Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Textos do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa
Olá, estudantes!
Você costuma fazer pesquisas? Ao pesquisar que fontes utiliza?
Você sabia que existem textos do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa?
Os Textos do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa possibilitam a compreensão do mundo ao nosso redor, desde coisas simples do dia a dia até assuntos mais complexos. Eles são utilizados em diversas áreas do conhecimento, como ciências, história, geografia, matemática, entre outras.
Alguns exemplos de textos do campo das práticas de estudo e pesquisa são os livros didáticos, os artigos científicos, notas de divulgação científica, relatos de experiências, os verbetes, as enciclopédias, quadros, gráficos, tabelas, infográficos, diagramas e etc.
Para entendermos mais sobre esses textos, é importante conhecer e identificar suas características e estruturas. Eles costumam ser organizados de forma clara e objetiva, com informações precisas e confiáveis, utilizando uma linguagem mais formal.
Mas fique atento! Ao realizar pesquisas, é muito importante buscar informações em fontes confiáveis e seguras, pois, nem todas as informações encontradas na internet ou em algumas fontes são verdadeiras ou estão atualizadas. Por isso, devemos ter cuidado ao escolher as fontes que serão usadas em nossas pesquisas.
É fundamental que tenhamos o hábito de ler e pesquisar sobre diversos assuntos e em fontes seguras, para que possamos aprender cada vez mais e nos tornarmos cidadãos críticos e conscientes.
Atividades
1- Qual é uma das principais características dos textos do campo das práticas de estudo e pesquisa?
(A) Utilização de linguagem informal
(B) Falta de informações precisas e confiáveis
(C) Organização clara e objetiva
(D) Utilização de fontes não confiáveis
(E) Organização objetiva e linguagem informal
2- Por que é importante buscar informações em fontes seguras ao realizar pesquisas?
3- Quais são as consequências de utilizar fontes não confiáveis ou desatualizadas em um trabalho acadêmico ou de pesquisa?
Autoria: Gabriele Leandro Formação: Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempode fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |