Autorizado pela autora: Valéria Belém
NA AULA DE HOJE APRESNTAREMOS UMA HISTÓRIA BEM LEGAL: “O CABELO DE LELÊ” , DEPOIS, FAREMOS A INTERPRETAÇÃO E DISCUTIREMOS SOBRE ACENTOS AGUDOS E CIRCUNFLEXOS.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NA HISTÓRIA “O CABELO DE LELÊ”, VIMOS QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE CABELO: LONGOS, CURTOS, ANELADOS, LISOS, ONDULADOS. VAMOS FAZER A ATIVIDADE?
ATIVIDADE 1
- ACENTUE AS PALAVRAS COM O ACENTO AGUDO (´) OU ACENTO CIRCUNFLEXO (^):
AGUA
TREMULO
CITRICO
COMODO
CALICE
PAGINA
LAMPADA
MAGICO
ATIVIDADE 2
AGORA VOCÊ PODE RECONTAR A HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.
VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- CONHECERAM A HISTÓRIA O CABELO DE LELÊ.
- INTERPRETAR UMA HISTÓRIA, IDENTIFICANDO SUAS PERSONAGENS E AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS.
- ACENTO AGUDO E ACENTO CIRCUNFLEXO.
- CONHECERAM PALAVRAS NOVAS.
- VIRAM AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E GRAFIA DAS PALAVRAS, ALÉM DE AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF12LP01) LER PALAVRAS NOVAS COM PRECISÃO NA DECODIFICAÇÃO, NO CASO DE PALAVRAS DE USO FREQUENTE, LER GLOBALMENTE, POR MEMORIZAÇÃO. (EF12LP02) BUSCAR, SELECIONAR E LER, COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR (LEITURA COMPARTILHADA), TEXTOS QUE CIRCULAM EM MEIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS, CONSIDERANDO AS NECESSIDADES E O INTERESSE. (EF02LP02-C) DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS OBSERVANDO O NÚMERO DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES. (EF02LP03) LER E ESCREVER PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS ENTRE LETRASFONEMAS (F, V, T, D, P, B) E CORRESPONDÊNCIAS REGULARES CONTEXTUAIS (C E Q; E E O, EM POSIÇÃO ÁTONA EM FINAL DE PALAVRA). (EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS. (EF12LP19) RECONHECER, EM TEXTOS VERSIFICADOS, RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, PALAVRAS, EXPRESSÕES, COMPARAÇÕES, RELACIONANDO-AS COM SENSAÇÕES E ASSOCIAÇÕES. (EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS. (EF02LP29) OBSERVAR, EM POEMAS VISUAIS, O FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, AS ILUSTRAÇÕES E OUTROS EFEITOS VISUAIS. (EF15LP17) APRECIAR POEMAS VISUAIS E CONCRETOS, OBSERVANDO EFEITOS DE SENTIDO CRIADOS PELO FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DAS LETRAS, PELAS ILUSTRAÇÕES E POR OUTROS EFEITOS VISUAIS. (EF15LP14) CONSTRUIR O SENTIDO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS, RELACIONANDO IMAGENS E PALAVRAS E INTERPRETANDO RECURSOS GRÁFICOS (TIPOS DE BALÕES, DE LETRAS, ONOMATOPEIAS). (GO-EF12LP21) CONHECER OS SINAIS DE ACENTUAÇÃO, AGUDO E CIRCUNFLEXO, BEM COMO O SINAL INDICATIVO DE NASALIDADE, TIL, E O QUE REPRESENTAM: VOGAL ABERTA, FECHADA E NASALIZADA. (EF02LP28) RECONHECER O CONFLITO GERADOR DE UMA NARRATIVA FICCIONAL E SUA RESOLUÇÃO, ALÉM DE PALAVRAS, EXPRESSÕES E FRASES QUE CARACTERIZAM PERSONAGENS E AMBIENTES. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA. (EF15LP18) RELACIONAR TEXTOS COM ILUSTRAÇÕES E OUTROS RECURSOS GRÁFICOS (LEITURA MULTISSEMIÓTICA). (EF12LP11-B) ESCREVER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, OS GÊNEROS PREVISTOS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E O TEMA/ ASSUNTO DO TEXTO. (EF02LP10) IDENTIFICAR SINÔNIMOS DE PALAVRAS DE TEXTO LIDO, DETERMINANDO A DIFERENÇA DE SENTIDO ENTRE ELES, E FORMAR ANTÔNIMOS DE PALAVRAS ENCONTRADAS EM TEXTO LIDO PELO ACRÉSCIMO DO PREFIXO DE NEGAÇÃO IN-/IM. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < file:///C:/Users/NossaCasa/Downloads/Vol%20II%20-%20Anos%20Iniciais%20leila%20mandou.pdf >. ACESSO EM: 29 DE MAIO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:https://www.freepik.com |