Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Textos que circulam mundo afora
Você conhece algum gênero que circula nas redes conectadas?
A forma como nos relacionamos com objetos e indivíduos tem sido transformada pela evolução da tecnologia. Essas transformações têm influenciado não apenas nossas interações, mas também a linguagem que utilizamos, convertendo os tradicionais gêneros textuais em novos formatos digitais.
Os gêneros digitais referem-se aos novos formatos de expressão e comunicação que surgiram com o avanço da tecnologia.
Algumas características dos gêneros digitais:
- Muitos gêneros digitais permitem a transmissão instantânea de informações;
- A interação é uma característica proeminente, com comentários, curtidas, compartilhamentos e respostas sendo parte integrante de muitos gêneros digitais;
- A capacidade de incorporar vários modos de comunicação, como texto, imagem, áudio e vídeo, é uma característica marcante dos gêneros digitais;
- Há a presença de abreviatura e linguagem interativa.
Podemos encontrar diversas configurações do gênero digital, como:podcast, e-mail, meme, gif, chat, propaganda online, blog post e etc.
Atividades
QUESTÃO 1
O que diferencia os gêneros digitais dos gêneros tradicionais em termos de linguagem?
(A) Comunicação apenas por meio de texto.
(B) Ausência de comentários e respostas.
(C) A presença proeminente de interação, incluindo comentários, curtidas e compartilhamentos.
(D) Restrição à transmissão instantânea de informações.
(E) Linguagem formal.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa correta referente às afirmações seguintes:
I- Os gêneros digitais referem-se aos novos formatos de expressão e comunicação que surgiram com o avanço da tecnologia.
II- Ao utilizar os gêneros digitais é comum a utilização de hipertextos.
III- Nos gêneros digitais ocorre o uso exclusivo de linguagem complexa e formal.
(A) Todas as afirmações estão corretas.
(B) Todas as afirmações estão erradas.
(C) Apenas a afirmação I está correta.
(D) As afirmações I e II estão corretas.
(E) As afirmações I e III estão corretas.
QUESTÃO 3
Você sabia que um dos gêneros mais usados na rede social é a postagem, e o comentário? O post apresenta uma linguagem informal ou formal, pode apresentar emoticons. Imagine que você recebeu emoticons, tente representar em escrita, que sentimento eles expressam:
QUESTÃO 4
O comentário é um gênero textual que apresenta um juízo de valor emitido pelo autor. Na sequência, temos alguns comentários que precisam ser adicionados no local adequado. Organize e reescreva o comentário na postagem correta.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e de reclamação, dentre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e otema/assunto/finalidade do texto. (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia, e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |