You are currently viewing Língua Portuguesa – Slogan

Língua Portuguesa – Slogan

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

SLOGAN

VIMOS ANTERIORMENTE, QUE O SLOGAN FAZ PARTE DE UM TEXTO PUBLICITÁRIO – CAMPANHA.

VOCÊ SABE O QUE É UM SLOGAN?

UM SLOGAN É UMA FRASE CURTA, IMPACTANTE E FÁCIL DE LEMBRAR, USADA PARA TRANSMITIR A ESSÊNCIA DE UMA IDEIA, PRODUTO, SERVIÇO OU CAMPANHA. 

ELE SERVE COMO UMA “ASSINATURA” VERBAL OU ESCRITA, AJUDANDO A FIXAR A MENSAGEM PRINCIPAL NA MENTE DO PÚBLICO. GERALMENTE, OS SLOGANS SÃO CRIADOS PARA SEREM MARCANTES E EVOCAR EMOÇÕES OU ASSOCIAÇÕES POSITIVAS.

AGORA VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE SLOGANS MARCANTES:

BOMBRIL- “MIL E UMA UTILIDADES!”

DANONINHO – “VALE POR UM BIFINHO!”

DORIL – “TOMOU DORIL, A DOR SUMIU!”

BATOM – “COMPRE BATOM, SEU FILHO MERECE BATOM!

VOCÊ JÁ VIU OU OUVIU OUTROS SLOGANS EM CAMPANHAS, PROPAGANDAS OU OUTROS TIPOS DE PUBLICIDADES?

Questão 1

OBSERVE O SLOGAN DA PROPAGANDA A SEGUIR:

O SLOGAN DO CARTAZ INCENTIVA AS PESSOAS A

(A) ESCOLHEREM UMA BEBIDA SAUDÁVEL QUE FAZ BEM PARA O CORPO.

(B) EXPERIMENTAREM DIFERENTES TIPOS DE ÁGUA COM SABORES VARIADOS.

(C) APRENDEREM COMO FUNCIONAM AS GARRAFAS DE ÁGUA MODERNAS.

(D) COMPRAREM APENAS ÁGUA IMPORTADA PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL.

Questão 2

UM COMERCIAL DE TELEVISÃO APRESENTA A FRASE: “BRINQUE COM A ALEGRIA, ESCOLHA O BRINQUEDO QUE CONTAGIA!”

O SLOGAN APRESENTADO NO COMERCIAL É

(A) UMA FRASE LONGA QUE CONTA UMA HISTÓRIA SOBRE A EMPRESA.

(B) UMA FRASE CURTA E CRIATIVA QUE CHAMA A ATENÇÃO DO PÚBLICO.

(C) UM TEXTO EXPLICATIVO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO BRINQUEDO.

(D) UM CONVITE PARA ASSISTIR A OUTRO COMERCIAL NA TELEVISÃO.

Questão 3

SE VOCÊ PUDESSE CRIAR UMA CAMPANHA PARA CUIDAR DO PLANETA, QUAL FRASE USARIA COMO SLOGAN PARA CONVENCER AS PESSOAS?

Questão 4

PESQUISE E DESCUBRA AO MENOS 3(TRÊS) SLOGANS FAMOSOS QUE SEJAM FREQUENTEMENTE USADOS NOS DIAS ATUAIS. DESENHE O PRODUTO A QUE SE REFERE O SLOGAN E ANOTE-O A SEGUIR:

Questão 5

OBSERVE A IMAGEM COM ATENÇÃO. IMAGINE QUE VOCÊ PRECISA CRIAR UMA FRASE CURTA, CRIATIVA E FÁCIL DE LEMBRAR PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A USAR O PRODUTO MOSTRADO NA FIGURA. ESSA FRASE SERÁ O SLOGAN DO PRODUTO.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGYKa0ZK6E/XV2CBSjNnAFvzL_o5gMB4Q/edit?utm_content=DAGYKa0ZK6E&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 03/12/2024.

Hora de aprender brincando!

https://wordwall.net/pt/resource/79106943


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários. 
(EF12LP15-A) Reconhecer recursos linguístico- discursivos envolvidos em slogans.
(EF12LP13-B) Produzir oralmente slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 03/12/2024.

ROBERTA VAIANO (Brasil). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021.