Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento F (6º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 26/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Podemos entender que há várias formas de produzir textos escritos. Temos a possibilidade de escrever textos em prosa e textos em versos. Em geral, o texto em versos é poético, apresenta rima, ritmo, métrica e está bastante associado aos poemas e músicas, por exemplo. Conheça mais sobre o texto poético! Bons estudos!
Assista a videoaula a seguir com a temática: Texto poético
Olá, tudo bem?
Nesta aula você irá estudar sobre algumas características do texto poético. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o texto escrito é apenas mais uma forma que utilizamos para nos expressar e estabelecer comunicação com outras pessoas. Podemos dizer que os textos escritos, aqueles em que empregamos a palavra escrita, podem ser classificados como texto em prosa e texto em verso. Os textos em prosa são aqueles, geralmente, divididos em parágrafos. Esses textos apresentam sempre uma nova frase seguida de outra. Como exemplo, temos as fábulas, piadas, cartas. Já o texto em verso é aquele que costuma apresentar métrica, ritmo, rima. Por possuir essas características, essa forma de escrever é associada a poemas, músicas, literatura de cordel.
Saiba que existe uma diferença entre autor, texto e leitor. O autor é aquele que cria o texto, que dá vida ao que está sendo dito nele, porém o texto tem uma voz própria, que não é a voz do seu autor, tampouco do leitor. O leitor, ao ler um texto em voz alta, está emprestando o som de sua voz para o texto, que já tem sua própria voz e identidade. As vozes do autor, do texto e do leitor podem se encontrar e dialogar, porém cada um desses tem sua própria voz. É importante saber que todo texto possui uma voz própria. No texto poético dizemos que essa voz é pertencente ao eu lírico ou eu poético. A seguir, você lerá um poema, portanto, um texto poético.
Leilão de jardim
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles
MEIRELES, C. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira; FNDE/MEC, 1990
Reflita sobre o conteúdo desse poema. Em resumo, o poema deixa claro que a natureza e seus elementos não podem ser negociados, isto é, o eu lírico, por meio de perguntas, nos ensina que a lógica comercial, capitalista, não pode se aplicar a tudo o que vemos. Assim, o leitor do poema pode entender que o que importa de verdade não é fabricável e nem comprável, mas sim vivido, apreciado, experimentado. Um raio de sol e uma cigarra cantando, por exemplo, não podem ser fabricados ou comprados, mas podem ser apreciados, admirados. Isso é o importante. A natureza possui sua beleza, sua harmonia e o poema nos alerta para isso: adquirir o hábito de contemplar essa beleza incapaz de ser leiloada.
Além da compreensão do poema, você observou a estrutura do texto? Percebeu que o conteúdo escrito na linha não vai até o final dela? Essa é uma característica do texto poético. O texto lido, portanto, trata-se de um poema. Os poemas, de forma geral, são escritos em versos e estrofes. O verso trata-se de cada linha do poema. A estrofe é o conjunto de versos separados por uma linha em branco. Além de versos e estrofes, este gênero possui ritmo, melodia, rimas. Essa estrutura textual e essas características fazem dele um gênero chamado poema. Perceba que a linguagem utilizada no poema é expressiva e pode causar no leitor emoções diversas. Isso ocorre porque esse texto é uma manifestação artística. Nesse sentido, a beleza e a graciosidade que podem ser identificadas nele referem-se à poesia. A poesia, portanto, é tudo aquilo que utiliza recursos para expressar significados. Em síntese, o poema é o texto escrito, o gênero. A poesia, por sua vez, é a beleza, a expressão artística expressada através do poema.
Como já dito, no texto poético podemos encontrar as rimas. Geralmente, elas aparecem no fim dos versos (há poemas com rimas internas, ou seja, no meio dos versos, e há poemas que não apresentam rimas). A rima caracteriza-se pela repetição de sons iguais no final de dois ou mais versos, atribuindo certa musicalidade ao poema. Esses sons aparecem no fim das palavras, em geral. Releia a primeira estrofe do poema de Cecília Meireles:
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Perceba que as palavras flores/cores estão no final dos versos e terminam com o mesmo som. Logo, elas rimam. Já a palavra passarinhos, no fim do terceiro verso, não rima com as anteriores. Ela rima com ninhos. Pronuncie essas palavras em voz alta e perceba que os sons são os mesmos. Essas rimas conferem ao texto certa musicalidade, ritmo. Há poemas que são, inclusive, cantados. Você já declamou ou cantou um poema? Já observou o movimento da leitura, a dinâmica dos versos?
Perceba que, para rimar, o importante é que o som seja o mesmo na construção das rimas, independente da ortografia da palavra. Nesse sentido, podemos ter rimas como céu/réu, em que o som e a ortografia são os mesmos, assim como céu/mel, em que a ortografia é diferente, mas o som mantém-se igual.
Atividade
Questão 1 – Nessa atividade você pôde estudar sobre o texto poético e algumas características básicas sobre ele. Também leu um poema de Cecília Meireles. Agora, realize a atividade que está descrita passo a passo a seguir:
1º – Procure em livros ou na internet outros poemas de Cecília Meireles.
2º Realize a leitura de alguns poemas da poetisa e procure observar o esquema das rimas, isto é, como elas são feitas. Observe também como o poema é dividido: se tem mais estrofes ou menos.
3º – Em seguida, compare os poemas lidos e reflita sobre a estrutura deles. O que é diferente e o que é parecido entre eles.
4º – Escolha um desses poemas para ser declamado. Faça um ensaio lendo e, depois, tentando decorá-lo.
5º – Por fim, declame o poema para seus familiares e converse com eles o poema declamado: sobre o que ele está falando, o que sentiram ao ouvir sua declamação. Se possível, grave um vídeo seu declamando o poema selecionado e poste em suas redes sociais.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP28-C) Apreciar poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, entre outros, levando em conta suportes e características. |
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).