You are currently viewing Língua Portuguesa – Saúde, higiene e informação

Língua Portuguesa – Saúde, higiene e informação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em:     <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menina-feliz-que-toma-um-banho_28458684.htm#query=CRIAN%C3%87A%20NA%20BANHEIRA%20DESENHO&position=2&from_view=search> Acesso em 25, setembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – SAÚDE, HIGIENE E INFORMAÇÃO

SAÚDE, HIGIENE E INFORMAÇÃO

OLÁ ESTUDANTE!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE DOIS GÊNEROS MUITO PRESENTES NO CAMPO DA VIDA PÚBLICA: O CARTAZ E O FOLHETO. ESTA SEQUÊNCIA TEM COMO TEMA A HIGIENE E A SAÚDE.

VEJA O CARTAZ SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022

O CARTAZ ACIMA, SERVE PARA ORIENTAR SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA. 

O CARTAZ É UM GÊNERO TEXTUAL QUE SERVE PARA PASSAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. ELE É FEITO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS E COMPARTILHAR INFORMAÇÕES, COMO UM CONVITE PARA UM EVENTO, UMA CAMPANHA OU AVISOS IMPORTANTES.

OS CARTAZES SÃO USADOS PARA ENSINAR, CONVENCER E PASSAR INFORMAÇÕES. ELES TÊM O OBJETIVO DE FAZER AS PESSOAS PENSAREM, ENTENDEREM ALGO IMPORTANTE E SE SENTIREM TOCADAS PELA MENSAGEM.

VEJA O FOLHETO SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O FOLHETO É UM GÊNERO TEXTUAL INFORMATIVO, GERALMENTE IMPRESSO, QUE TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR INFORMAÇÕES DE MANEIRA PRÁTICA E DIRETA. 

ELE É COMPACTO FÁCIL DE CARREGAR E É DISTRIBUÍDO EM LOCAIS PÚBLICOS OU EVENTOS PARA ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. 

PODE SER USADO PARA ANUNCIAR PRODUTOS, EVENTOS, SERVIÇOS, CAMPANHAS OU FORNECER ORIENTAÇÕES E DICAS SOBRE ALGUM TEMA.

CARACTERÍSTICAS DO FOLHETO:

  • FORMATO COMPACTO: FEITO PARA SER FÁCIL DE DISTRIBUIR E GUARDAR.
  • ESTRUTURA: CONTÉM TÍTULO, TEXTO EXPLICATIVO E, ÀS VEZES, IMAGENS.
  • LINGUAGEM: DIRETA, CLARA E OBJETIVA, MUITAS VEZES COM TOM PERSUASIVO PARA CHAMAR A ATENÇÃO.
  • IMAGENS E CORES: USADAS PARA DEIXAR O CONTEÚDO MAIS ATRAENTE.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O CARTAZ É UM GÊNERO TEXTUAL QUE SERVE PARA PASSAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. ALÉM DA IMAGEM, O CARTAZ COSTUMA APRESENTAR TEXTOS CURTOS, OS SLOGANS. VEJA O CARTAZ SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022

A- QUAL É O ASSUNTO DO CARTAZ?

_______________________________________________________________________________________________________________________

B- EM SUA OPINIÃO, QUAL É A UTILIDADE DESSE CARTAZ?

______________________________________________________________________________________________________________________

C- QUAL É O SLOGAN?

_____________________________________________________________________________________________________________________

D- CRIE UM SLOGAN ADEQUADO AOS CARTAZES ABAIXO. BOM TRABALHO!

A) CARTAZ 1

  Disponível em:  <https://www.canva.com/design > Acesso em 25, setembro de 2022.

B) CARTAZ 2

Disponível em:  <https://www.canva.com/design > Acesso em 25, setembro de 2022.

QUESTÃO 2

O PRINCIPAL OBJETIVO DE UM CARTAZ É

(A) ANUNCIAR SEMPRE PRODUTOS OU SERVIÇOS.

(B) PASSAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE DE FORMA RÁPIDA.

(C) FORNECER INFORMAÇÕES IMPORTANTES E  DETALHADAS.

(D) DIVULGAR SEMPRE ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA.

QUESTÃO 3

VOCÊ SABIA QUE O FOLHETO É UM GÊNERO TEXTUAL INFORMATIVO, GERALMENTE IMPRESSO, QUE TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR INFORMAÇÕES DE MANEIRA PRÁTICA E DIRETA? ISSO MESMO! ELE PODE SER USADO PARA ANUNCIAR PRODUTOS, EVENTOS, SERVIÇOS, CAMPANHAS OU FORNECER ORIENTAÇÕES E DICAS SOBRE ALGUM TEMA. SABENDO DISSO, QUE TAL PRODUZIR UM FOLHETO INFORMATIVO? ESCOLHA UM ASSUNTO DENTRO DO TEMA SAÚDE E HIGIENE, LEIA O ROTEIRO E ELABORE SEU FOLHETO.

QUESTÃO 4

OS FOLHETOS SÃO USADOS PRINCIPALMENTE PARA

(A) INFORMAR DE FORMA PRÁTICA, CHAMATIVA E DIRETA.

(B) CONVENCER AS PESSOAS A COMPRAR PRODUTOS.

(C) FORNECER UMA EXPLICAÇÃO LONGA SOBRE UM ASSUNTO.

(D) FAZER AS PESSOAS REFLETIREM SOBRE UM TEMA PROFUNDO.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP18-B) Produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais, como tamanho da letra, layout, imagens, adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.