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Opposite adjectives words with short and tall

Língua Portuguesa – Sinônimos, antônimos e homônimos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Para escrever bons textos narrativos, há uma série de estratégias e recursos linguísticos da língua portuguesa que o escritor pode utilizar. O emprego de sinônimos, antônimos e homônimos colabora para o enriquecimento da linguagem, confere profundidade aos personagens e auxilia na construção de ambientes e atmosferas narrativas mais ricas e envolventes.

A sinonímia se refere à relação entre palavras que têm significados semelhantes ou idênticos, os sinônimos. Esses termos podem ser intercambiáveis em determinados contextos sem alterar significativamente o sentido da mensagem. Por exemplo: 

“Casa” e “lar” são sinônimos, ambos significam o lugar onde alguém mora.

“Rápido” e “veloz” são sinônimos, ambos expressam alta velocidade.

A antonímia, por sua vez, diz respeito à relação entre palavras com significados opostos ou contrários, os antônimos. Nesse sentido, os antônimos são termos que expressam ideias opostas. Exemplos incluem:

“Grande” e “pequeno” são antônimos, um representa tamanho considerável e o outro, diminuto.

“Frio” e “quente” são antônimos, um expressa baixa temperatura e o outro, alta temperatura.

Os homônimos são palavras que possuem a mesma forma, mas têm significados diferentes. Os casos de homonímia podem ser homógrafas (com grafia igual) ou homófonas (com pronúncia igual), mas têm sentidos distintos. Exemplos:

“Manga” pode ser uma fruta ou a parte de uma blusa.

“Banco” pode ser um assento ou uma instituição financeira.

A utilização da sinonímia, antonímia e homonímia possibilitam ao escritor uma gama mais ampla de escolhas vocabulares, permitindo a precisão na transmissão de emoções, ambientes e características dos personagens. Usar sinônimos ajuda a evitar repetições excessivas, criando variações e nuances no texto. Por outro lado, a antonímia pode ser utilizada para criar contrastes e tensões, ampliando os conflitos ou acentuando características opostas de personagens ou situações. Já os homônimos podem ser explorados de forma criativa, gerando trocadilhos, jogos de palavras e ambiguidades que despertam o interesse do leitor.

Responda às questões a seguir.

Leia o poema de Casimiro de Abreu para responder às questões 1 a 3.

Canção do Exílio I

Eu nasci além dos mares: 

Os meus lares, 

Meus amores ficam lá! 

– Onde canta nos retiros 

Seus suspiros, 

Suspiros o sabiá! 

.

Oh que céu, que terra aquela, 

Rica e bela 

Como o céu de claro anil! 

Que seiva, que luz, que galas, 

Não exalas 

Não exalas, meu Brasil! 

.

Oh! que saudades tamanhas 

Das montanhas, 

Daqueles campos natais! 

Daquele céu de safira 

Que se mira, 

Que se mira nos cristais! 

.

Não amo a terra do exílio, 

Sou bom filho, 

Quero a pátria, o meu país, 

Quero a terra das mangueiras 

E as palmeiras, 

E as palmeiras tão gentis! 

.

Como a ave dos palmares 

Pelos ares 

Fugindo do caçador; 

Eu vivo longe do ninho, 

Sem carinho; 

Sem carinho e sem amor!

Debalde eu olho e procuro… 

Tudo escuro 

Só vejo em roda de mim! 

Falta a luz do lar paterno 

Doce e terno, 

Doce e terno para mim. 

.

Distante do solo amado 

– Desterrado – 

A vida não é feliz. 

Nessa eterna primavera 

Quem me dera, 

Quem me dera o meu país! 


ABREU, Casimiro de. As primaveras. Domínio público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000163.pdf>

QUESTÃO 1

O poema do poeta romântico Casimiro de Abreu versa sobre: 

(A) a saudade que o eu lírico tem dos natais.

(B) a saudade que o eu lírico tem de sua terra, o Brasil.

(C) os amores além dos mares.

(D) as riquezas da terra do exílio.

QUESTÃO 2

Releia a seguinte estrofe do poema:

Oh que céu, que terra aquela, 

Rica e bela 

Como o céu de claro anil! 

Que seiva, que luz, que galas, 

Não exalas 

Não exalas, meu Brasil! 

(A) Reescreva a estrofe substituindo os adjetivos por antônimos.

(B) Que sentido foi obtido no texto que você alterou na questão anterior?

(C) Em uma eventual mudança dos adjetivos da estrofe, mas mantendo o mesmo sentido das palavras, quais sinônimos poderiam ser empregados  no texto?

QUESTÃO 3

Releia a seguinte estrofe do poema:

Debalde eu olho e procuro… 

Tudo escuro 

Só vejo em roda de mim! 

Falta a luz do lar paterno 

Doce e terno, 

Doce e terno para mim

Na estrofe acima, as palavras “olho” e “vejo” podem ser consideradas sinônimas. Levante hipóteses: Quais efeitos o emprego das duas formas causa no texto?

QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir:

    No interior daquela antiga fazenda, a avó preparava o doce de jaca com uma calma invejável. Enquanto a jaca cozinhava lentamente na panela, o neto corria pelo pomar, tentando pegar uma manga madura. A cada tentativa, uma risada escapava dos lábios do menino.

    De repente, um barulho estrondoso ecoou pelo ar. O neto, surpreso, olhou para cima e viu um grande bando de aves cortando o céu. Eram os gansos, que migravam naquela época do ano.

    — Vovó, olha os gansos passando! — exclamou o menino.

    A avó, que ainda mexia o doce, olhou brevemente para cima e sorriu.

    — Sim, eles sempre passam por aqui. É a natureza seguindo seu ciclo.

   Enquanto isso, na varanda, um vaso de flores caiu sem aviso, assustando uma das galinhas do quintal. Com o susto, ela soltou um cacarejo estridente e correu para se esconder no galinheiro.

   O menino ajudou a avó a recolher os cacos do vaso enquanto ela terminava o doce de jaca. Ao final, a cozinha estava perfumada com o aroma doce e delicioso que se espalhava pelo ar.

Uma palavra homônima retirada do texto acima é:

(A) manga.

(B) sempre.

(C) menino.

(D) grande.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto do campo Artístico-Literário, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2023.