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Língua Portuguesa – Textos narrativos: fábula e parábola

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na tv no dia  30/03/2021 (terça-feira). Aqui no portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Independente do gênero, todo texto da tipologia textual narração possui uma estrutura composicional fixa, básica. Contudo, os textos podem apresentar características específicas, diferentes de outros, mesmo tendo essa estrutura básica. São essas diferenças que contribuem para a classificação desses textos em gêneros literários

Nesta aula, você irá estudar dois gêneros literários do âmbito do narrar: a fábula e a parábola. Bons estudos!


Temática: Estrutura das narrativas.  Disponível em:pixabay.com

Assista a videoaula abaixo, com a temática:  Estrutura das narrativas

AGRUPAMENTO G | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.: MARLON CÁSSIO GOMES DOS SANTOS

Olá, tudo bem?

Você já estudou o tipo textual narração e já compreende que todo texto narrativo possui um narrador, personagens situados em tempo e espaço, vivendo determinados conflitos que tendem a ser resolvidos. Contudo, os textos podem apresentar características específicas, diferentes de outros, mesmo tendo essa estrutura básica (narrador, personagens, tempo, espaço e conflito). São essas diferenças que contribuem para a classificação desses textos em gêneros literários. Assim, dentre vários textos narrativos, podemos ter vários gêneros. Nesta aula, para você compreender melhor, você estudará dois gêneros literários: a fábula e a parábola.     

A fábula é um texto ficcional em que os personagens costumam ser animais ou elementos da flora, como árvores. Durante a história, que é bem curtinha e apresenta poucos personagens (geralmente são dois), alguns comportamentos humanos são revelados por meio de suas ações. Ao final da história há alguma lição de moral. Algumas vezes, essa lição se apresenta de maneira bem direta, com direito ao termo “lição de moral” escrito no final da história com sua explicação logo em seguida. Assim, os personagens representam determinadas condutas humanas e o fim da história traz um ensinamento ao leitor sobre o tema daquela fábula. As fábulas costumam ser contadas por um narrador observador, quase sempre onisciente. 

A importância das fábulas na formação moral das pessoas é tão grande que, na Idade Média, as lições morais dos textos eram copiadas com letras vermelhas ou douradas, para dar destaque a um comportamento “errado” ou “correto” que elas propunham.

Veja, a seguir, mais algumas características do gênero fábula:

  • A fábula deve ser alegórica e pode ser escrita tanto em prosa como em verso.
  • As virtudes, qualidades e defeitos do caráter humano são representados por meio do comportamento dos animais.
  • Pode ter temáticas múltiplas (exemplo: a vitória da inteligência sobre a ignorância).
  • Há manifestação de “personagens tipo”, pois os personagens representam atitudes de um conjunto de pessoas (exemplo: a formiga pode representar pessoas trabalhadoras; a cigarra pode representar pessoas irresponsáveis, etc.).
  • Há uma lição moral no final da história.
  • O tempo nas fábulas costuma ser cronológico e o espaço, geralmente, está associado a florestas e bosques, por exemplo.
  • O título de uma fábula é sempre o nome dos protagonistas da narrativa.
  • Alguns escritores conhecidos: La Fontaine (“A lebre e a tartaruga”, “O leão e o rato”), Monteiro Lobato (A coruja e a águia”, A Raposa e as uvas”). 

Leia, a seguir, uma fábula:

O papagaio e a abelha

Certa vez, em um bosque, uma abelha estava colhendo o néctar das flores. Ali perto, nos galhos de uma árvore, um papagaio observa aquela cena, esperando o momento mais oportuno para falar com aquela abelha. Esta, parando numa poça d’água que ficava abaixo da árvore, foi surpreendida pelo papagaio.

– Cara abelha, não vês que estás causando um mal danado às pobres rosas?

A abelha, surpresa, negou imediatamente. Mas o papagaio insistia:

– Além do mais, comendo tanto assim, irá engordar muito e não conseguirá trabalhar depois.

– Como bem e o suficiente, meu caro – respondeu a abelha.

– Pois eu acho que você se alimenta muito e mal. O néctar é muito enjoativo.

A abelha não deu ouvidos àquela conversa e bateu em retirada. 

O papagaio, vendo que a abelha foi embora, voou rapidamente para as flores, na tentativa frustrada de provar do néctar delas. Contudo, seu bico não facilitava o trabalho. O papagaio desistiu e voltou para a árvore resmungando:

– Não queria mesmo provar do néctar, deve ser bem enjoativo.

Moral: Quem desdenha sempre quer comprar.

Fonte: elaboração própria.       

Agora, você conhecerá a parábola. Talvez você já tenha lido algumas parábolas. Este texto é muito comum na Bíblia cristã, mas isso não quer dizer que seja um gênero estritamente religioso.

Veja as características da parábola:

  •  É um texto narrativo alegórico (é um modo de interpretação ou expressão que representa pensamentos e ideias de maneira figurada, isto é, usa um elemento para falar de outro), metafórico, ou seja, apresenta comparações que ficam subentendidas no texto. 
  • É, também, um texto curto, que utiliza situações e seres humanos para comparar o real com o fictício, tendo como objetivo transmitir, além de lições religiosas, lições de ética. 
  • A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo.
  • Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos.
  • Seu título sempre é iniciado com o termo “Parábola”.
  • É muito comum encontrar parábolas na Bíblia, principalmente no Novo Testamento, nas pregações de Jesus, como “A parábola do semeador”, “A parábola das dez virgens”.
  • Sócrates também escreveu parábolas.

Leia, a seguir, uma parábola (lembre-se que este estudo não está propondo nenhuma apregoação religiosa; o estudo do gênero literário parábola tem apenas fins didáticos e é apresentado aqui apenas como literatura):

Mateus 13 

A parábola do semeador

1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

    Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/13

Você conseguiu observar que a fábula e a parábola se parecem em vários aspectos? Contudo, esses dois gêneros apresentam diferenças também e são elas que determinam a função de cada texto. A fábula costuma ser um gênero mais escolar, está presente em livros escolares com frequência e apresenta elementos da fauna e da flora como personagens. Em oposição, a parábola costuma aparecer em ambientes religiosos e de discussão de condutas éticas; são mais complexos que as fábulas, mais metafóricos também e seus personagens, comumente, são seres humanos.

Atividade

Nessa aula você aprendeu sobre os gêneros fábula e parábola. Pesquise em livros ou na internet um texto de cada um desses gêneros. Em seguida, realize sua leitura e os conte para seus familiares. Para ficar mais interessante, grave um vídeo do momento em que esteja contando essas histórias e compartilhe em suas redes sociais. Lembre-se de explicar a moral dessas histórias.


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm 
https://www.infoescola.com/redacao/fabula-parabola-e-apologo 
https://www.concursosnobrasil.com.br/escola/literatura/fabula-parabola-e-apologo.html 

Habilidade(EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).