Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Textos de divulgação científica
Olá estudante!
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo de texto de divulgação científica. Será possível compreender que esse gênero é um tipo de texto expositivo e argumentativo e mais elaborado.
Veja o texto seguinte:
O texto acima é um exemplo de texto de divulgação científica.
O texto de divulgação científica é um tipo de texto que visa explicar conceitos científicos de forma acessível para o público em geral.
Geralmente é encontrado em revistas populares de ciência, sites, blogs, programas de televisão e outras mídias, e tem como objetivo principal educar e informar o público sobre descobertas científicas, avanços tecnológicos e questões relevantes relacionadas à ciência e à pesquisa.
O texto de divulgação científica deve ser elaborado de forma clara, direta e neutra, por pesquisadores e especialistas no assunto.
A estrutura de um texto de divulgação científica pode variar dependendo do formato e do público-alvo, mas geralmente segue uma organização que inclui: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Produzir um texto de divulgação científica envolve alguns passos importantes para garantir que o conteúdo seja claro, acessível e informativo.
ATIVIDADES:
QUESTÃO 1
O texto de divulgação científica é um tipo de texto que visa explicar conceitos científicos de forma acessível para o público em geral. Busca traduzir informações complexas em linguagem simples e compreensível, sem comprometer a precisão dos dados. São escritos por pesquisadores e especialistas no assunto. Leia o texto abaixo:
O texto que você leu é um texto de divulgação científica. Isso se justifica por sua finalidade em
(A) fornecer orientações claras e detalhadas sobre como preparar um prato ou uma bebida específica.
(B) transmitir através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, uma lição moral ou uma reflexão sobre a conduta humana.
(C) comunicar informações, expressar sentimentos, fazer solicitações, fornecer instruções ou simplesmente manter contato.
(D) apresentar um assunto de relevância para a sociedade com o propósito de explicá-lo por meio de uma visão científica.
QUESTÃO 2
De acordo com o texto, responda:
Qual o assunto divulgado pelo texto que você acabou de ler? | |
Este texto trouxe alguma informação nova para você? Cite um exemplo. | |
Quantos e quais tipo de rouquidão existem? |
QUESTÃO 3
A estrutura básica de um texto de divulgação científica é
(A) introdução, conclusão e anexos.
(B) introdução, desenvolvimento e resumo.
(C) resumo, corpo do texto e epílogo.
(D) introdução, desenvolvimento e conclusão.
QUESTÃO 4
Você sabia que para produzir um texto de divulgação científica é necessário: escolher o assunto que será apresentado; selecionar o conteúdo que embasará a mensagem do texto; elaborar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Agora é sua vez! Pesquise sobre algum tema interessante e escreva um texto de divulgação científica.
Assunto: ____________________________________
Título: ______________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |