ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ANTERIORMENTE, LEMOS UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. HOJE VAMOS LER JUNTOS UMA TIRINHA.
VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS E UMA TIRINHA?
LEMBRA-SE DAS CARACTERÍSTICAS DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?
O QUE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS TÊM EM COMUM COM A TIRINHA?
EM QUE A TIRINHA É DIFERENTE DA HISTÓRIA EM QUADRINHO?
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGmIVhMDdc/7OqqzuCx-MCRLhBQLGCcJQ/edit
Assista a videoaula sobre este assunto
RELEIA O TEXTO PROPOSTO PARA ESTA ATIVIDADE E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.
QUESTÃO 1
O QUE ACHOU DA ATITUDE DO MENINO AO RECOLHER O PAPEL QUE HAVIA DEIXADO CAIR NO CHÃO? VOCÊ COSTUMA FAZER O MESMO?
QUESTÃO 2
OS PERSONAGENS APRESENTADOS NA TIRINHA SÃO
(A) O MENINO E A FLOR.
(B) A FLOR E O BEIJA-FLOR.
(C) A MENINA E A FLOR.
(D) O MENINO E A LIXEIRA.
QUESTÃO 3
NO PRIMEIRO E NO ÚLTIMO QUADRINHOS APARECEM UNS TRAÇOS PARA REPRESENTAR A QUEDA DO PAPEL E O BRILHO DE ALEGRIA DA FLOR. ESSES TRAÇOS SÃO CHAMADOS DE
(A) ONOMATOPEIAS.
(B) METÁFORAS VISUAIS.
(C) FIGURAS CINÉTICAS.
(D) PONTUAÇÃO.

QUESTÃO 4
QUAIS NOMES VOCÊ DARIA AOS PERSONAGENS DA TIRINHA?
QUESTÃO 5
VOLTE AO ÚLTIMO QUADRINHO E MARQUE QUAL FOI A REAÇÃO DOS DOIS PERSONAGENS AO FINAL.
( ) FICARAM TRISTES POR TEREM QUE RECICLAR E ISSO DÁ TRABALHO.
( ) FICARAM FELIZES AO PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM.
( ) FICARAM PENSATIVOS, POIS ESTAVAM IMAGINANDO COMO RECICLAR.
QUESTÃO 6
AGORA, VOCÊ É O AUTOR. USE TODA SUA IMAGINAÇÃO PARA CRIAR UMA TIRINHA BEM LEGAL. VOU DEIXAR ALGUMAS PERGUNTAS PARA TE AJUDAR A PENSAR E DESENVOLVER A HISTÓRIA DE SUA TIRINHA.

HORA DE APRENDER BRINCANDO
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: – Gêneros e função social dos textos. Leitura de imagens em narrativas visuais: – Relação entre imagens e palavras em históriasem quadrinhos e tirinhas; – Características e organização de histórias emquadrinhos e tirinhas. Protocolos de leitura: – Disposição gráfica: aspectos estruturantes. |
Habilidades: | (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia. (EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero. (EF01LP01-A) Reconhecer que a leitura e escrita acontecem da esquerda para a direita e de cima para baixo (linha de verticalidade). |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 30/04/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Faça!: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Ftd, 2020. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 30/04/2025. ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021 |