ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
Segredos da Leitura
Ler é como abrir portas mágicas para novos mundos. Quando você lê, pode viajar sem sair do lugar, conhecer personagens diferentes e descobrir segredos escondidos nas palavras. Mas existe um detalhe muito importante: não basta apenas juntar letras. Para que a leitura seja gostosa e útil, precisamos aprender a ler com fluência.
Mas o que é isso? Leitura fluente é quando a gente consegue ler com autonomia, sem parar a cada palavrinha, entendendo o que o texto quer dizer. É como andar de bicicleta: no começo, você precisa de rodinhas de apoio, vai devagar, pode até se desequilibrar. Depois, com prática, o corpo pega o ritmo e você consegue pedalar sozinho, rápido e confiante. Ler fluentemente é a mesma coisa: no início, a gente tropeça um pouco, mas, com treino, a leitura ganha ritmo e naturalidade.
A leitura fluente tem três segredos: velocidade, precisão e compreensão. A velocidade significa que você lê sem arrastar demais. A precisão é ler as palavras direitinho, sem trocar ou inventar letras. E a compreensão é entender de verdade o que está escrito. Só assim a leitura deixa de ser um desafio e se transforma em uma aventura divertida!
E sabe como podemos treinar?
- Lendo um pouco todos os dias, mesmo que seja um texto curto.
- Repetindo a leitura de um mesmo texto até que ela saia cada vez mais natural.
- Prestando atenção no ritmo da voz, como se estivéssemos contando uma história para alguém.
Com a leitura fluente, você vai perceber que os textos deixam de ser apenas palavras e passam a ganhar vida: pássaros voam, rios correm, personagens conversam. Ler bem é uma super poderosa ferramenta para aprender em todas as áreas, não só em Língua Portuguesa. Quanto mais fluente você ficar, mais fácil será estudar, se comunicar e descobrir o mundo.
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/1QmraF6awy0
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Leia o texto abaixo e responda às questões sobre o mesmo:
QUESTÃO 01
O que todos os mamíferos têm em comum é que
(A) possuem escamas no corpo.
(B) amamentam seus filhotes.
(C) vivem apenas na terra seca.
(D) não amamentam seus filhotes.
QUESTÃO 02
Complete a frase:
O morcego é especial porque é o único mamífero que ___________________.
Leia o texto abaixo e responda às questões sobre o mesmo:
QUESTÃO 03
A característica que todas as aves têm é que
(A) todas conseguem voar.
(B) possuem bicos e penas.
(C) vivem somente no céu.
(D) são todas coloridas.
QUESTÃO 04
Leia as frases e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O pinguim não voa, mas sabe nadar muito bem.
( ) O beija-flor pode bater as asas até 80 vezes por segundo.
( ) Todas as aves conseguem voar.
QUESTÃO 05
Quais curiosidades dos animais dos textos acima você achou mais interessante, e porque?
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Decodificação/Fluência de leitura:Leitura autônoma e fluente dos textos |
Habilidades | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. |
Referências | BAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |