Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
SAÚDE, HIGIENE E INFORMAÇÃO
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE DOIS GÊNEROS MUITO PRESENTES NO CAMPO DA VIDA PÚBLICA: O CARTAZ E O FOLHETO. ESTA SEQUÊNCIA TEM COMO TEMA A HIGIENE E A SAÚDE.
VEJA O CARTAZ SEGUINTE:
O CARTAZ ACIMA, SERVE PARA ORIENTAR SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA.
O CARTAZ É UM GÊNERO TEXTUAL QUE SERVE PARA PASSAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. ELE É FEITO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS E COMPARTILHAR INFORMAÇÕES, COMO UM CONVITE PARA UM EVENTO, UMA CAMPANHA OU AVISOS IMPORTANTES.
OS CARTAZES SÃO USADOS PARA ENSINAR, CONVENCER E PASSAR INFORMAÇÕES. ELES TÊM O OBJETIVO DE FAZER AS PESSOAS PENSAREM, ENTENDEREM ALGO IMPORTANTE E SE SENTIREM TOCADAS PELA MENSAGEM.
VEJA O FOLHETO SEGUINTE:
O FOLHETO É UM GÊNERO TEXTUAL INFORMATIVO, GERALMENTE IMPRESSO, QUE TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR INFORMAÇÕES DE MANEIRA PRÁTICA E DIRETA.
ELE É COMPACTO FÁCIL DE CARREGAR E É DISTRIBUÍDO EM LOCAIS PÚBLICOS OU EVENTOS PARA ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL.
PODE SER USADO PARA ANUNCIAR PRODUTOS, EVENTOS, SERVIÇOS, CAMPANHAS OU FORNECER ORIENTAÇÕES E DICAS SOBRE ALGUM TEMA.
CARACTERÍSTICAS DO FOLHETO:
- FORMATO COMPACTO: FEITO PARA SER FÁCIL DE DISTRIBUIR E GUARDAR.
- ESTRUTURA: CONTÉM TÍTULO, TEXTO EXPLICATIVO E, ÀS VEZES, IMAGENS.
- LINGUAGEM: DIRETA, CLARA E OBJETIVA, MUITAS VEZES COM TOM PERSUASIVO PARA CHAMAR A ATENÇÃO.
- IMAGENS E CORES: USADAS PARA DEIXAR O CONTEÚDO MAIS ATRAENTE.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
O CARTAZ É UM GÊNERO TEXTUAL QUE SERVE PARA PASSAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. ALÉM DA IMAGEM, O CARTAZ COSTUMA APRESENTAR TEXTOS CURTOS, OS SLOGANS. VEJA O CARTAZ SEGUINTE:
A- QUAL É O ASSUNTO DO CARTAZ?
_______________________________________________________________________________________________________________________
B- EM SUA OPINIÃO, QUAL É A UTILIDADE DESSE CARTAZ?
______________________________________________________________________________________________________________________
C- QUAL É O SLOGAN?
_____________________________________________________________________________________________________________________
D- CRIE UM SLOGAN ADEQUADO AOS CARTAZES ABAIXO. BOM TRABALHO!
A) CARTAZ 1
B) CARTAZ 2
QUESTÃO 2
O PRINCIPAL OBJETIVO DE UM CARTAZ É
(A) ANUNCIAR SEMPRE PRODUTOS OU SERVIÇOS.
(B) PASSAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE DE FORMA RÁPIDA.
(C) FORNECER INFORMAÇÕES IMPORTANTES E DETALHADAS.
(D) DIVULGAR SEMPRE ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA.
QUESTÃO 3
VOCÊ SABIA QUE O FOLHETO É UM GÊNERO TEXTUAL INFORMATIVO, GERALMENTE IMPRESSO, QUE TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR INFORMAÇÕES DE MANEIRA PRÁTICA E DIRETA? ISSO MESMO! ELE PODE SER USADO PARA ANUNCIAR PRODUTOS, EVENTOS, SERVIÇOS, CAMPANHAS OU FORNECER ORIENTAÇÕES E DICAS SOBRE ALGUM TEMA. SABENDO DISSO, QUE TAL PRODUZIR UM FOLHETO INFORMATIVO? ESCOLHA UM ASSUNTO DENTRO DO TEMA SAÚDE E HIGIENE, LEIA O ROTEIRO E ELABORE SEU FOLHETO.
QUESTÃO 4
OS FOLHETOS SÃO USADOS PRINCIPALMENTE PARA
(A) INFORMAR DE FORMA PRÁTICA, CHAMATIVA E DIRETA.
(B) CONVENCER AS PESSOAS A COMPRAR PRODUTOS.
(C) FORNECER UMA EXPLICAÇÃO LONGA SOBRE UM ASSUNTO.
(D) FAZER AS PESSOAS REFLETIREM SOBRE UM TEMA PROFUNDO.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). (EF02LP18-B) Produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais, como tamanho da letra, layout, imagens, adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |