÃO, FORMAS DE TRATAMENTO ADEQUADAS, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO E A POSIÇÃO DO INTERLOCUTOR. PRÁTICA DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA (EF01LP07) IDENTIFICAR FONEMAS E SUA REPRESENTAÇÃO POR LETRAS. (EF01LP05) RECONHECER O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COMO REPRESENTAÇÃO DOS SONS DA FALA. PRODUÇÃO DE TEXTO (EF01LP02) ESCREVER, ESPONTANEAMENTE OU POR DITADO, PALAVRAS E FRASES DE FORMA ALFABÉTICA – USANDO LETRAS/GRAFEMAS QUE REPRESENTEM FONEMAS. |