Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com
Interpretação de Texto Explanatório
Quando queremos entender melhor algo que acontece no mundo — como um fenômeno da natureza, o funcionamento de um aparelho, o motivo de um costume ou a razão de um fato — precisamos de um tipo especial de texto: o texto explanatório. Esse tipo de texto tem a missão de explicar, de forma clara e organizada, como e por que as coisas acontecem. Ele não conta uma história, não cria personagens e não inventa aventuras. Ele ilumina. Ele esclarece. Ele abre as janelas da curiosidade.

Observe o texto:
Por que as folhas mudam de cor no outono?

Quando o outono chega, muitas árvores começam a mudar a cor de suas folhas. Isso acontece porque, nessa época, a quantidade de luz do sol diminui. Com menos luz, a planta produz menos clorofila — a substância que deixa as folhas verdes. Sem tanta clorofila, outras cores que já existiam na folha começam a aparecer, como o amarelo, o laranja e até tons de vermelho. Esse processo ajuda a árvore a economizar energia para enfrentar o inverno.
Como podemos observar, o texto acima não narra um dia na vida de uma árvore, nem descreve uma floresta encantada. Em vez disso, ele explica um processo natural: mostra que, no outono, a quantidade de luz diminui; por causa disso, a planta produz menos clorofila; sem tanta clorofila, aparecem outras cores que já estavam escondidas nas folhas, como o amarelo e o vermelho. O texto também revela por que isso acontece: a árvore precisa economizar energia para sobreviver ao inverno.
Estrutura de um Texto Explanatório
Um texto explanatório geralmente segue um caminho tão lógico quanto o passo de uma dança calma:
1. Apresentação do tema
O autor diz o que será explicado.
Ex.: “Por que as folhas mudam de cor no outono?”
2. Explicação das causas
Mostra o motivo, o “por quê”.
Ex.: Menos luz → menos clorofila → cores escondidas aparecem.
3. Desenvolvimento com detalhes
Aqui entram as partes mais específicas: como funciona, o que acontece antes, durante e depois, quais fatores influenciam.
4. Conclusão ou fechamento
Retoma a ideia principal, amarra o conhecimento e fecha o ciclo da explicação.
É um texto que responde perguntas como:
Por quê? Como? Quando? O que provoca isso? O que acontece depois?
Dicas para escrever um texto explanatório

1. Comece apresentando o fenômeno
2. Use uma linguagem clara e objetiva
3. Organize suas ideias
4. Use conectivos que indicam causa e consequência
5. Explique passo a passo
6. Traga exemplos simples
7. Finalize reforçando a ideia principal
Voltando ao exemplo do texto “ Por que as folhas mudam de cor no outono?”, o autor apresenta causa, consequência, motivo e função de algo que observamos na natureza.
E tudo isso é feito com uma linguagem simples, objetiva e organizada, assim como um texto explanatório deve ser.
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/QSGF2sW6LR4
Responda às perguntas
Leia o texto abaixo e respostas às questões sobre o mesmo:
Por que as folhas mudam de cor no outono?

Quando o outono chega, muitas árvores começam a mudar a cor de suas folhas. Isso acontece porque, nessa época, a quantidade de luz do sol diminui. Com menos luz, a planta produz menos clorofila — a substância que deixa as folhas verdes.
Sem tanta clorofila, outras cores que já existiam na folha começam a aparecer, como o amarelo, o laranja e até tons de vermelho. Esse processo ajuda a árvore a economizar energia para enfrentar o inverno.
QUESTÃO 01
O principal objetivo do texto é
(A) contar a história de uma árvore no outono.
(B) explicar por que as folhas mudam de cor.
(C) ensinar como plantar e cuidar de uma árvore.
(D) descrever os animais que vivem nas árvores.
QUESTÃO 02
Segundo o texto, a planta produz menos clorofila no outono, porque
(A) ela recebe menos luz solar.
(B) o solo tende a ficar mais quente.
(C) o vento leva a clorofila embora.
(D) o período do inverno se inicia.
QUESTÃO 03
De acordo com o texto, o que faz as folhas perderem a cor verde é
(A) o aumento de ventos fortes.
(B) a falta de água no solo.
(C) a diminuição da clorofila.
(D) os animais que comem folhas.
QUESTÃO 04
O texto é classificado como explanatório porque
(A) tem personagens, tempo e lugar.
(B) explica um fenômeno da natureza.
(C) contém diálogo entre as árvores.
(D) fala sobre as emoções humanas.
QUESTÃO 05
Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) As folhas ficam verdes por causa da clorofila.
( ) A diminuição da luz do sol faz a planta produzir mais clorofila.
( ) No outono, podem aparecer cores como amarelo e vermelho nas folhas.
( ) As árvores mudam de cor para chamar a atenção dos animais.
QUESTÃO 06
No outono, a árvore muda a cor das folhas porque a quantidade de ________ diminui, e a planta passa a produzir menos ________.
QUESTÃO 07
Por que o texto pode ser considerado explanatório?
