Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Só conta quem se assombra
Olá estudante!
Ficou curioso para saber o que aconteceu? Você já se assustou com histórias de assombração?
Um conto de terror/assombração é um gênero literário que se caracteriza por explorar temas relacionados ao medo, ao sobrenatural e ao desconhecido. Esses contos são projetados para provocar uma sensação de suspense e horror no leitor.
O conto de assombração, geralmente, apresenta elementos como fantasmas, monstros, casas assombradas, eventos sobrenaturais, entre outros.
A estrutura de um conto de assombração geralmente segue uma progressão narrativa que envolve a construção de suspense e tensão. Embora haja variações, uma estrutura comum inclui os seguintes elementos: introdução, conflito, clímax e desfecho.
Para criar suspense em um texto, é importante utilizar uma variedade de elementos que mantenham o leitor tenso e ansioso para descobrir o que acontecerá em seguida. Pode usar: cor escura, escuridão, morcegos, gato preto, cruz, cemitério, casa velha e etc.
Atividades
QUESTÃO 1
O conto de assombração é um gênero da tradição oral que é projetado para provocar uma sensação de suspense e horror no leitor. Conheça o conto A menina e o copo de água:
A menina e o copo de água
Era uma vez um homem que se mudou para um apartamento que ficava em um prédio antigo, no centro da cidade. Um dia, era noite e estava chovendo bastante. O homem estava assistindo televisão e o homem ouviu a campainha tocar. O homem levantou do sofá e foi atender à porta. Quando abriu a porta, o homem viu uma menina usando um vestido antigo, e a menina falou:
– Me dá um copo de água?
O homem foi buscar água na cozinha e quando voltou o homem viu que a menina tinha sumido da porta.
O tempo passou e, em outra noite de chuva, o homem estava assistindo televisão e a campainha tocou outra vez. O homem foi atender e o homem viu que era a mesma menina e a menina pediu:
– Me dá um copo de água?
O homem respondeu:
– Claro, mas não vá embora. Outro dia, quando você bateu aqui, eu peguei a água e não te vi mais.
O homem foi buscar água para a menina e, quando voltou, a menina não estava mais lá. O homem foi procurar a menina na escada e não encontrou a menina. O homem procurou a menina no elevador e não encontrou a menina. Então, o homem foi perguntar para sua vizinha se a menina era filha da vizinha. Quando a vizinha abriu a porta, a vizinha era uma mulher que parecia ser bem velhinha.
O homem perguntou para a vizinha:
– Por um acaso, a menina que pede água aqui na minha porta é sua filha ou sua neta?
A vizinha disse que morava sozinha e que não tinha ninguém, mas perguntou se o homem não tinha ouvido falar da história da menina que morava no apartamento do homem muito tempo atrás. A menina havia pulado da janela e não voltou mais.
O homem foi para casa pensando na menina e não acreditou naquela história da vizinha. Mas, quando a chuva caiu outra vez, em uma noite fria… a campainha tocou. O homem foi atender… e era a menina. A menina pediu:
– Me dá um copo de água?
E o homem respondeu gritando bem alto:
– NÃOOOOOOOO!
E a menina nunca mais voltou.
a- Título do conto:
_______________________________________________________________________________________________________________________
b- Quais elementos apresentados no texto são assustadores:
_______________________________________________________________________________________________________________________
c- Quais os personagens do conto?
_______________________________________________________________________________________________________________________
d- Que personagem é assombrado? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
Qual é o principal objetivo de um conto de terror/assombração?
(A) Fornecer entretenimento e humor.
(B) Explorar temas de amor e amizade.
(C) Provocar uma sensação de suspense e horror no leitor.
(D) Transmitir lições morais.
(E) Explorar temas sobre a natureza e sua preservação.
QUESTÃO 3
Qual dos seguintes elementos NÃO é comumente utilizado para criar suspense em um conto de terror/assombração?
a) Escuridão, céu nublado.
b) Morcegos, gato preto.
c) Anjos, céu ensolarado.
d) Cruz, cemitério.
e) Abóbora, casa velha.
QUESTÃO 4
Você gostou do conto A menina e o copo de água? Por quê? O mistério da menina foi resolvido? Reescreva um outro final para história, mas lembre-se que uma das características do conto de assombração é manter o suspense.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros) observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP29) Identificar, em narrativas cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |