Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS: UM PATRIMÔNIO CULTURAL
OLÁ ESTUDANTE!
O QUE VOCÊ SABE SOBRE TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS E CANTIGAS?
A PARLENDA É UM GÊNERO TEXTUAL TRADICIONAL E POPULAR, CARACTERIZADO POR VERSINHOS CURTOS E RIMADOS. É APRESENTADA DE FORMA ORAL E POSSUI UMA ESTRUTURA SIMPLES, COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS OU FRASES. AS PARLENDAS FAZEM PARTE DO FOLCLORE E DA CULTURA DE DIVERSOS PAÍSES, TRANSMITINDO TRADIÇÕES E VALORES AO LONGO DAS GERAÇÕES.
TRAVA-LÍNGUAS SÃO FRASES OU VERSOS DIFÍCEIS DE FALAR RAPIDAMENTE SEM ERRAR. ELES APRESENTAM UMA COMBINAÇÃO DE PALAVRAS COM SONORIDADES SEMELHANTES. SÃO FREQUENTEMENTE UTILIZADOS COMO BRINCADEIRAS LÚDICAS, DESAFIANDO AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E PROPORCIONANDO DIVERSÃO.
CANTIGAS DE RODA SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, GERALMENTE ACOMPANHADAS DE GESTOS E DANÇAS EM CÍRCULO. PODEM SER CHAMADAS DE CIRANDAS. ABORDAM TEMAS DIVERSOS, COMO BRINCADEIRAS, PERSONAGENS FOLCLÓRICOS, ANIMAIS, NATUREZA E HISTÓRIAS INFANTIS.
OS TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS SÃO EXPRESSÕES CULTURAIS POPULARES ANTIGAS, PRESERVADAS POR MEIO DA TRADIÇÃO ORAL.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
OS TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO PATRIMÔNIO CULTURAL. CONHEÇA AGORA, UM POUCO MAIS DO FOLCLORE BRASILEIRO E AMPLIE O SEU REPERTÓRIO CULTURAL COMPREENDENDO SOBRE ESTES TEXTOS.
TEXTO 1
TEXTO 2
TEXTO 3
A) O QUE OS TEXTOS TÊM EM COMUM? |
B) EM QUE ELES SE DIFEREM? |
C) QUAL TEXTO É UMA PARLENDA? |
D) QUAL TEXTO É UMA CANTIGA? |
E) QUAL TEXTO É UM TRAVA-LÍNGUA? |
F) VOCÊ CONHECIA ESSES TEXTOS? |
G) QUAL TEXTO VOCÊ MAIS GOSTOU? |
QUESTÃO 2
VOCÊ SABIA QUE AS PARLENDAS FORAM TRAZIDAS DE PORTUGAL, ONDE SÃO CONHECIDAS COMO CANTILENA OU LENGA-LENGA? NO BRASIL, AS PARLENDAS PASSARAM POR MODIFICAÇÕES QUE REFLETEM A CULTURA DE CADA REGIÃO. SURGIRAM COM O INTUITO DE ENTRETER AS CRIANÇAS E TRANSMITIR CONHECIMENTOS.
A) ORGANIZE A PARLENDA “HOJE É DOMINGO” NA SEQUÊNCIA CORRETA DOS FATOS:
B) E VOCÊ? O QUE GOSTA DE FAZER AOS DOMINGOS? FAÇA UMA LISTA DE COISAS LEGAIS QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM AOS DOMINGOS:
QUESTÃO 3
AS CANTIGAS DE RODA TAMBÉM PODEM SER CHAMADAS DE
(A) CIRANDAS.
(B) PARLENDAS.
(C) TRAVA-LÍNGUAS.
(D) POEMAS.
QUESTÃO 4
LEIA AS AFIRMAÇÕES E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
I- AS PARLENDAS SÃO TEXTOS COM VERSOS LONGOS E NÃO RIMADOS QUE POSSUEM ESTRUTURA COMPLEXA E ELABORADA.
II- OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO TEXTOS LITERÁRIOS COM FRASES OU VERSOS DIFÍCEIS DE FALAR RAPIDAMENTE SEM ERRAR E AS CANTIGAS DE RODA SÃO CONHECIDAS COMO CHARADAS.
III- OS TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS SÃO EXPRESSÕES CULTURAIS ANTIGAS PRESERVADAS POR MEIO DA TRADIÇÃO ORAL.
(A) APENAS A AFIRMAÇÃO I ESTÁ CORRETA.
(B) APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA.
(C) APENAS A AFIRMAÇÃO III ESTÁ CORRETA.
(D) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda. |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas, parlendas, trava línguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e a melodia das músicas e seus efeitos de sentido. (EF12LP07-A) Reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de cria-los em atividades de produção de textos. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. (GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |