Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Textos do campo da vida pública: traduzindo opiniões em palavras
OLÁ ESTUDANTE!
O QUE VOCÊ SABE SOBRE RESENHAS, CARTAS DE LEITOR E DE RECLAMAÇÃO?
RESENHA É A SÍNTESE DE UMA OBRA, É O RESUMO ACOMPANHADO POR ANÁLISES OU OBSERVAÇÕES ADICIONAIS.
A RESENHA TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR A OBRA, COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES SOBRE ELA E ORIENTAR O LEITOR, FORNECENDO INSIGHTS E OPINIÕES PARA AJUDÁ-LO A DECIDIR SE DESEJA LER A OBRA OU NÃO.
AS INFORMAÇÕES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM UMA RESENHA, SÃO:
- IDENTIFICAÇÃO OBRA E DO AUTOR.
- SÍNTESE OBJETIVA DO CONTEÚDO DA OBRA.
- OPINIÕES SOBRE A QUALIDADE DA OBRA.
- PÚBLICO-ALVO E RECOMENDAÇÃO.
- CONCLUSÃO QUE RESUME OS PONTOS PRINCIPAIS DA RESENHA E REFORÇA A OPINIÃO GERAL DO AUTOR SOBRE A OBRA.
VEJA O EXEMPLO DE RESENHA:
A CARTA DO LEITOR É UMA CORRESPONDÊNCIA FREQUENTEMENTE PUBLICADA EM JORNAIS E REVISTAS, NA QUAL OS LEITORES TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E PONTOS DE VISTA.
ESTE ESPAÇO PARA OS LEITORES OPORTUNIZA A INTERAÇÃO COM O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, COMPARTILHANDO PONTOS DE VISTA SOBRE NOTÍCIAS, REPORTAGENS, PESQUISAS OU QUALQUER OUTRO TEMA ATUAL.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO É EMPREGADA QUANDO ALGUÉM EXPRESSA UM PROBLEMA, A UM PRODUTO, AÇÃO, OU ATITUDE, DIRECIONANDO-A A UM DESTINATÁRIO ESPECÍFICO, QUE TEM A CAPACIDADE DE RESOLVER A SITUAÇÃO.
AS INFORMAÇÕES QUE NÃO PODE FALTAR NA CARTA DE RECLAMAÇÃO, SÃO:
- IDENTIFICAÇÃO DO REMETENTE, QUEM ESCREVE A CARTA.
- IDENTIFICAÇÃO DO DESTINATÁRIO, QUEM RECEBERÁ A CARTA.
- DESCRIÇÃO CLARA DO PROBLEMA.
- DOCUMENTAÇÃO OU EVIDÊNCIAS.
- IMPACTO DA RECLAMAÇÃO E EXPECTATIVAS DE RESOLUÇÃO.
- DESPEDIDA FORMAL E ASSINATURA COM ALGUM DADO DO REMETENTE.
E VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE RESUMO E RESENHA?
O RESUMO É UMA REDUÇÃO DO TEXTO ORIGINAL, TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL CONDENSAR AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DE UMA OBRA, DESTACANDO OS PONTOS PRINCIPAIS DO CONTEÚDO.
A RESENHA VAI ALÉM DO SIMPLES RESUMO AO INCLUIR UMA ANÁLISE CRÍTICA E UMA AVALIAÇÃO PESSOAL SOBRE A OBRA.
Atividades
QUESTÃO 1
HÁ VÁRIOS TIPOS DE CARTA E, PARA CADA TIPO, EXISTE UMA FINALIDADE. TEMOS CARTAS PESSOAIS, CARTA DE SOLICITAÇÃO, CARTA COMERCIAL, CARTA DE RECLAMAÇÃO, DENTRE OUTRAS. A CARTA DE RECLAMAÇÃO É EMPREGADA QUANDO ALGUÉM EXPRESSA UM PROBLEMA. LEIA A CARTA ABAIXO:
A) APÓS A LEITURA DA CARTA, OBSERVE COM ATENÇÃO E IDENTIFIQUE CADA UM DOS ELEMENTOS:
B) O QUE VOCÊ FARIA SE ESTE FATO RELATADO NA CARTA DE RECLAMAÇÃO TIVESSE ACONTECIDO COM VOCÊ?
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
A CARTA DO LEITOR É
(A) UMA COMUNICAÇÃO PRIVADA TROCADA ENTRE AMIGOS PRÓXIMOS PARA DISCUTIR EVENTOS SOCIAIS.
(B) UMA CORRESPONDÊNCIA ESCRITA POR JORNALISTAS EXPRESSANDO SUAS OPINIÕES SOBRE ASSUNTOS ATUAIS.
(C) UMA CORRESPONDÊNCIA FREQUENTEMENTE PUBLICADA EM JORNAIS E REVISTAS, NA QUAL OS LEITORES TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E PONTOS DE VISTA.
(D) UMA CARTA FORMAL ENVIADA POR EMPRESAS A SEUS CLIENTES EM RESPOSTA A RECLAMAÇÕES OU SUGESTÕES.
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE O QUE É UMA RESENHA? A RESENHA É A SÍNTESE DE UMA OBRA, É O RESUMO ACOMPANHADO POR ANÁLISES OU OBSERVAÇÕES ADICIONAIS. LEIA A RESENHA SEGUINTE:
O PRINCIPAL OBJETIVO DA RESENHA DO LIVRO “DA MINHA JANELA” É:
(A) CRITICAR.
(B) RESUMIR.
(C) ARGUMENTAR.
(D) CONVENCER.
QUESTÃO 4
QUE TAL PRODUZIR UMA RESENHA DE UM LIVRO QUE VOCÊ LEU? ESCOLHA UM LIVRO E FAÇA O SEU TEXTO. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR TODOS OS ELEMENTOS DA RESENHA.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP08-B) Reconhecer o tema/assunto de textos do campo da vida pública, como: fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil. (EF12LP08-C) Compreender a situação comunicativa, locutor, interlocutor, informação e esfera de circulação, em textos do campo da vida pública. (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda doprofessor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |