You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos que circulam mundo afora

Língua Portuguesa – Textos que circulam mundo afora

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-crianca-jogando-ipad-com-balao_24783211.htm#page=5&query=crian%C3%A7a%20escola%20desenho&position=34&from_view=search>.Acesso em: 2 de abril de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão EscolaAprender Sempre – L. Portuguesa – 4º ano – 2º Bim – Videoaula 2 – Textos Que Circul“. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WbRCqu5Qsu8&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola>. Acesso em: 06 Mai. 2022.

Textos que circulam mundo afora

Você conhece algum gênero que circula nas redes conectadas?

A forma como nos relacionamos com objetos e indivíduos tem sido transformada pela evolução da tecnologia. Essas transformações têm influenciado não apenas nossas interações, mas também a linguagem que utilizamos, convertendo os tradicionais gêneros textuais em novos formatos digitais.

Algumas características dos gêneros digitais:

• Muitos gêneros digitais permitem a transmissão instantânea de informações;
  • A interação é uma característica proeminente, com comentários, curtidas, compartilhamentos e respostas sendo parte integrante de muitos gêneros digitais;
  • A capacidade de incorporar vários modos de comunicação, como texto, imagem, áudio e vídeo, é uma característica marcante dos gêneros digitais;
  • Há a presença de  abreviatura e  linguagem interativa.

Podemos encontrar diversas configurações do gênero digital, como:podcast, e-mail, meme, gif, chat, propaganda online, blog post e etc.

QUESTÃO 1

O que diferencia os gêneros digitais dos gêneros tradicionais em termos de linguagem?

(A) Comunicação apenas por meio de texto.

(B) Ausência de comentários e respostas.

(C) A presença proeminente de interação, incluindo comentários, curtidas e compartilhamentos.

(D) Restrição à transmissão instantânea de informações.

(E) Linguagem formal.

QUESTÃO 2

Assinale a alternativa correta referente às afirmações seguintes:

I- Os gêneros digitais referem-se aos novos formatos de expressão e comunicação que surgiram com o avanço da tecnologia.

II- Ao utilizar os gêneros digitais é comum a utilização de  hipertextos.

III- Nos gêneros digitais ocorre o uso exclusivo de linguagem complexa e formal.

(A) Todas as afirmações estão corretas.

(B) Todas as afirmações estão erradas.

(C) Apenas a afirmação I está correta.

(D) As afirmações I e II estão corretas.

(E) As afirmações I e III estão corretas.

QUESTÃO 3

Você sabia que um dos gêneros mais usados na rede social  é a postagem, e o comentário? O post apresenta uma linguagem informal ou formal, pode apresentar emoticons. Imagine que você recebeu emoticons, tente representar em escrita, que sentimento eles expressam:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/emoji-smilie-whatsapp-emo%c3%a7%c3%a3o-rir-2762568/>. Acesso em: 2 de abril de 2022.

QUESTÃO 4

O comentário é um gênero textual que apresenta um juízo de valor emitido pelo autor. Na sequência, temos alguns comentários que precisam ser adicionados no local adequado. Organize e reescreva o comentário na postagem correta.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/>. Acesso em: 2 de abril de 2022.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e de reclamação, dentre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e otema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.
(EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia, e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.