You are currently viewing Língua Portuguesa: Segredos da Leitura

Língua Portuguesa: Segredos da Leitura

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

Segredos da Leitura

Ler é como abrir portas mágicas para novos mundos. Quando você lê, pode viajar sem sair do lugar, conhecer personagens diferentes e descobrir segredos escondidos nas palavras. Mas existe um detalhe muito importante: não basta apenas juntar letras. Para que a leitura seja gostosa e útil, precisamos aprender a ler com fluência.

Mas o que é isso? Leitura fluente é quando a gente consegue ler com autonomia, sem parar a cada palavrinha, entendendo o que o texto quer dizer. É como andar de bicicleta: no começo, você precisa de rodinhas de apoio, vai devagar, pode até se desequilibrar. Depois, com prática, o corpo pega o ritmo e você consegue pedalar sozinho, rápido e confiante. Ler fluentemente é a mesma coisa: no início, a gente tropeça um pouco, mas, com treino, a leitura ganha ritmo e naturalidade.


A leitura fluente tem três segredos: velocidade, precisão e compreensão. A velocidade significa que você lê sem arrastar demais. A precisão é ler as palavras direitinho, sem trocar ou inventar letras. E a compreensão é entender de verdade o que está escrito. Só assim a leitura deixa de ser um desafio e se transforma em uma aventura divertida!

E sabe como podemos treinar? 

  1. Lendo um pouco todos os dias, mesmo que seja um texto curto.
  2. Repetindo a leitura de um mesmo texto até que ela saia cada vez mais natural.
  3. Prestando atenção no ritmo da voz, como se estivéssemos contando uma história para alguém.

Com a leitura fluente, você vai perceber que os textos deixam de ser apenas palavras e passam a ganhar vida: pássaros voam, rios correm, personagens conversam. Ler bem é uma super poderosa ferramenta para aprender em todas as áreas, não só em Língua Portuguesa. Quanto mais fluente você ficar, mais fácil será estudar, se comunicar e descobrir o mundo.

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/1QmraF6awy0

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

Leia o texto abaixo e responda às questões sobre o mesmo:

QUESTÃO 01

O que todos os mamíferos têm em comum é que

(A) possuem escamas no corpo.

(B) amamentam seus filhotes.

(C) vivem apenas na terra seca.

(D) não amamentam seus filhotes.

QUESTÃO 02

Complete a frase:

O morcego é especial porque é o único mamífero que ___________________.

Leia o texto abaixo e responda às questões sobre o mesmo:

QUESTÃO 03

A característica que todas as aves têm é que

(A) todas conseguem voar.

(B) possuem bicos e penas.

(C) vivem somente no céu.

(D) são todas coloridas.

QUESTÃO 04

Leia as frases e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O pinguim não voa, mas sabe nadar muito bem.

( ) O beija-flor pode bater as asas até 80 vezes por segundo.

( ) Todas as aves conseguem voar.

QUESTÃO 05

Quais curiosidades dos animais dos textos acima você achou mais interessante, e porque?


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoDecodificação/Fluência de leitura:Leitura autônoma e fluente dos textos
Habilidades(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
ReferênciasBAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. 
BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. 
BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. 
CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.