You are currently viewing Língua Portuguesa – Telejornal Infantil

Língua Portuguesa – Telejornal Infantil

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

Telejornal Infantil

Olá estudante!

Você costuma assistir telejornais?

O telejornal infantil é um noticiário que tem como objetivo informar sobre eventos atuais, acontecimentos relevantes e assuntos de interesse do público infantil.

O telejornal traz notícias e informações de uma maneira divertida e compreensível para os pequenos espectadores.

O telejornal infantil sempre começa de forma animada, com músicas alegres e personagens divertidos que chamam a atenção das crianças.

As notícias são apresentadas de maneira divertida, usando desenhos animados, animações e gráficos simples para explicar o que está acontecendo.

Os jornalistas, às vezes, conversam com personagens animados ou com crianças. Isso deixa as notícias ainda mais interessantes.

Além das notícias, o telejornal infantil dá dicas de coisas divertidas para fazer, como artesanato, jogos e atividades educativas.

Veja o roteiro de um telejornal:

ATIVIDADES

1- Qual é o principal objetivo do telejornal infantil mencionado?

(A) Entreter as crianças com desenhos animados.

(B) Informar sobre eventos atuais e assuntos relevantes para o público infantil.

(C) Ensinar lições de moral por meio de histórias divertidas.

(D) Apresentar competições esportivas para crianças.

(E) Apresentar histórias infantis.


2- O que os jornalistas fazem para tornar as notícias mais interessantes para as crianças?

(A) Entrevistam apenas adultos.

(B) Conversam apenas com crianças.

(C) Apresentam apenas notícias sobre esportes.

(D) Evitam usar elementos visuais.

(E) Apresentam assuntos relevantes ao público infantil


3- Se você fosse um repórter mirim no telejornal infantil, sobre qual assunto gostaria de apresentar uma notícia?


4- Veja o roteiro de um telejornal:

Agora é com você! Que tal montar o seu próprio telejornal? Imagine que você irá elaborar o roteiro do seu telejornal. Preencha o roteiro abaixo, seguindo a proposta de temas indicada:

Nome do telejornal: ________________________________________
Apresentadores(as):______________________________________________
Repórteres: ____________________________________________________
Entrevistadores(as): _____________________________________________
Entrevistados(as):________________________________________________
Produtores(as) de cena (cartazes, desenhos na lousa, objetos usados em cena):
______________________________________________________________

1. Temas abordados:Férias escolares
2. Reportagem: 
__________________________________________________

3. Entrevista: escolha do entrevistado, elaboração de perguntas que o jornalista fará.
Perguntas:
__________________________________________________________________________________________

4. Despedida:______________________________________________________

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(GO-EF15LP26) Conhecer e utilizar, com a ajuda do professor, ferramentas digitais para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis: som, imagens, gifs.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.