Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Há gêneros textuais cujo propósito comunicativo é divulgar a ciência de uma forma simples, de modo que todas as pessoas tenham acesso. Os textos de divulgação científica estão relacionados à disseminação do saber. Eles trazem explicações sobre uma temática e estão voltados para o público leitor geral.
A escrita do texto de divulgação científica tende a “suavizar” a linguagem, ou seja, não utilizar a linguagem técnica, para atingir o propósito comunicativo. Dessa forma, esse tipo de texto precisa ser claro e objetivo.
Geralmente, o enunciador tende a marcar a impessoalidade, utilizando sempre os verbos em 3ª pessoa para imprimir distanciamento daquilo que relata.
A estrutura desse texto se assemelha bastante com a estrutura dos textos dissertativos em geral, tendo como diferencial o seu conteúdo e os argumentos voltados para a apresentação dos dados obtidos através do estudo que está sendo apresentado.
Na introdução de um artigo de divulgação científica, por exemplo, o autor deve apresentar o conceito, afirmação ou a pergunta norteadora da pesquisa para divulgar o estudo científico. Na parte do desenvolvimento do texto, é preciso apresentar as provas, os resultados de experiência, fala de especialistas e dados estatísticos relacionados à ideia da introdução, objetivando comprová-la. Na conclusão, o produtor do texto deve sintetizar a ideia, encerrando sua discussão, reafirmando o tema ou respondendo a pergunta norteadora do texto.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 5.
Vacinas contra a Covid-19 aceleram pesquisas para imunizantes inovadores
Novas tecnologias devem permitir avanços no combate a diferentes doenças
Vacinas feitas com RNA mensageiro (mRNA), imunizantes que empregam uma sequência genética do vírus para emular no corpo humano uma resposta imune contra determinado patógeno, são uma conquista recente, com resultados promissores. Antes usada apenas para procedimentos de pesquisa, essa tecnologia foi aprimorada pelas farmacêuticas Pfizer e Moderna para a imunização humana durante a pandemia do novo coronavírus.
Disponíveis desde 2020, as vacinas baseadas em RNA mensageiro demonstraram eficácia contra a Covid-19. Durante a pandemia, pesquisas para vacinas com RNA mensageiro foram aceleradas, revelando o potencial dessa tecnologia para uso em imunizantes voltados também à prevenção de outras doenças.
O tema foi debatido no evento online “A vacina do futuro”, promovido em 7 de abril pelo jornal O Globo com a microbiologista Natalia Pasternak, do Instituto Questão de Ciência, o imunologista da USP Gustavo Cabral, o chefe do Laboratório de Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Maurício Lacerda Nogueira, o imunologista, pesquisador da Fiocruz e professor da UFMG Ricardo Gazzinelli e o virologista e biofísico da UFRJ Rômulo Neris.
Os pesquisadores discutiram como os estudos para uma vacina contra a Covid-19 podem impactar o futuro dos imunizantes, visto que o uso bem-sucedido da plataforma de RNA mensageiro, por permitir combater variantes virais a partir de alterações no código genético de diferentes vírus, além de sua sintetização molecular em laboratório, é considerado um dos principais avanços na área.
De acordo com os pesquisadores, uma série de estratégias inovadoras contra a Covid-19 deve representar avanços também contra outras doenças. Aliás, algumas vacinas em desenvolvimento empregando novas técnicas já começaram a ser testadas.
No Imperial College de Londres está em desenvolvimento uma vacina de RNA de auto-amplificação, similar às vacinas de mRNA já aprovadas, mas que insere material genético do vírus dentro das células humanas, fazendo com que o corpo produza a proteína spike sobre a superfície do SARS-CoV-2 de forma continua, sem a necessidade de uma segunda dose.
Nos Estados Unidos, pesquisadores da farmacêutica Novavax criaram uma vacina de subunidade proteica manipulando células de mariposas para conterem as proteínas spike como biorreatores com um adjuvante que aumenta a resposta do sistema imunológico. Sua produção é mais lenta, mas permite armazena-la em temperatura comum de refrigeração, entre dois e oito graus Celsius, o que poderia diminuir seu custo e tornar mais prática sua distribuição.
Já em fase 1 de testes em humanos, uma vacina desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Washington a partir do domínio de ligação receptor (RBD), porção da proteína spike que se conecta diretamente às células humanas, usa nanopartículas esféricas de proteína que, ao se fixarem no RBD, provocam respostas de anticorpos pelo menos 10 vezes maiores do que aquelas que utilizam a proteína spike inteira e natural.
Ainda que sem resultados definitivos, essas tecnologias deverão contribuir para um controle mais eficaz da Covid-19 e de outras doenças.
IPEA. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/cts/en/central-de-conteudo/noticias/noticias/246-vacinas-contra-a-covid-19-aceleram-pesquisas-para-imunizantes-inovadores> Acesso em 04, abr. 22
QUESTÃO 1
Qual é a principal tecnologia utilizada nas vacinas mencionadas no texto?
(A) Sequência genética do vírus.
(B) RNA mensageiro.
(C) Vacina de subunidade proteica.
(D) Nanopartículas esféricas de proteína.
QUESTÃO 2
Segundo o texto, qual é um dos principais avanços na área de imunizantes que utiliza a plataforma de RNA Messenger?
(A) A possibilidade de produzir vacinas em casa.
(B) A criação de vacinas de autoamplificação de mRNA.
(C) Combater variantes virais a partir de alterações no código genético.
(D) Utilização de mariposas para manipulação das proteínas spike.
QUESTÃO 3
O texto acima divulga uma pesquisa relacionada aos efeitos das pesquisas de vacina contra a Covid-19. Selecione do texto suas informações mais importantes para que você possa divulgá-las.
QUESTÃO 4
O texto lido foi veiculado no site do IPEA no segundo semestre de 2021. O que será que já foi descoberto a respeito de vacinas e pesquisas sobre imunizantes inovadores de lá para cá? Pesquise na internet outros textos que abordam e divulgam fatos associados a esse tema. Na sequência, associe os dados do novo texto com o texto acima.
QUESTÃO 5
Agora que você já leu e selecionou dados e informações, elabore seu texto divulgando as pesquisas encontradas. Lembre-se de empregar uma linguagem formal e acessível, além de escrever o texto na 3ª pessoa e de maneira impessoal, isto é, sem opinar a respeito do tema.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP42-A) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho e/ou janela), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. (EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia, impressa e digital, esquema, infográfico, estático e animado, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e as marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica de forma a ampliar as possibilidades de compreensão e produção desses gêneros. (EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. |