Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Sinais de pontuação
Como vimos, anteriormente, o relato pessoal é um tipo de texto em que uma pessoa narra uma experiência vivida por ela mesma.
Dessa forma, ele é um tipo de texto que também exige o uso correto dos sinais de pontuação para facilitar a compreensão por parte dos leitores, ajudar na organização de ideias, bem como auxiliar na transmissão de sentimentos, pensamentos, entonação e organização do texto.
Além disso, esses sinais são essenciais para expressar as intenções do autor, dando ritmo e clareza ao relato.
Os principais sinais de pontuação são:
Ponto final (.): Indica o término de uma frase declarativa, sinalizando ao leitor que a ideia foi concluída. No relato pessoal, o ponto final é utilizado para marcar o fim de cada ideia ou pensamento.
Vírgula (,): A vírgula serve para separar elementos em uma frase, como palavras ou orações. No relato pessoal, é importante usá-la para evitar confusões e permitir que o texto flua de maneira clara e natural. A vírgula também é usada para marcar pequenas pausas na leitura e elementos em enumeração.
Ponto de exclamação (!): Este sinal é utilizado para expressar emoções fortes, como surpresa, alegria, raiva ou espanto. No relato pessoal, o ponto de exclamação pode ser usado para transmitir ao leitor a intensidade dos sentimentos vividos pelo autor no momento narrado.
Ponto de interrogação (?): Utilizado para indicar perguntas diretas. No relato pessoal, pode ser empregado para expressar questionamentos feitos pelo autor durante a experiência narrada ou para reproduzir diálogos.
Dois pontos (:): Os dois pontos são utilizados para introduzir uma explicação, uma citação ou uma lista. No relato pessoal, esse sinal de pontuação pode ser usado para detalhar uma ideia ou descrever um momento específico.
Aspas (“ ”): As aspas são usadas para destacar falas diretas, citações ou palavras e expressões específicas. No relato pessoal, elas são fundamentais para reproduzir diálogos, destacando o que foi dito por diferentes personagens ou por terceiros.
Reticências (…): As reticências indicam uma interrupção na fala ou um pensamento incompleto, sugerindo que há mais a ser dito ou pensado. No relato pessoal, esse sinal pode ser utilizado para transmitir uma sensação de dúvida, suspense ou para representar uma pausa reflexiva.
Travessão (—): O travessão é utilizado para indicar a fala de personagens em diálogos ou para destacar informações adicionais dentro de uma frase. No relato pessoal, é muito comum usá-lo para introduzir falas diretas, contribuindo para a organização e clareza do texto.
Cada um desses sinais tem sua função específica e, quando utilizados corretamente, garantem que o relato pessoal seja compreendido de forma clara e envolvente. É importante lembrar que o uso inadequado ou excessivo de pontuação pode dificultar a leitura e a compreensão do texto, por isso, é essencial estar atento às regras gramaticais e ao contexto em que cada sinal deve ser empregado.
Leia o relato pessoal a seguir e escolha a melhor opção de resposta:
Questão 1
O relato acima apresenta os sinais de pontuação
(A) interrogação e exclamação.
(B) vírgula e travessão.
(C) ponto final e aspas.
(D) ponto final e vírgula.
Questão 2
Os sinais de pontuação no relato ajudam
(A) a desorganizar as ideias e emoções.
(B) a transmitir os pensamentos de forma não sequencial .
(C) a organizar ideias, pensamentos e emoções no texto.
(D) a complicar o sentido e ideias transmitidas no texto.
Questão 3
Ao final de um relato pessoal costuma-se fazer uso do(a)
(A) ponto final para mostrar a conclusão do texto.
(B) travessão para mostrar que ainda terá mais coisa a ser falada.
(C) aspas para encerrar o texto.
(D) ponto de exclamação, para dar ideia de que terá continuidade.
Questão 4
Quais os sinais de pontuação você mais costuma usar? Com qual finalidade você os utiliza?
Questão 5
Observe e leia com atenção o Relato Pessoal abaixo. Ele não possui sinais de pontuação, o que dificulta um pouco mais o entendimento e organização textual. Que tal praticar e colocar os sinais adequados para a melhor compreensão do texto?
Sou o João um adolescente que está tendo dificuldades na escola e não consegue acompanhar as aulas Muitas vezes me sinto perdido nas explicações dos professores quando chego em casa tento estudar mas acabo me distraindo com o celular e a televisão Quero melhorar minhas notas mas não sei por onde começar já conversei com meus pais e eles tentaram ajudar mas a situação continua complicada Um dia pensei em pedir ajuda aos colegas de classe mas fiquei com vergonha e acabei não fazendo isso Será que conseguirei superar essas dificuldades
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGN8beXh2Y/Hn71AF-g-Cu4ys9zX9SRPA/edit?utm_content=DAGN8beXh2Y&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 19, ago. 2024.
Hora de aprender brincando!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4° Ano – 2024/ 3º bimestre) (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4° Ano – 2024/ 3º bimestre) (EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4° Ano – 2024/ 3º bimestre) |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 15/08/2024. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA Elizabeth Gavioli de Oliveira; MARCHETTI, Greta. Aprender Juntos: língua portuguesa 4º ano. São Paulo: SM, 2021. |