You are currently viewing Língua Portuguesa – Tirinhas

Língua Portuguesa – Tirinhas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

ANTERIORMENTE, LEMOS UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. HOJE VAMOS LER JUNTOS UMA TIRINHA.

VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS E UMA TIRINHA?

LEMBRA-SE DAS CARACTERÍSTICAS DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?

O QUE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS TÊM EM COMUM COM A TIRINHA?

EM QUE A TIRINHA É DIFERENTE DA HISTÓRIA EM QUADRINHO?

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGmIVhMDdc/7OqqzuCx-MCRLhBQLGCcJQ/edit

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/_fagmlnUjdU

RELEIA O TEXTO PROPOSTO PARA ESTA ATIVIDADE E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.

QUESTÃO 1

O QUE ACHOU DA ATITUDE DO MENINO AO RECOLHER O PAPEL QUE HAVIA DEIXADO CAIR NO CHÃO? VOCÊ COSTUMA FAZER O MESMO?

QUESTÃO 2

OS PERSONAGENS APRESENTADOS NA TIRINHA SÃO

(A) O MENINO E A FLOR.

(B) A FLOR E O BEIJA-FLOR.

(C) A MENINA E A FLOR.

(D) O MENINO E A LIXEIRA.

QUESTÃO 3

NO PRIMEIRO E NO ÚLTIMO QUADRINHOS APARECEM UNS TRAÇOS PARA REPRESENTAR A QUEDA DO PAPEL E O BRILHO DE ALEGRIA DA FLOR. ESSES TRAÇOS SÃO CHAMADOS DE

(A) ONOMATOPEIAS.

(B) METÁFORAS VISUAIS.

(C) FIGURAS CINÉTICAS.

(D) PONTUAÇÃO.

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGmHva1EQM/fefridT8eeybNXfds3xMbg/edit?utm_content=DAGmHva1EQM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

QUESTÃO 4

QUAIS NOMES VOCÊ DARIA AOS PERSONAGENS DA TIRINHA?

QUESTÃO 5

VOLTE AO ÚLTIMO QUADRINHO E MARQUE QUAL FOI A REAÇÃO DOS DOIS PERSONAGENS AO FINAL.

(    ) FICARAM TRISTES POR TEREM QUE RECICLAR E ISSO DÁ TRABALHO.

(    ) FICARAM FELIZES AO PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM.

(    ) FICARAM PENSATIVOS, POIS ESTAVAM IMAGINANDO COMO RECICLAR.

QUESTÃO 6

AGORA, VOCÊ É O AUTOR. USE TODA SUA IMAGINAÇÃO PARA CRIAR UMA TIRINHA BEM LEGAL. VOU DEIXAR ALGUMAS PERGUNTAS PARA TE AJUDAR A PENSAR E DESENVOLVER A HISTÓRIA DE SUA TIRINHA.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Disponível em: https://wordwall.net/resource/91371339

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos:
– Gêneros e função social dos textos.
Leitura de imagens em narrativas visuais:
– Relação entre imagens e palavras em históriasem quadrinhos e tirinhas;
– Características e organização de histórias emquadrinhos e tirinhas.
Protocolos de leitura:
– Disposição gráfica: aspectos estruturantes.
Habilidades:(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero.
(EF01LP01-A) Reconhecer que a leitura e escrita acontecem da esquerda para a direita e de cima para baixo (linha de verticalidade).
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 30/04/2025.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Faça!: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Ftd, 2020.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 30/04/2025.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021