You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos de divulgação científica

Língua Portuguesa – Textos de divulgação científica

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menina-pesquisando-no-laptop-com-o-icone-de-educacao-isolado_11829992.htm#query=computador%20desenho&position=43&from_view=searchh> Acesso em 5, junho de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Textos de divulgação científica

Olá estudante! 

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo de texto de divulgação científica. Será possível compreender que esse gênero é um tipo de texto expositivo e argumentativo e mais elaborado.

Veja o texto seguinte:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O texto acima é um exemplo de texto de divulgação científica.

O texto de divulgação científica é um tipo de texto que visa explicar conceitos científicos de forma acessível para o público em geral.

Geralmente é encontrado em revistas populares de ciência, sites, blogs, programas de televisão e outras mídias, e tem como objetivo principal educar e informar o público sobre descobertas científicas, avanços tecnológicos e questões relevantes relacionadas à ciência e à pesquisa.

O texto de divulgação científica deve ser elaborado de forma clara, direta e neutra, por pesquisadores e especialistas no assunto.

A estrutura de um texto de divulgação científica pode variar dependendo do formato e do público-alvo, mas geralmente segue uma organização que inclui: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Produzir um texto de divulgação científica envolve alguns passos importantes para garantir que o conteúdo seja claro, acessível e informativo.

ATIVIDADES:

QUESTÃO 1

O texto de divulgação científica é um tipo de texto que visa explicar conceitos científicos de forma acessível para o público em geral. Busca traduzir informações complexas em linguagem simples e compreensível, sem comprometer a precisão dos dados. São escritos por pesquisadores e especialistas no assunto. Leia o texto abaixo:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O texto que você leu é um texto de divulgação científica. Isso se justifica por sua finalidade em

(A) fornecer orientações claras e detalhadas sobre como preparar um prato ou uma bebida específica. 

(B) transmitir através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, uma lição moral ou uma reflexão sobre a conduta humana.

(C) comunicar informações, expressar sentimentos, fazer solicitações, fornecer instruções ou simplesmente manter contato.

(D) apresentar um assunto de relevância para a sociedade com o propósito de explicá-lo por meio de uma visão científica.

QUESTÃO 2

De acordo com o texto, responda: 

Qual o assunto divulgado pelo texto que você acabou de ler?
Este texto trouxe alguma informação nova para você? Cite um exemplo. 
Quantos e quais tipo de rouquidão existem? 

QUESTÃO 3

A estrutura básica de um texto de divulgação científica é 

(A) introdução, conclusão e anexos.

(B) introdução, desenvolvimento e resumo.

(C) resumo, corpo do texto e epílogo.

(D) introdução, desenvolvimento e conclusão.

QUESTÃO 4

Você sabia que  para produzir um texto de divulgação científica é necessário: escolher o assunto que será apresentado; selecionar o conteúdo que embasará a mensagem do texto; elaborar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. 

Agora é sua vez! Pesquise sobre algum tema interessante e escreva um texto de divulgação científica.

 Assunto: ____________________________________

 Título: ______________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.